Feevale seleciona voluntários para o Projeto Rondon | Universidade Feevale

Feevale seleciona voluntários para o Projeto Rondon

28/07/2014 - Atualizado 29/07/2014 09h46min
Inscrições para alunos que atuarão no Maranhão estão abertas

A Universidade Feevale está com inscrições abertas, até o dia 7 de agosto, para acadêmicos que queiram participar como voluntários na Operação Jenipapo, do Projeto Rondon. Serão selecionados oito alunos regularmente matriculados na Instituição, para atuar nos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Anapurus, Arari, Axixá, Cajapió, Icatu, Mata Roma, Matinha, Matões do Norte, Monção, Morros, Santa Rita, São Mateus do Maranhão e Tufilândia, no Maranhão, no período 16 de janeiro a 3 de fevereiro de 2015. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.feevale.br/editais.

Podem participar da seleção alunos matriculados em cursos de graduação que contemplem as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Tecnologia e Produção da Feevale. Conforme a professora Sueli Cabral, assessora de Projetos Continuados de Extensão da Instituição, o projeto da Universidade tem como objetivo favorecer o exercício consciente da cidadania e a inclusão social. “Isso possibilitará a valorização cultural, a qualificação educacional, a compreensão e o acesso a políticas públicas e o desenvolvimento de ações de educação popular”, afirma.

Atividades dos voluntários no Maranhão
Comunicação:
- capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias;
- divulgar às lideranças e aos servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.

Meio Ambiente:
- capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água.

Trabalho:
- capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas;
- incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;
- promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços;
- capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

Tecnologia e Produção:
- disseminar soluções autossustentáveis - tecnologias sociais - que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

Sobre o Projeto Rondon:

O Projeto Rondon é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem por finalidade viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. Entre os objetivos estão: integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas; e contribuir para a melhoria das condições de vida e bem-estar da população, por meio de ações que tragam efeitos duradouros para a economia, a saúde, a educação e o meio ambiente.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.