III Seminário de Saúde apresentará um olhar multidisciplinar para a qualidade de vida do paciente | Universidade Feevale

III Seminário de Saúde apresentará um olhar multidisciplinar para a qualidade de vida do paciente

27/08/2018 - Atualizado 16h27min

Interessados podem se inscrever até amanhã, dia 28
 
A Universidade Feevale realizará o III Seminário de Saúde: atualidades nos cuidados paliativos, que visa proporcionar aos estudantes e profissionais da saúde a atualização científica promovida por um conjunto de palestrantes que pretendem apresentar um olhar multidisciplinar para a manutenção da qualidade de vida do paciente e seus familiares, entre outros assuntos. O evento acontecerá no dia 28 de agosto, terça-feira, das 9h às 21h, no auditório do prédio Azul, localizado no Câmpus II da Instituição. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira, dia 28, no Atendimento Feevale dos câmpus I e II. Mais informações, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822 ou no site abaixo.

Programação:
  • 9h - Solenidade de abertura
  • 9h15min - Palestra de abertura: O estado da arte nos cuidados paliativos, com Rodrigo Castilhos
  • 10h - Cuidados paliativos na pediatria, com Mariana Bohns Michalowski
  • 11h - Os direitos do paciente em cuidados paliativos, com Lisiana Carraro
  • 13h30min - Mesa-redonda: Atuação interdisciplinar em cuidados paliativos, com Karoline Camargo Bragante, Karine Zancanaro Reys, Paula Leite Dutra e Mariana Ermel Cordova
  • 14h40min - Dor nos cuidados paliativos, com Adivanio Cardoso Américo
  • 15h20min - Aspectos psicossociais nos cuidados paliativos, com Carmen Esther Rieth
  • 16h30min - Espiritualidade e cuidados paliativos, com Valdir Pedde

Minicursos:

18h às 21h

  • Morte encefálica, com Cleber Ribeiro Álvares da Silva
  • Fisioterapia nos cuidados paliativos do paciente oncológico, com Karoline Camargo Bragante
  • Manejo nutricional em cuidados paliativos domiciliar, com Mariana Ermel Cordova
  • Manejo da morte e morrer, com Carmen Esther Rieth
  • Tratamento da dor no paciente em cuidados paliativos, com Vanessa Silva de Souza     

Ministrantes:

Carmen Esther Rieth: graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), aperfeiçoamento de quatro anos em Psicossomática pela Univesidade de Leipzig, da Alemanha e professora da Feevale. Além disso, Carmen é coordenadora do Serviço Escola de Psicologia.

Cleber Ribeiro Álvares da Silva: coordenador do curso de medicina da Universidade Feevale, mestre e doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e médico neuropediatra.

Lisiana Carraro: graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos, mestre em Direitos Fundamentais e professora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), além de ser professora titular da Feevale. Lisiana também é doutoranda no Programa de Pós-graduação (PPG) Diversidade Cultural e Inclusão Social na Feevale, desenvolvendo pesquisa junto ao grupo de Psicologia, de Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental.

Mariana Ermel Cordova: nutricionista mestre em Ciências da Saúde pelo PPG da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e é professora da Universidade Feevale. Mariana atuou como nutricionista assistencial do Hospital São José, trabalhando com pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e unidade de internação de pacientes neurológico. Além disso, a docente tem experiência em pediatria (oncologia, pneumologia, cardiologia, nefrologia) no Hospital da Criança Santo Antônio e no paciente adulto nas Unidade de Internação Cirúrgica do Hospital Santa Clara.

Karoline Camargo Bragante: graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista (IPA), especialização, moldes fellow, em Fisioterapia Oncológica e Hospitalar pela Fundação Antônio Prudente - AC Camargo Cancer Center, de São Paulo. É especialista em Fisioterapia em Oncologia pelo Concurso Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) /Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO), e em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo Coffito/Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (Abrafism), mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, em que realizou um período sanduíche no The Netherlands Cancer Institute, na Holanda.

Karine Zancanaro Reys: formada em Enfermagem e especialista em Enfermagem Oncológica pela Ulbra. Trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 2007 construindo experiência na área de oncologia e gestão administrativa.

Mariana Bohns Michalowski: graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Oncologia e Hematologia Pediátrica pela Université de Lyon e doutorado em Pediatria - Oncopediatria pela Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier), da França, onde trabalhou com alterações epigenéticas dos neuroblastomas e ependimomas da infância. Mariana trabalhou como chefe do Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio de Porto Alegre entre fevereiro de 2013 e fevereiro 2015. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Pediatria na UFRGS e atua principalmente junto ao Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Paula Leite Dutra: graduada em Medicina pela UFCSPA, médica especialista em Clínica Médica pelo Hospital Mãe de Deus, pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Hospital Albert Einstein e mestranda do PPG em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Vanessa Silva de Souza: formada em Enfermagem pelo IPA, mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano pela Universidade La Salle e doutoranda do Programa de Pós-graduação Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica pela UFRGS. Vanessa já atuou como enfermeira assistencial em uma unidade de internação adulto cirúrgico, ambulatório e centro de diagnóstico por imagem.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.