Novo Hamburgo recebe especialista em inclusão | Universidade Feevale

Novo Hamburgo recebe especialista em inclusão

05/09/2017 - Atualizado 13h49min

Pesquisadora Célia Sousa estará na Feevale na próxima semana. Instituição desenvolve, juntamente com Portugal, projeto que auxiliará no aprendizado de pessoas com deficiência

Na próxima semana, a Universidade Feevale receberá a professora Célia Sousa (foto), do Centro de Investigação iACT- Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação, do Instituto Politécnico de Leiria- IPL, de Portugal. A pesquisadora estará na Instituição para participar de atividades referentes ao projeto de pesquisa intercontinental SENSeBOOK – Livros Multissensoriais, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Célia, que desenvolve pesquisas sobre nas áreas das tecnologias de apoio e da comunicação aumentativa, permanece em Novo Hamburgo de 11 a 15 de setembro.

Liderado pela professora Regina Heidrich, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale, o projeto SENSeBOOK tem o objetivo de contribuir com a educação inclusiva de pessoas com deficiência. Por meio do estudo, as bolsistas de Iniciação Científica Claudia Elisete Kellermann, do curso de Design, e Joanna Wottrich, do curso de Psicologia, estão passando o ano em Portugal, sob a orientação da professora Célia, especialista em desenvolvimento de soluções de comunicação aumentativa e de comunicação não verbal. Durante a visita à Universidade, a pesquisadora trabalhará juntamente com a professora Regina e participará de atividades na Feevale e na UFRGS. Confira a agenda:

11 de setembro, segunda-feira – Palestra sobre o projeto SENSeBOOK, a atuação das acadêmicas da Universidade em Portugal, além de possibilidade de bolsa de estudos de um ano no IPL. Local: auditório do prédio Multicolor, no Câmpus II, às 19h30min.

12 de setembro, terça-feira – Participação, juntamente com a professora Regina Heidrich, no evento Cultura e acessibilidade: pesquisa, formação e produção, organizado pelo Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo Grupo Interdisciplinar Pró-cultura Acessível (Prorext/UFRGS), com parceria da Feevale. Regina falará do projeto SENSeBOOK; Célia, sobre os projetos do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do IP, em Leiria, que coordena. Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Câmpus Centro, Porto Alegre), às 14h30min.

13 de setembro, quarta-feira – Recepção oficial da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Feevale. Local: sala 1 da Reitoria, no Câmpus II, às 15h.

14 de setembro, quinta-feira – Palestra para alunos dos programas de pós-graduação para apresentar as possibilidades de doutorado sanduíche com bolsa em Portugal. Local: miniauditório da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, no Câmpus II, às 19h30min.

Sobre a professora Célia Sousa

Professora e pesquisadora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, doutora em Ciências da Educação na especialidade de Educação Especial pela Universidade da Estremadura (UNEX), investigadora do Centro de Investigação iACT- Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação do Instituto Politécnico de Leiria e do Grupo de Investigación e Innovación Educativa da Universidade da Estremadura (UNEX), e coordenadora Técnica do Centro de Recursos para Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria. 

Sobre o projeto SENSeBOOK

Realizado pela Universidade Feevale, a Universidade Lusíada de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal, o projeto pretende desenvolver uma metodologia para a criação de kits de livros multiformato, ou seja, de leitura multissensorial. Por meio do Design Inclusivo, baseado em tecnologias de informação e comunicação, estratégias de adaptação audiovisual e de comunicação alternativa, os kits permitirão o acesso de todos, em especial pessoas com cegueira, surdez ou deficiência intelectual, a uma educação de qualidade.

Liderado pela professora Regina Heidrich, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale, o projeto prevê intercâmbio entre os dois países, nas modalidades graduação e doutorado sanduíche. As bolsistas de Iniciação Científica Claudia Elisete Kellermann, do curso de Design, e Joanna Wottrich, do curso de Psicologia, estão passando o ano de 2017 nas instituições portuguesas, que são referência em estudos sobre inclusão. A graduação sanduíche permite que o acadêmico faça parte de sua formação em uma universidade estrangeira, o que possibilita a troca de conhecimento entre as instituições. Nas palestras que serão ministradas na Universidade Feevale, as professoras pretendem divulgar formas de concorrer a mais quatro bolsas de graduação e três de doutorado.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.