IPSmart promove integração entre acadêmicos do Brasil e da Finlândia | Universidade Feevale

IPSmart promove integração entre acadêmicos do Brasil e da Finlândia

12/09/2019 - Atualizado 13/09/2019 08h30min

Aula a distância
Aula a distância

Parceria entre Feevale e Hamk proporcionou aulas a distância entre os cursos de Engenharia Eletrônica e de Design


Durante a semana, a Universidade Feevale realizou aulas a distância com a Häme University of Applied Sciences (HAMK), da Finlândia. A edição piloto do IPSmart proporcionou uma integração entre os estudantes do curso de Engenharia Eletrônica da instituição finlandesa, e do Design da Feevale, e teve como objetivo focar no desenvolvimento de concepts de design para robôs de aplicação doméstica e tecnologias vestíveis. Os alunos foram orientados, no Brasil, pelo professor da Universidade André Conti, e na Finlândia, por Timo Karppinen.

Na manhã desta quinta-feira, 12, foram encerradas as atividades desta primeira etapa que, de acordo com Conti, fizeram com que os processos criativos dos cursos envolvidos se complementassem. “Enquanto os engenheiros têm um foco mais pragmático na viabilidade da aplicação, os designers têm uma perspectiva mais voltada para o usuário, para o consumidor. Quando entram em contato, temos um resultado com um potencial muito interessante”, disse. Os estudantes de ambas as universidades apresentaram suas ideias e, também, puderam fazer sugestões e críticas que, para o professor, ajudaram a comprovar que a atividade funciona e que ela pode se repetir. O professor Karppinen pretende visitar a Feevale em outubro e trazer os dispositivos necessários da Hamk para realizar as aulas no Brasil.

Cooperação internacional

A cooperação entre a Universidade Feevale e a Hamk foi estabelecida por meio de um convênio firmado em 2006 e, desde lá, tem desenvolvido uma produtiva parceria no ensino, na pesquisa e na extensão, com expressiva mobilidade discente e docente entre os dois países. O convênio com a instituição finlandesa e a VIA University College, Dinamarca, evoluiu para uma aliança estratégica. O novo convênio, firmado em 2016, deu início ao acordo trilateral Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que tem o objetivo de ampliar ações para educação internacional, integrando grupos de pesquisa e internacionalizando empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.