Feevale faz alerta contra a violência infantil com intervenção nos espelhos da Universidade | Universidade Feevale

Feevale faz alerta contra a violência infantil com intervenção nos espelhos da Universidade

30/09/2016 - Atualizado 10h12min
Ação integra o IV Seminário Criança na Mídia, que acontecerá em outubro

Para pensar a comunicação de forma responsável em relação ao público infantil, o Seminário Criança na Mídia chega à sua quarta edição, tendo como foco a reflexão sobre a relação consumo, gênero e criança. Além de um dia de debates com profissionais e pesquisadores, neste ano o evento propõe inovações em sua abordagem, realizando, também, um conjunto de ações que deverão interferir no cotidiano das pessoas que frequentam a Universidade Feevale.
 
O evento, que é aberto à comunidade e acontecerá no dia 19 de outubro, é uma promoção do projeto de extensão Comunicação e Ação na Escola, em parceria com os programas de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e em Diversidade Cultural e Inclusão Social.
 
As interferências são alusivas ao mês da criança, que abre espaço para o consumo em meio às vitrines e prateleiras, mas ofusca índices alarmantes sobre negligência de direitos e violência contra o público infantil. A intervenção vai apresentar números, manchetes e dados retirados da mídia sobre o tema, em espaços de trânsito da comunidade acadêmica. Cerca de 35 banheiros dos câmpus I e II da Universidade receberão mensagens em seus espelhos.
 
“Queremos que a ação ajude a sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de estarmos atentos para a violência contra as crianças. Vamos utilizar o espaço dos espelhos dos banheiros de maneira simbólica. Estaremos todo frente a frente com uma realidade que ainda está muito silenciada na mídia”, afirma a professora e pesquisadora Saraí Schmidt, coordenadora do Seminário Criança na Mídia.
 
O Seminário visa gerar a produção de conhecimentos e subsídios que possam facilitar a relação entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com a cultura infantil, além de fortalecer o envolvimento da Universidade Feevale na discussão de questões sociais emergentes. As inscrições para o evento são gratuitas e limitadas e podem ser realizadas pelo e-mail criancanamidia@feevale.br.

Confira as mensagens que serão colocadas nos espelhos dos banheiros:
 
- Brasil é o campeão mundial de assassinatos de pessoas trans, gays e lésbicas.
 
- Brasil é o quarto país do mundo em casamento infantil.
 
- Menino de oito anos é espancado até a morte pelo pai para ‘andar como homem’.
 
- Alemanha permite registro de bebês com gênero indeterminado.
 
- No Brasil:
2min = 5 mulheres espancadas
11min = 1 mulher estuprada
90min = 1 mulher assassinada
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.