Crescem as ações de desenvolvimento e educação na FSNH | Universidade Feevale

Crescem as ações de desenvolvimento e educação na FSNH

23/12/2016 - Atualizado 10h50min
Universidade Feevale é uma das parceiras da fundação

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), baseada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolve políticas e ações educacionais que têm como objetivo a construção coletiva, a produção de conhecimento e a qualificação dos profissionais da área. Para fortalecer a cultura da educação permanente em saúde, estão sendo ampliados, significativamente, os espaços de qualificação e atualização do quadro profissional, visando à melhoria dos processos de trabalho e da qualidade da atenção e cuidado em saúde. Até setembro, foram realizadas 606 ações educacionais, totalizando 1.928 horas e uma média de 1.314 participantes/mês.

Residências

No processo de integração entre ensino e serviço, a FSNH oferece programas próprios de Residência Médica, credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de Clínica Médica, Medicina Intensiva e Neonatologia. Atualmente, a organização conta com três residentes em Clínica Médica. Já na área multiprofissional, a Fundação mantém programas de Residência em Saúde em parceria com a Universidade Feevale (Urgência e Trauma, Saúde da Família e Saúde Mental) e com o Grupo GHC (Saúde da Família e Comunidade). São 30 residentes multiprofissionais entre Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. De acordo com diretor-presidente da FSNH, o médico Leandro Minozzo, as parcerias firmadas com as instituições de ensino superior e técnico têm priorizado a realização de pesquisas e produções científicas, estágios curriculares e práticas supervisionadas. “No ano de 2016, houve a inserção de 686 futuros profissionais nos serviços de saúde da FSNH e foram realizadas 45 atividades de pesquisas e/ou produções científicas” afirma Minozzo.

Programa Bem-Estar Para Bem Cuidar

O Programa Bem-Estar Para Bem Cuidar, em funcionamento desde 2012, foi planejado com o objetivo de implementar práticas sistemáticas e ações de cuidado voltadas à promoção e à manutenção do bem-estar e da qualidade de vida dos trabalhadores da FSNH. Atualmente, o programa conta com diversas atividades, como atendimento de Quiropraxia, Fisioterapia, oficinas de cuidados posturais e alongamentos orientados, massagens, oficinas de dança, ações de prevenção e combate ao estresse, campanha de combate ao tabagismo, campanha de imunização, programas de prevenção e promoção da saúde da mulher e da saúde do homem, Natal Solidário e outros eventos comemorativos. No ano de 2016, até este momento, 902 trabalhadores participaram das atividades promovidas pelo Programa Bem-Estar Para Bem Cuidar.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.