Equipe multidisciplinar da Feevale está na fase de Pré-aceleração no desafio Renault Experience | Universidade Feevale

Equipe multidisciplinar da Feevale está na fase de Pré-aceleração no desafio Renault Experience

Time OrniTwizy contempla cursos do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas

14/03/2019 - Atualizado 10h26min

A Universidade Feevale está sendo representada por estudantes no desafio Renault Experience. Viabilizado pela Diretoria de Inovação e pelo Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), o time, intitulado OrniTwizy, integra acadêmicos de diversos cursos da Instituição e participa da modalidade Twizy, que propõe criar um novo modelo de carro elétrico para a Renault utilizando a plataforma do carro de mesmo nome da empresa. A equipe foi aprovada para a fase de Pré-aceleração, segunda etapa da competição.

Assessorados pelos professores Juan Almada, Fabiano Nunes e Moisés de Mattos Dias, os participantes precisam desenvolver seus projetos com base nos dados do carro que a empresa disponibiliza e têm a possibilidade de fazer melhorias em consumo, energia, design, entre outros aspectos. O automóvel OrniTwizy é baseado no animal ornitorrinco que, segundo o acadêmico de Design e integrante do grupo, Felipe dos Santos Machado, é a representação mais fiel do quanto a natureza se adapta com a evolução.

“Como diferencial, estamos apostando na acessibilidade para que seja o primeiro modelo de carro elétrico acessível produzido em escala por uma grande montadora e, também, estamos estudando a viabilidade do uso de energia solar e baterias capacitivas no projeto”, disse Machado. Além disso, o acadêmico de Design explica que o conceito elaborado pelo time da Universidade também é trazido pelos carros elétricos, como adaptar a forma como são pensadas as cidades e os espaços urbanos considerando a evolução da sociedade.

A primeira etapa do desafio foi a construção da equipe e inscrição do projeto com fotos, desenhos de detalhamento, projeções tridimensionais renderizadas e vistas ortogonais. Nessa segunda fase, a equipe terá de aprimorar o projeto por meio da mentoria com especialistas da Renault.

A equipe da Feevale é composta por Machado, Jonata Rocha Fett, do curso de Engenharia Eletrônica, Matheus Furlan da Silva, do curso de Engenharia de Produção e graduado em Gestão da Produção Industrial, Marco Antônio Fröhlich, mestrando em Tecnologia dos Materiais e Processos Industriais e graduado em Engenharia Mecânica, e Nickolas Augusto Both, do curso de Engenharia Eletrônica.

De acordo com o professor Almada, a experiência multidisciplinar entre os acadêmicos é uma excelente maneira de aprofundarem seus conhecimentos. “Essa troca entre diversas áreas acaba sendo bastante enriquecedora, na medida em que os alunos conseguem resultados, começam a receber visibilidade, aumento de currículo e network. Acredito que sejam algumas questões interessantes que estão envolvidas no processo e são legais para os acadêmicos, sem necessariamente falar em premiações”, explica o docente.

Para a diretora de Inovação, Daiana de Leonco Monzon, é essencial que empresas grandes, como a Renault, lancem desafios como esse para que a Feevale, como instituição de ensino, proponha que seus estudantes pensem em soluções e saiam mais preparados para o mercado de trabalho. “Desafios como esses fazem com que os nossos estudantes se relacionem com a prática e desenvolvam soluções de problemas reais para uma empresa real. A experiência que eles vão ter do processo como um todo vai valer muito mais do que qualquer dinheiro que eles possam ganhar com um projeto como esse”, fala Daiana.

As melhores equipes irão a Curitiba para uma imersão presencial em que poderão construir o protótipo físico do veículo. O vencedor do desafio Twizy vai ter a oportunidade de apresentar o carro na sede da Renault, na França, e se as equipes de design e engenharia da empresa aprovarem os resultados, o projeto poderá ser comercializado pela Renault, rendendo royalties aos ganhadores.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.