Encontro discute ações preventivas para a segurança acadêmica | Universidade Feevale

Encontro discute ações preventivas para a segurança acadêmica

28/04/2016 - Atualizado 04/05/2016 17h28min
Reunião entre Universidade Feevale e Brigada Militar aconteceu nesta quinta-feira, dia 28

Semanalmente, circulam mais de 30 mil pessoas no Câmpus II da Universidade Feevale. Pensando na segurança da comunidade acadêmica, a Instituição promoveu, nesta quinta-feira, dia 28, uma reunião com a Brigada Militar. Participaram do encontro, pela Feevale, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Alexandre Zeni, o gerente do setor de Suprimentos, Apoio, Projetos e Obras, Carlos Alberto Nonnenmacher e a supervisora de segurança Silvia Camargo; pela Brigada Militar, estiveram presentes o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, major Adriano Zanini, e a comandante da 3ª Companhia de Canudos e coordenadora geral do Policiamento Comunitário, capitã Delfina de Fátima Silva Pinheiro.
 
A reunião teve com intuito discutir a segurança do entorno dos câmpus. Na ocasião, Zeni e Nonnenmacher comentaram sobre as medidas preventivas que a Instituição tem totamado para intensificar a segurança interna. Entre outras ações, a Feevale promoveu, juntamente à prefeitura, a poda de árvores na Av. Dr. Maurício Cardoso e melhoria da iluminação próximo ao Câmpus I e II. No Câmpus II, houve a atuação junto aos órgãos de segurança pública para prevenção de sinistros na área externa; internamente, houve o aumento do número de câmeras na áreas de circulação, laboratórios e estacionamento, além da presença efetiva dos agentes patrimoniais em áreas estratégias como acessos e circulação. 

Além disso, a Universidade lançou uma campanha, em 2015, que disseminou dicas de segurança aos alunos e comunidade, salientando a importância do registro do boletim de ocorrência em casos de sinistros, o que permite à Brigada Militar atuar nas áreas de maior incidência. “Paralelamente, está previsto no planejamento estratégico da Instituição a modernização tecnológica e ampliação do sistema de monitoramento, controle de acessos, circulação e estacionamento de ambos os câmpus”, disse Nonnenmacher.
 
O major Zanini explicou que a Brigada Militar planeja suas ações em função dos dados estatísticos, compilados a partir dos boletins de ocorrência registrados pelos cidadãos. A partir desses dados, é feito um mapa com os pontos de maior incidência de ocorrências na cidade, o qual aponta que a região do entorno do Câmpus II está em situação mais tranquila em comparação com outras regiões da cidade. Porém, a partir da reunião desta quinta-feira, em que a Universidade traz a preocupação que os acadêmicos estão sentindo em relação à violência, serão realizadas ações de prevenção. “Vamos procurar reforçar as operações em ambos os câmpus, por meio do aporte que a força-tarefa que o  Comando Geral da Brigada disponibilizou para Novo Hamburgo. As ações serão realizadas em dias e horários alternados, além do patrulhamento existente”, afirmou.

Necessidade de registrar ocorrência

O major Zanini reforça a importância do registro do boletim de ocorrência, pois é ele que abastece a Brigada Militar de dados estatísticos que serão importantes para o planejamento das ações. O registro pode ser feito pela internet, no site: www.delegaciaonline.rs.gov.br.
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.