Artigo oriundo de TCC da Feevale será apresentado em evento na França | Universidade Feevale

Artigo oriundo de TCC da Feevale será apresentado em evento na França

Nos dias 18 e 19 de abril, a Universidade Feevale estará representada no 19th International Conference on Management and Marketing Sport (ICSMM), evento que acontecerá em Paris, na França, com o objetivo de discutir pesquisas a respeito da gestão e do marketing  esportivo. Lá, o egresso do curso de Educação Física da Instituição, Alexandre Olkoski, e o professor do curso, Marcelo Curth, apresentarão o artigo Razões para adesão à filiação: estudo de caso de um time do futebol brasileiro, que é oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico, sob orientação do professor.

Levando em conta que o futebol é considerado o esporte mais popular no Brasil, tanto pelo público consumidor quanto pelos meios de comunicação que o divulgam, o artigo baseou-se numa  entrevista com 31 pessoas ligadas a um clube de futebol de Porto Alegre. Motivo: compreender as razões que fazem com que os fãs se associem ao time e passem a consumir os produtos deste, trazendo explicações quanto à importância da gestão no futebol, que compreende as necessidades dos específicos perfis de torcedores – ou clientes. Assim, foram analisadas cinco categorias: aspectos emocionais (paixão e amor); aspectos cognitivos (fácil acesso ao estádio e valores promocionais em ingressos); influências externas (família e amigos); aspectos situacionais (momento do clube); e aspectos relacionados ao evento (engajamento por modalidade). 

Como resultados encontrados na análise, pode-se ressaltar que a motivação da maioria dos respondentes para se tornarem membros do clube analisado está relacionada aos aspectos emocionais, como paixão e amor. Assim, percebe-se que o esporte, no caso do futebol, gera diferentes manifestações nos envolvidos (fãs e líderes), sugerindo que a gestão desse tipo de negócios tem grande complexidade e não deve ser observada apenas pelo espectro do clube como um negócio.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.