Feevale sedia I Encontro de Catadores de NH | Universidade Feevale

Feevale sedia I Encontro de Catadores de NH

24/05/2017 - Atualizado 26/05/2017 13h21min
Encontro reuniu mais de 100 participantes no Câmpus II da Universidade Feevale.
Encontro reuniu mais de 100 participantes no Câmpus II da Universidade Feevale.

Evento reuniu cerca de 100 participantes no Câmpus II da Universidade


A Universidade Feevale reuniu, na tarde desta quarta-feira, dia 24, cerca de 100 pessoas, entre integrantes das cooperativas de reciclagem da cidade e representantes da Instituição e da Prefeitura Municipal. Eles participaram do I Encontro de Catadores de Novo Hamburgo, realizado pelo projeto de extensão Gestão em Empreendimentos Solidários, da Universidade, em parceria com o Programa Municipal de Gestão Socioambiental de Resíduos Sólidos, o Catavida.

O objetivo do evento foi o de integrar os participantes de cooperativas de reciclagem atuantes em Novo Hamburgo, contribuindo para a padronização de informações pertinentes às atividades desenvolvidas. “Dentro do projeto de extensão, temos a proposta de auxiliar a profissionalizar a gestão das cooperativas de reciclagem que integram o Catavida. Por isso, a ideia hoje foi a de envolver os próprios cooperados em uma discussão sobre as políticas públicas direcionadas à gestão dos resíduos sólidos no país. Assim, propomos que eles consigam visualizar sua importância para o município, para o estado e para a nação”, afirmou Angelita Renck Gerhardt, diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, da Feevale. 

O Catavida desde 2010 possui parceria com a Cooperativa Coolabore e, em maio de 2016, passou a ter vínculo com a Cooperativa de Trabalho e Renda Univale. Integrantes de ambas as cooperativas participaram do encontro. “O trabalho realizado pelas cooperativas de reciclagem de resíduos em Novo Hamburgo é de extrema importância, uma vez que os catadores exercem a função de educadores ambientais em nosso município”, disse a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt.

O evento contou, também, com a presença da professora Vania Bessi, coordenadora do projeto Gestão em Empreendimentos Solidários, da Universidade Feevale, da gerente do Catavida, Andreia Falkoski e do representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Fabio Rodrigo Garcia de Limas. Além disso, esteve no encontro a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Flávia Bárbara Ruschel Petry, e Meio Ambiente, Udo Sarlet. 

O projeto 

A Universidade Feevale desenvolve o projeto de extensão estão em Empreendimentos Solidários, por meio do qual se propõe a atuar junto aos empreendimentos econômico-solidários (associações e cooperativas), no processo de aprimoramento da sua gestão e na formação humana e tecnológica. Desenvolve atividades como diagnósticos dos empreendimentos, oficinas de capacitação, visitas técnicas aos empreendimentos e atendimentos individuais. “Trabalhamos com o Catavida desde 2016, realizando atividades específicas nas cooperativas. Construímos as atividades de acordo com as necessidades de cada cooperativa, a fim de atender aquilo que precisam”, explica a coordenadora do projeto.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.