Alunos uruguaios integram turma de pós-graduação em Biomedicina da Universidade Feevale | Universidade Feevale

Alunos uruguaios integram turma de pós-graduação em Biomedicina da Universidade Feevale

Vanessa Moraes e Anderson Saraiva vêm para Novo Hamburgo a cada 15 dias para as aulas da especialização com dupla titulação em Análises Clínicas

Duas vezes por mês eles viajam cerca de 850 quilômetros, saindo da cidade uruguaia de Montevidéu em direção ao Brasil, no município gaúcho de Novo Hamburgo, onde ficam hospedados por dois dias. Vanessa Moraes, 35 anos, e Anderson Saraiva, 29 anos, fazem essa logística em função da especialização em Análises Clínicas que ambos cursam na Universidade Feevale desde 2014 e que tem encontros quinzenais no câmpus II da Instituição. 

Com dupla titulação (Brasil/Chile) a pós-graduação está em sua primeira edição e conta com a coordenação do professor Renato Minozzo. “A relação da Feevale com instituições estrangeiras possibilita uma proximidade entre elas, e essa especialização é resultado disso. Tivemos professores chilenos que ministraram aula na nossa Instituição e também tivemos o momento em que os alunos viajaram para o Chile, onde participaram de aulas em instituições de lá. Esse curso é uma ótima maneira de expandir a profissão”, detalha o coordenador.

Ambos os acadêmicos são graduados em Biomedicina pela Universidad de La Republica (Udelar) e já atuam em suas áreas de formação, porém, sentiram necessidade de aprimorar seus conhecimentos. “Trata-se de um diferencial no mercado de trabalho. Então, em qualquer seleção de trabalho da qual participarmos, teremos essa especialização como um ponto positivo, pois ninguém tem em nosso país”, explica Saraiva. A pós-graduação teve início no segundo semestre de 2014 e se encerra no final do primeiro semestre de 2016. “Estamos tão satisfeitos com essa especialização que já estamos pensando em continuar nossa formação com um mestrado”, afirma o acadêmico.

Para Vanessa, a apreensão foi grande antes de iniciarem as aulas. “Apesar de toda a expectativa para iniciarmos o curso, estávamos bastante receosos, pois se tratava de um local que não conhecíamos, teríamos um gasto bastante alto e fizemos grandes mudanças em nossas vidas para poder cursar essa especialização, além de termos que viajar quinzenalmente para o Brasil. Mas, quando chegamos, já no primeiro dia vimos que todas as dificuldades pelas quais passamos tinham valido a pena. Fomos muito bem acolhidos na Feevale, conhecemos outro universo. Ficamos muito felizes e realizados”, complementa. De acordo com a acadêmica, as aulas vêm superando todas as suas expectativas. “A Universidade Feevale tem uma estrutura espetacular, algo a que nunca tivemos acesso em nossa graduação. Aprendemos fazendo, pois tudo que é passado nas aulas teóricas tem um segundo momento prático, onde podemos comprovar tudo que ouvimos do professor”, aponta.

A especialização

A primeira edição da Especialização em Análises Clínicas da Universidade Feevale oferece dupla titulação (Brasil/Chile), incluindo intercâmbio para o país em questão. O objetivo da pós-graduação é proporcionar a formação continuada do profissional de análises clínicas, abordando temas avançados na área por meio de uma proposta de dupla titulação. As aulas acontecem no câmpus II da Instituição, nas sextas-feiras, das 18h50 às 22h15, e aos sábados, das 9h15 às 12h40 e das 13h40 às 17h. O curso tem carga horária de 360 horas e seu público-alvo são graduados em Biomedicina, Farmácia, Medicina ou Tecnologia Médica (no Chile).

04/08/2015 - Atualizado 01/09/2015 17h27min
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.