Feevale recebe autoridades do governo finlandês e da HAMK University | Universidade Feevale

Feevale recebe autoridades do governo finlandês e da HAMK University

29/09/2014 - Atualizado 09h12min
Profissionais estarão na Instituição para prosseguir na cooperação estratégica, acompanhando projetos que impactam no desenvolvimento regional, além de outras atividades

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro a Universidade Feevale receberá pesquisadores, reitor e diretores da HAMK University of Applied Sciences, da Finlândia. Além deles, também integrarão a comitiva membros do Conselho Municipal de Hämeenlinna e do Conselho Municipal de Ensino Superior Profissional de Häme. Os profissionais estarão na Feevale para conhecer a Instituição, aprender sobre o sistema educacional do país, estreitar relações com os pesquisadores da Universidade, visitar empresas e manter o contato com autoridades governamentais.
 
A Feevale e a HAMK University estabeleceram o convênio de cooperação em 2006 e, segundo a diretora de Relações Internacionais da Feevale, Paula Casari Cundari, “as instituições têm  desenvolvido uma produtiva parceria no ensino, pesquisa e extensão, com expressiva mobilidade discente e docente entre os dois países”. Além disso, as Universidades são parceiras estratégicas, juntamente com instituições da Dinamarca e da China, em projetos de pesquisa na Bioeconomia e Digitalização. “Na rede de parcerias internacionais da Feevale, as relações com os países nórdicos, com destaque para a Finlândia e Dinamarca, são importantes devido ao alto nível educacional e de desenvolvimento, além do interesse e apoio governamental para cooperação com o Brasil” completa a diretora.
 
Entre os principais objetivos do encontro deste ano está a ampliação dos conhecimentos sobre o sistema educacional brasileiro, avanços nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação e fomento das discussões sobre a parceria estratégica entre as Universidades. “A HAMK desenvolve um importante trabalho que envolve os setores produtivos da Finlândia, uma expertise que muito nos interessa por ser aderente à essência da nossa Universidade, que se volta ao desenvolvimento regional”, comenta a reitora interina da Feevale, Inajara Vargas Ramos.
 
Inajara ainda explica que a parceria promove trocas de experiências e crescimento das Universidades. “Temos muito a crescer a partir do relacionamento interinstitucional com a HAMK University, que nos traz a possibilidade de troca de experiências com um país que é referência mundial em educação. Além disso, a parceria nos permite fortalecer a internacionalização por meio da pesquisa que buscará, de forma conjunta, aliar forças na produção do conhecimento global a ser aplicado em soluções para problemas locais”, fala.
 
Confira os cargos e nomes dos representantes da Finlândia:
 
HAMK University
Reitor: Pertti Puusaari
Diretora financeira: Mirja Pöhö
Diretora de Relações Internacionais: Marja Räikkönen
Diretora de Desenvolvimento: Mervi Friman
Diretora de Recursos Humanos: Heidi Ahokallio-Leppälä
 
Membro do Conselho Municipal de Hämeenlinna
Presidente do Conselho da Federação Municipal e do Conselho Municipal de Hämeenlinna e gerente de desenvolvimento: Sari Rautio
 
Membros do Conselho Municipal de Ensino Superior Profissional de Häme
Vice-presidente da Federação Municipal e diretor de Educação Continuada: Kai Heimonen
Diretor administrativo (Hämeenlinna): Jari Kattainen
Doutora em Filosofia (Hämeenlinna): Maria Lassila-Merisalo
Diretor de suporte/logística (Forssa): Jouni Mäkelä
Engenheiro civil (Riihimäki): Hanny Nokkala
Administrador municipal (Tammela): Matti Setälä
 
HAMK University of Applied Sciences

A HAMK é uma universidade multidisciplinar de ciências aplicadas com 25 cursos de graduação e cinco de pós-graduação e cerca de sete mil alunos. Ela oferece uma base ampla, educação de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, e é marcada por forte internacionalização. A universidade está situada no centro da área mais populosa do país, no sul da Finlândia, onde cerca de metade de todos os finlandeses vivem.
 
A HAMK University possui unidades em sete locais dentro de uma faixa de 100 km. Estas unidades se especializam em áreas específicas, que são: cultura, recursos naturais e do meio ambiente, ciências naturais, ciências sociais, negócios e administração, serviços sociais, de saúde e de esporte, tecnologia, comunicação e transporte, e formação pedagógica. O desenvolvimento de projetos oferece aos alunos temas da vida real para as suas teses e, também, oportunidades para o estabelecimento de seus próprios negócios.

Sobre Häme

Häme é uma região histórica, localizada no sul da Finlândia, e constituída por 16 municípios formando uma rede de cooperação. A superfície da região é de 58.000 km2 com uma população de aproximadamente 170 mil habitantes. A cidade de Hämeenlinna pertence a uma das três sub-regiões nas quais Häme é dividida. Atividade econômica da região consiste na extração de madeira, produção de papel, algodão, vidro, empresas de tecnologia, dentre outras.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.