Missão técnica ao Canadá fortalecerá pesquisa de tratamento de água | Universidade Feevale

Missão técnica ao Canadá fortalecerá pesquisa de tratamento de água

29/08/2016 - Atualizado 14h57min
Professor da Universidade Feevale, Marco Antônio Siqueira Rodrigues participará da viagem, de 7 a 19 de setembro

O professor do mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale, Marco Antônio Siqueira Rodrigues, participa de uma missão técnica ao Canadá em setembro. A missão, que acontece de 7 a 19, tem por objetivo estabelecer contatos de pesquisa na área de tratamento de águas e efluentes na University of British Columbia, em Vancouver. O convite partiu do professor Marcello Veiga, da instituição canadense, visando ao desenvolvimento de tecnologias para descontaminação de recursos hídricos com metais tóxicos e cianeto.

Ocorrerá, também, visita técnica à Lakeview Water Treatment Plant, em Lake Ontario, a convite do engenheiro Jeff Hennings, diretor da Divisão de Águas. Essa estação de tratamento de água (ETA) produz 1150 milhões de litros de água por dia, o que a torna uma das maiores instalações de processos de tratamento de água por membranas do mundo. Na oportunidade, serão apresentadas as membranas desenvolvidas no projeto da Feevale Desenvolvimento de síntese de membranas íon-seletivas e separadores de fluxo para sistemas de eletrodiálise e sua aplicação ao tratamento de água de abastecimento público e efluentes industriais, que tem fomento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A missão ao Canadá integra o projeto Produtos e processos: desenvolvimento e aplicação de tecnologias limpas ao saneamento ambiental, também da Feevale, do qual a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é coexecutora, em convênio firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Participarão, também, da viagem, os professores Alvaro Meneguzzi e Andréa Moura Bernardes, da UFRGS, e Franco Amado Dani Rico, da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Bahia (UESC-Ba).

Projeto pesquisa desenvolvimento de membranas para tratamento de efluentes
Projeto pesquisa desenvolvimento de membranas para tratamento de efluentes
Sobre o projeto Desenvolvimento de síntese de membranas íon-seletivas e separadores de fluxo para sistemas de eletrodiálise e sua aplicação ao tratamento de água de abastecimento público e efluentes industriais da Universidade Feevale

Coordenada pelo professor Rodrigues, a pesquisa visa sintetizar membranas e separadores de fluxo poliméricos para serem empregados em sistema de eletrodiálise (ED), além da transferência tecnológica do conhecimento produzido na Universidade para o setor industrial, proporcionando desenvolvimento tecnológico ao País. A eletrodiálise é um método de tratamento de efluentes e esgoto que utiliza membranas íon-seletivas, separadores de fluxo e campo elétrico de corrente contínua, possuindo maior eficiência na remoção de poluentes persistentes de pequeno tamanho como, por exemplo, os metais pesados. Esse método proporciona uma alta qualidade do efluente tratado, o que possibilita a reutilização deste pela indústria e, ainda, a recuperação de íons metálicos. A pesquisa, que foi iniciada em parceria com a Université Laval, também do Canadá, visa ao desenvolvimento de tecnologia nacional para fabricação das membranas que, hoje, precisam ser importadas.
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.