Dublauto Gaúcha leva sua unidade produtiva para o Feevale Techpark | Universidade Feevale

Dublauto Gaúcha leva sua unidade produtiva para o Feevale Techpark

04/12/2015 - Atualizado 07/12/2015 14h29min
Com nova sede, empresa passará a desenvolver produtos nas áreas de saúde e conforto

O Feevale Techpark recebeu, oficialmente, sua 44ª empresa nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, durante evento na unidade do parque em Campo Bom. Com a assinatura do convênio, a Dublauto Gaúcha passou a integrar o parque, e instalará sua unidade produtiva em uma área de mais de 3 mil m². Com o novo espaço, além dos produtos e serviços têxteis e calçadistas que já desenvolve há anos, a empresa inovará, focando na área de saúde e conforto. O projeto da nova sede prevê a construção de um espaço com área de 1.800 m², cuja obra começa em março de 2016. 
 
A reitora da Universidade Feevale Inajara Vargas Ramos, reforçou a importância da parceria. “É com extremo orgulho que anunciamos esta parceria com a Dublauto Gaúcha, mostrando cada vez mais uma de nossas marcas após a chegada do professor Cleber: o impulsionamento do Parque. Precisamos de pessoas com ideias novas e empreendedoras, que desafiem a Instituição com a produção de ciência. A ousadia em dialogar com o segmento empresarial impulsiona cada vez mais o elo com novas parcerias, que é de extrema importância para o desenvolvimento do Vale do Sinos e, consequentemente, do nosso Estado”, afirmou.
 
“A Dublauto Gaúcha é a décima primeira empresa a se instalar aqui no Techpark neste ano de 2015, mostrando a sintonia entre Universidade e a Prefeitura de Campo Bom, ou seja, ambas estão empenhadas em tornar o Parque uma referência em inovação. Além disso, o espaço é um centro de convergência, pois aqui se encontram empresas e gestores competentes, visando o empreendedorismo inovador”, disse o pró-reitor de Inovação da Feevale, Cleber Prodanov. De acordo com ele, é mais um passo a caminho da inovação nessa área, na qual o Techpark cumpre seu compromisso com o cluster de tecnologias na área da Saúde no Rio Grande do Sul.
 
Segundo o diretor técnico da Dublauto, Evandro Daniel Wolfart da Silva, a empresa já vinha desenvolvendo projetos no segmento e, em função disso, tornou-se necessário modernizar a sua linha de produção para tais artigos. “Vimos que é necessário sair da mesmice, e buscar alianças com governos locais e instituições de ensino, formando um tripé essencial, que precisa ser muito bem explorado. A nova planta no Techpark é extremamente importante, pois é a maturação de um trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2006, quando iniciamos a gestão da inovação e optamos por agregar valor aos produtos, a fim de sermos mais competitivos no mercado”, destacou. Ele informou, ainda, que foi através da parceria em projetos de inovação com universidades e centros de pesquisa, e da utilização de tecnologias emergentes – como a nanotecnologia -, que a empresa tem se destacado no mercado com a sua linha de produtos inovadores. A previsão para o início das atividades da nova sede da Dublauto Gaúcha no Feevale Techpark é janeiro de 2017.
 
Já o prefeito do município de Campo Bom, Faisal Karam, acredita que, neste momento frágil da economia nacional, é preciso olhar para frente, como fazem as empresas que se instalaram no Techpark. “A Dublauto, bem como as outras dez empresas que se instalaram aqui, neste ano, está olhando para frente. Antigamente o poder público encarava o parque tecnológico como um loteamento industrial. Hoje a visão é outra, pois sabemos que aqui é uma mina de desenvolvimento sustentável, que gera inovação, empregos e novos recursos pra localidade”, finalizou Karam.
 

A Dublauto Gaúcha
 
O grupo Dublauto atua no mercado têxtil e calçadista desde 1975, com matriz localizada na cidade de Bariri (SP). Produz tecidos dublados para cabedais e forros e não tecidos costurados, bem como presta serviços de dublagem com tecnologias de última geração em diversos tipos de materiais, atendendo às exigências dos mercados calçadista, automobilístico, de artefatos, lingerie e ortopédicos. No ano de 2003, a Dublauto inaugurou uma nova unidade, a Dublauto Gaúcha Indústria de Componentes para Calçados Ltda, no Rio Grande do Sul. Nessa unidade, produz couraças, contrafortes, forros cambret com termocolante, forros para reforço em não tecidos costurados com adesivos termocolantes, palmilhas para processo de ensacado (Strobel), dublagem com hotmelt e a filme em diversos tipos de materiais. Por meio da pesquisa com nanotecnologia, vem apresentando produtos inovadores voltados para os segmentos de saúde e conforto. Além do foco no setor calçadista, a Dublauto Gaúcha responde pelo P&D do grupo Dublauto, assim como a unidade de Bariri direciona-se para o mercado automobilístico.
 

Cluster da Saúde no RS
 
A Universidade Feevale e o Feevale Techpark assinaram este ano um termo de cooperação envolvendo 44 entidades e o Governo do Estado para o estabelecimento do cluster de tecnologias para a área de Saúde no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar os indicadores de saúde da população, o acordo prevê parceria entre o órgão e universidades, hospitais, empresas, prefeituras, planos de saúde, associações empresariais e setoriais, instituições de apoio, parques tecnológicos e arranjos produtivos locais. A iniciativa conta com a parceria do Medical Valley, da Alemanha, um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo daquele país, orientados a gerar economia por meio da inovação tecnológica.

 
O Medical Valley
 
O Programa Cluster de Tecnologias para a Saúde RS conta com o apoio do Medical Valley, da Alemanha, com quem o Governo do Estado firmou protocolo em maio deste ano. Trata-se de um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia por meio da inovação tecnológica. Na Alemanha, o Medical Valley possui mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. O programa gaúcho prevê a participação de indústrias, universidades, parques tecnológicos, centro de pesquisas, hospitais e o governo estadual. Além do Brasil, o cluster do Medical Valley está trabalhando sua internacionalização na China e nos Estados Unidos.

Assinatura Convênio Dublauto Techpark

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.