Início do ano letivo da Feevale aprofunda parceria com Finlândia | Universidade Feevale

Início do ano letivo da Feevale aprofunda parceria com Finlândia

20/02/2019 - Atualizado 15h54min

Aulas de graduação e de idiomas são retomadas nesta quinta-feira

O ano letivo da Universidade Feevale começa nesta quinta-feira, 21, sintonizado com o que há de mais avançado em experiências educacionais no mundo. Na tarde de terça-feira, uma comitiva de finlandeses falou com cerca de 500 professores sobre o papel dos docentes no sucesso educacional do país. É nessa perspectiva de qualidade que as aulas de graduação e dos cursos de idiomas são retomadas nos dois câmpus de Novo Hamburgo e no de Campo Bom, além dos polos da Feevale Digital em Esteio, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Nova Petrópolis, Parobé, São Sebastião do Caí e Sapiranga. As atividades de mestrado e doutorado iniciam-se no dia 25, e a retomada das aulas dos MBAs e das especializações varia conforme o curso, devendo ser consultadas as páginas específicas de cada um. A Escola Feevale já está com aulas desde a segunda-feira, 18.

Pela primeira vez, o encontro de abertura do ano reuniu os corpos docentes da universidade e da escola, que lotaram o Salão de Atos do Câmpus I. A abertura coube ao reitor da Feevale, Cleber Prodanov, que afirmou: “Nós temos sentido e direção. Temos visão de futuro, e ela passa pelo nosso trabalho e pelas parcerias, entre elas com a Finlândia, que é extremamente estratégica”. Ele lembrou ainda que esta parceria não é novidade, já tem 13 anos, no entanto, foi acelerada no ano passado.

Fruto dessa intensificação, durante todo o dia ocorreu uma agenda de trabalho entre professores da Universidade e da Escola com a comitiva formada por Pasi Kaskinen, CEO da Finland University, Jarkko Wickström, diretor de Operações, Brasil e América Latina da Finland University, e as professoras Minna Kaarina Makihonko, Mirka Gustafsson e Niina Nyyssölä. O consórcio reúne algumas das principais instituições de ensino do país: Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere, Universidade de Turku e Universidade Åbo Akademi.

Internacionalização da qualidade

A apresentação inicial coube a Wickström, que citou alguns dos principais tópicos acerca do desenvolvimento educacional de seu país. “Não tem truques, não há modelo para copiar. O que temos são experimentações, erros e correções”, disse. Ele comentou que costuma ser questionado sobre a viabilidade de aplicar esse acúmulo de conhecimento e práticas em países com realidades e tamanhos distintos da Finlândia. “Já temos experiências demonstrando que é possível”, garantiu. Para viabilizar a internacionalização desse histórico que garante ao país nórdico o topo dos rankings de qualidade em educação, foi criada a Finland University. 

Na sequência, a professora Minna Kaarina Makihonko, da Universidade de Tampere, detalhou sobre o processo de formação docente com bastante naturalidade, pois esteve nas duas situações: passou pela formação e depois trabalhou como mentora de novos professores. “Não é suficiente transmitir conteúdo e informação, é preciso saber o que fazer com este conhecimento”, ressaltou. Para lecionar, o profissional cumpre um percurso dividido em três eixos: pedagogia e teoria do ensino, pedagogia específica da área de atuação (matemática, por exemplo) e treinamento com mentoria de prática de ensino.

Na Escola Feevale (foto à esquerda), a comitiva visitou as instalações, detendo-se com mais atenção na biblioteca, no espaço destinado a atividades de teatro e música, no atelier de arte, na piscina e em diferentes tipos de sala de aula. Na conversa com a direção e coordenações da escola, os finlandeses fizeram uma série de perguntas, projetando como a parceria pode ser concretizada não apenas no ensino superior, mas também nas diversas séries do colégio. “A ideia é buscar um alinhamento da escola com as metodologias educacionais finlandesas”, resumiu a pró-reitora de Ensino da Feevale, Angelita Renck Gerhardt.


À noite, Jarkko Wickström fez nova palestra no Salão de Atos (foto à esquerda) sobre a educação finlandesa para professores das redes municipais de Campo Bom, Novo Hamburgo e Picada Café.

