Fórum de Turismo e Gestão Pública abordará experiências turísticas na região | Universidade Feevale

Fórum de Turismo e Gestão Pública abordará experiências turísticas na região

24/03/2016 - Atualizado 12h58min
Evento, gratuito e aberto à comunidade, acontecerá no dia 28 de março

Experiências da gestão pública serão a tônica do 12º Fórum de Turismo e Gestão Pública, realizado pela Universidade Feevale. O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontecerá no dia 28 de março, das 9h às 15h, no auditório do prédio Azul, no Câmpus II. Voltado para acadêmicos, professores, profissionais, secretários, diretores e demais gestores na área do Turismo, o fórum promoverá a troca de experiências turísticas na região, debates e oficinas. O objetivo é que o evento sirva como motivador para um trabalho integrado voltado ao desenvolvimento do Turismo na região. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos.

Programação

9h - Abertura e boas-vindas
- Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Feevale Gladis Luisa Baptista e diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) Angelita Renck Gerhardt
- Apresentação dos projetos do curso de Turismo - professores do curso

9h30min - Observatório de Turismo
- Márcia Merlo – turismóloga e técnica da Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer

10h10min - Turismo e cidades criativas
- Mary Sandra Guerra Ashton – professora da Universidade Feevale

10h40minTurismo religioso – o caso do município de Farroupilha
- Fabiano André Piccoli - secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha
- Marisa Poloni – turismóloga e técnica Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha

11h20min Artesanato gaúcho 
- Projeto Bichos do Mar de Dentro
Jussara Cruz Argoud – turismóloga e gerente Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Região Sul.

- Turismo e souvenir: o significado para turistas e destinos turísticos
Letícia Schumacher – turismóloga e coordenadora de Turismo da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Dois Irmãos

13h30min - 15h – Oficinas*
- Oficina 01 – Espaços museais - alternativas culturais para os municípios. Ministrante: Museóloga Daniela Schmitt

- Oficina 02 – Walking tour. Ministrante: Débora Wollmann

*As oficinas ocorrem em sequência

Ministrantes

Daniela Schmitt – Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais pela Unilasalle. Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Museóloga formada pela Universidade Federal de Pelotas. Realiza consultoria e assessoria museológica.

Débora Wollmann - Acadêmica do curso de Turismo da Universidade Feevale e bolsista de Iniciação Científica em projeto de pesquisa com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Cidades Criativas: produção e consumo turístico. Atuou como voluntária no projeto Little Angels, de apoio a crianças carentes na Cidade do Cabo, África do Sul.

Fabiano André Piccoli - Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha. Professor Bacharel em Ciências Físicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), possui Licenciatura Plena em Física, pós-graduação em Marketing Estratégico pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Jussara Cruz Argoud – Tecnóloga em Turismo. Possui especialização MBA em Gestão de Marketing pela Universidade Católica de Pelotas.  É gestora Regional do Sebrae/RS - Regional Sul.

Letícia Schumacher – Bacharel em Turismo pela Feevale. Coordenadora de Turismo da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Dois Irmãos.

Márcia Merlo – Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), técnica da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e coidealizadora do Observatório de Turismo.

Marisa Poloni – Bacharel em Turismo e técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha.

Mary Sandra Guerra Ashton – Bacharel em Turismo, especialista em Produção e Gestão do Turismo, mestre em Comunicação Social e doutora em Comunicação Social, todos pela PUCRS. Afiliada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação de Turismo (Anptur). 
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.