Evento discute o cenário atual da geração de resíduos | Universidade Feevale

Evento discute o cenário atual da geração de resíduos

27/07/2017 - Atualizado 11h17min

III Seminário de Resíduos Sólidos acontece em agosto, na Universidade Feevale

O cenário atual da geração de resíduos sólidos em vários setores no Rio Grande do Sul e no Brasil é o tema do III Seminário de Resíduos Sólidos. O evento acontece dias 3 e 4 de agosto, no prédio Multicolor, localizado no Câmpus II da Universidade Feevale. As atividades contarão com participação de professores, gestores na área pública e profissionais envolvidos com a destinação dos resíduos na região, como Udo Sarlet, secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, João Ribeiro Teixeira, supervisor técnico da empresa Vida e Ana Cristina de Almeida Garcia, pesquisadora do Núcleo de Caracterização e Reciclagem de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outros.
 
Voltado para comunidade acadêmica, profissionais da indústria e demais interessados, o seminário tem a coordenação da professora Vanusca Dalosto Jahno, professora do mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de agosto, pelo site www.feevale.br/seminarioderesiduos2017. Há descontos especiais para empresas, acadêmicos e egressos da Feevale e pessoas com mais de 50 anos. Outras informações, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas no site de inscrição ou pelo telefone (51) 3586-8822.

Confira a programação:

3 de agosto, quinta-feira
  • 9h - Abertura: Universidade Feevale, autoridades, representantes, associações e conselhos.
  • 19h10min - Painel Resíduos sólidos municipais e seus destinos, com: João Flávio da Rosa, secretário de Meio Ambiente de Campo Bom; Gisela Maria de Souza, diretora de Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) de Estância Velha; Udo Sarlet, secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo. Mediador: João Sganderla Figueiredo, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale

4 de agosto, sexta-feira
  • 13h30min – Palestra Tratamento de resíduos sólidos da indústria de celulose e papel - parceria Vida Desenvolvimento Ecológico / CMPC Celulose, com João Ribeiro Teixeira, supervisor técnico da Vida Desenvolvimento Ecológico Ltda.
  • 14h20min - Palestra Uso de resíduos agroindustriais na geração de biogás, com Odorico Konrad e Camila Hasan, da Univates. 
  • 15h10min – Debate com mediação da professora Danielle Paula Martins, da Universidade Feevale
  • 15h45min - Painel Resíduos industriais e seus destinos, com: Ana Cristina de Almeida Garcia, da Unisinos; Luciano Braga Souto, analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Senai; e Walter Keller, vice-presidente da Fundamental/NH
  • 17h45min – Debate com mediação do professor Dusan Schreiber, da Universidade Feevale
  • 19h - Palestra Banco de Resíduos, com Luiz Rebouças dos Santos, da Fiergs
  • 19h50min - Palestra Projeto Tampinha Legal, com Manuel Gonzales, assessor do Sinplast
  • 20h40min – Debate com mediação de Simara Souza, coordenadora executiva do projeto Tampinha Legal
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.