Novidades e serviços que aguardam os alunos


  • Consulta das salas de aula: a consulta das salas de aula já está disponível na Central do Aluno. Essa e outras consultas referentes à matrícula podem ser acessadas na Central do Aluno ou no aplicativo Aluno Feevale, utilizando a Senha Feevale. Serão disponibilizados pontos de autoatendimento para consulta na Rua Coberta, no Câmpus II, e no Atendimento Feevale do Câmpus I.
  • Centro de Idiomas agora é Idiomas Feevale: o Centro de Idiomas, sob a coordenação da professora Vera Lúcia Flores, está de cara nova: passa a se chamar Idiomas Feevale e, também, está com nova identidade, nova metodologia e novos cursos. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/idiomas ou na coordenação, localizada no 3° andar do prédio Lilás, no Câmpus II (sala 301C, telefone 51 3586-8800, ramal 8986).
  • Novo restaurante: o ano letivo começa com novidade gastronômica na Universidade. No primeiro dia de aula, 21 de fevereiro, a empresa Eccel passa a operar o restaurante universitário no Câmpus II. A proposta é servir comida caseira, em duas modalidades de atendimento: Restaurante Universitário (RU) e Restaurante Executivo (RE). Para marcar a data, durante o almoço e o jantar ocorrerá apresentação de Raoni, vocalista da banda Valente.
  • Novo minimercado: outra novidade é o minimercado Canto 2, localizado na Rua Coberta do Câmpus II. O estabelecimento comercializa produtos de armazém, como pães, frios, congelados, marmitas, frutas, enlatados, ervas, massas, itens de limpeza, ração e outras mercadorias em geral. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 22h e sábado das 7h30min às 14h15min.
  • Promoções dos estabelecimentos: os estabelecimentos da Feevale estão com promoções especiais até o dia 16 de março. São diversos produtos e serviços pelo custo de R$ 3. Confira as lojas participantes: Bomalu, Dog Mania CI e CII, Eccel Restaurantes, Florinda's Doceria, Happy Station, Livraria Infinity, Quicker, Panvel, Point e Canto 2, Salão Cor e Corte e Subway.
  • Vou de Bus Feevale: a universidade oferece a seus estudantes transporte gratuito da Estação Novo Hamburgo da Trensurb até os câmpus I, II e III, assim como o percurso inverso. A linha de ônibus atende aos horários de aula dos turnos manhã, tarde e noite da instituição. Os horários e as normas de uso, bem como outras opções de transporte e informações sobre estacionamento, podem ser conferidos no site www.feevale.br/transporte.
  • Recepção dos novos acadêmicos de graduação: na ocasião, os coordenadores dos cursos apresentarão a estrutura e os serviços disponibilizados, bem como darão informações sobre as graduações, esclarecendo dúvidas em relação ao perfil profissional, currículo, atividades práticas e de estágio e demais orientações acadêmicas. Os estudantes poderão se informar, ainda, sobre outros aspectos inerentes ao Ensino Superior, como organização pedagógica e avaliação.
  • Guia Acadêmico e caderno: o Guia Acadêmico 2019 poderá ser consultado em versão digital no site www.feevale.br/guia. Os alunos receberão um caderno acadêmico, que estará disponível para retirada nos Laboratórios de Informática (CIA – Centro de Informática Acadêmica): Câmpus I – prédio Sede; Câmpus II – prédio Rosa e prédio Multicolor; e Câmpus III – prédio sede.
  • Rede Wireless Eduroam: Os acadêmicos podem utilizar seu login (codigo@feevale.br) e Senha Feevale para conectar-se à Eduroam, principal rede de acesso à internet dentro dos câmpus. Basta se conectar uma vez à rede que o dispositivo se conectará automaticamente em qualquer instituição participante.
Saiba mais: o núcleo de Marketing Digital da Instituição preparou o site www.feevale.br/voltaasaulas, que contém outros detalhes sobre os serviços da instituição, como Webmail Feevale, impressão web e Intervalo Cultural. Essas e outras informações podem ser obtidas, também, pelo telefone (51) 3586-8822.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.