Feevale e PMNH assinam acordo de cooperação visando a prevenção ao risco de desastres ambientais | Universidade Feevale

Feevale e PMNH assinam acordo de cooperação visando a prevenção ao risco de desastres ambientais

19/09/2018 - Atualizado 21/09/2018 16h56min

A Universidade Feevale assinou nesta quarta-feira, dia 19, um acordo de cooperação com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Por meio do projeto social Atuação em Desastres Naturais da Instituição, será realizada uma ação conjunta para atuar na prevenção ao risco de desastres ambientais no município, a partir da formação de agentes mirins de defesa civil. A assinatura do acordo aconteceu na sede do executivo municipal e contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Sganderla Figueiredo, da coordenadora do projeto, professora Danielle Paula Martins, e do secretário de Administração, Lineo Baum.

“Esse acordo é de suma importância para ambas as partes, pois demonstra a união de variáveis como o ensino, o poder público e a comunidade, na tentativa de trabalhar em cima de um assunto que tem muita relevância na cidade e, também, no país”, disse Danielle. Sganderla comentou sobre o fato de o município ter 11 áreas de risco e o aumento gradativo desses ambientes.  “Este é mais um projeto que temos com a Prefeitura que vem ao encontro da essência da Universidade: a formação em qualquer esfera. E, neste caso, estamos trabalhando na base, na educação mirim, o que torna ainda mais importante o empenho de todos”, falou.

Baum destacou que o reforço da parceria possibilitará à comunidade uma participação mais ativa com relação ao serviço da Defesa Civil. “Teremos agentes mirins atuando junto à Defesa Civil. E eles buscarão informações sobre estudos e desastres naturais que acontecem em nossa cidade. Isso mostrará a todos o funcionamento do trabalho realizado”, explicou.


Sobre o projeto

 
As atividades do projeto acontecem desde 2016 em áreas vulneráveis a desastres e mapeadas como locais com riscos ambientais, nos bairros São José e Diehl, e contam com a participação de professores, bolsistas e voluntários dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito e Gestão Ambiental. Além disso, o projeto, que é vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), promove a indissociabilidade entre pesquisa e extensão.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.