Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? | Universidade Feevale

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Quem vai escolher uma graduação precisa estar atento a diferentes aspectos da vida acadêmica, pois esse é um passo importante na construção de um futuro promissor. Uma das dúvidas comuns para quem está buscando o curso superior certo é: afinal, qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Embora todos eles confiram diplomas de conclusão de ensino superior, existem diferenças que podem ser significativas para tomar a decisão certa. Confira: 

Bacharelado

São cursos de graduação com formação abrangente, que formam profissionais capazes de atuar de forma ampla no mercado de trabalho. 

Esses cursos mesclam conhecimentos teóricos, científicos e práticos, a partir de uma grade curricular que proporciona ao estudante a capacidade de análise crítica, de gerenciamento e visão global. Normalmente, estes cursos possuem duração de 8 a 10 semestres, e os graduados recebem o título de bacharel.

Licenciatura

Já os cursos de licenciatura são destinados à formação de professores para a Educação Básica. Quem deseja atuar na Educação Infantil e nas etapas iniciais do Ensino Fundamental, deve cursar a graduação de Pedagogia. Já aqueles que preferem atuar nas etapas finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, devem optar por uma licenciatura em um campo específico do conhecimento. 

Os graduados deste curso recebem o título de licenciados, após estudar por cerca de 8 a 10 semestres. Ao concluírem o curso, possuem uma ampla formação teórica e prática, e estão capacitados a desempenhar e conduzir a gestão do ensino, com foco na formação integral do indivíduo. 

Tecnologia

Por fim, os cursos superiores de tecnologia possuem uma duração mais curta, normalmente entre 4 e 5 semestres, e uma formação onde o conhecimento deriva da prática. 

Estes cursos normalmente buscam atender a determinados setores do mercado de trabalho, focados em campos específicos de atuação profissional. As aulas destes cursos preveem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, por isso, são cursos indicados para quem busca uma formação mais técnica, e rápida inserção no mercado de trabalho. Ao fim, os graduados recebem o título de tecnólogo.

Semelhanças também existem

Agora que você já compreendeu as principais diferenças entre os três tipos de curso de nível superior no Brasil, é preciso saber que também existem algumas semelhanças entre eles. Os três devem ser oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), como a Universidade Feevale. 

Para cursar qualquer um dos cursos de nível superior é obrigatório ter concluído o ensino médio. A forma de ingresso nos cursos também é semelhante, onde é possível realizar a prova do vestibular, aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou então inscrever-se em algum programa de incentivo do governo como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ao final de cada curso, independentemente do tipo, os graduados recebem seus diplomas de nível superior, que comprovam este grau de escolaridade e permitem realizar uma pós-graduação.

Pronto para escolher seu curso? Para tomar a decisão certa, avalie seus objetivos e tenha em mente que sempre vale a pena investir no seu futuro. A Universidade Feevale oferece diferentes cursos entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, que lhe ajudam a inovar-se e transformar o mundo. Conheça nossas graduações:

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.