Baile dos Sonhos reúne meninas carentes de Esteio | Universidade Feevale

Baile dos Sonhos reúne meninas carentes de Esteio

06/11/2019 - Atualizado 09h07min

Adolescentes também participaram do projeto social Alinhavando Oportunidades, oferecido pela Universidade Feevale


Alinhavando com alunas de Esteio


Capacitar pessoas, promovendo o conhecimento relacionado à técnica de corte, costura e reparos no vestuário. Essa é a proposta do projeto social Alinhavando Oportunidades, oferecido pela Universidade Feevale, que prepara os participantes para atuação como autônomos na profissão de costureiros ou trabalhos relacionados à área em indústrias de confecção do vestuário.

Este ano, a Feevale fez uma parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise) e com a CDL Esteio, para a capacitação de meninas em situação de vulnerabilidade social e que atendem a alguns pré-requisitos, como estar estudando, ter bom comportamento e fazer 15 anos em 2019. Elas integram o projeto Baile dos Sonhos, promovido pelas entidades de Esteio. São determinantes para que permaneçam no projeto a participação em ações sociais e o comprometimento com o projeto, além de assiduidade, seriedade e empenho quanto ao rendimento escolar.

Alinhavando com alunas de Esteio

Alinhavando com alunas de Esteio

Semanalmente, as meninas participaram das oficinas de corte e costura no Câmpus II da Feevale, em Novo Hamburgo. Além de aprenderem tipos de costura e bordas, elas foram capacitadas em relação ao maquinário e fizeram peças de vestuário, como cropped, saia e quimono, as quais desfilaram num chá realizado no dia 27 de outubro, em Esteio. O projeto se encerra com o Baile dos Sonhos, no dia 8 de novembro, às 20h, no Sun 7 Premium (Av. Senador Salgado Filho, 2223, Esteio). As meninas entrarão com seus padrinhos, que são empresários que integram as diretorias da Acise e da CDL e também alguns associados das entidades.

Bárbara Koch, professora do curso de Moda da Universidade e líder do projeto Alinhavando Oportunidades, disse que, ao tomar conhecimento do projeto Baile dos Sonhos, logo se identificou com as meninas, por também ter tido uma infância e adolescência difícil. No primeiro dia de aula, ela fez um relato ao grupo, com o objetivo de dar esperança às meninas e mostrar que, com empenho e dedicação, elas poderiam ter um futuro melhor. Aline Letícia Araújo da Silva, residente no Bairro Parque Amador, é uma das adolescentes que diz que pretende ingressar no mercado da moda. Kátia Hellen e Brenda Yasmin Brande, moradoras do Bairro Parque Primavera, ainda não decidiram o que irão cursar, mas gostaram muito das aulas de corte e costura.

“A cada edição do Baile dos Sonhos procuramos aperfeiçoar o projeto, indo ao encontro das necessidades das meninas participantes e possibilitando desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e novas vivências, que também irão auxiliar no ingresso no mercado de trabalho”, afirma o presidente da Acise, Longuinho Muzykant. Já o presidente da CDL Esteio, Renato Schmidt, diz que a entidade tem se envolvido e acompanhado as adolescentes em atividades que fazem parte do programa. “Também estamos dando suporte financeiro para viabilizar esse projeto de inclusão social, por meio do apadrinhamento das meninas”, destaca.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.