Os novos arquétipos da masculinidade no Museu Nacional do Calçado | Universidade Feevale

Os novos arquétipos da masculinidade no Museu Nacional do Calçado

31/03/2015 - Atualizado 10h23min
Exposição transdisciplinar abre no dia 6 de abril, no Câmpus I da Universidade Feevale

Os novos arquétipos de masculinidade, o calçado como uma ferramenta comunicacional e a cultura material estarão em evidência na próxima exposição do Museu Nacional do Calçado (MNC), localizado no Câmpus I da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. A mostra Masculinidades Hiato, que abrirá para o público no dia 6 de abril, apresenta a seleção de calçados organizada pelo mestrando em Processos e Manifestações Culturais da Feevale, Daniel Keller, a professora do mesmo curso, Denise Castilhos de Araujo e a coordenação do MNC. 

O acadêmico, que foca suas pesquisas no estudo das identidades de gênero, propõe pensar nos calçados masculinos em seu estado da arte e sua profunda relação destes objetos com a cultura da sua sociedade.  A mostra se configura com uma concretização de subjetividades, cujo agrupamento pode ajudar a construir um mapa das lacunas entre cada artefato apresentado - revelando as estruturas de diferentes configurações da identidade masculina. 

Entre os objetos que estarão no espaço de exposições temporárias, em conjunto com a pesquisa de Keller, estão calçados masculinos que integram a coleção do MNC, bem como fotografias que demonstrarão homens com calçados de cada tribo masculina. A exposição destaca o trabalho do museu, também, como um instrumento de pesquisa sobre o futuro e os dias de hoje - servindo de base para pesquisadores, artistas, criativos do setor coureiro-calçadista e outros profissionais da moda.

SERVIÇO
Masculinidades Hiato - Uma leitura do “estar” homem contemporâneo
Pesquisa: Daniel Keller, Denise Castilhos de Araujo e Ida Helena Thön
Curadoria: Daniel Keller e Ida Helena Thön
Coordenação: Ida Helena Thön
Local: Câmpus I da Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo, RS)
Visitação: de 6 a 30 de abril
Horários: de segunda a sexta-feira das 14h às 18h e das 19h às 22h e, aos sábados, das 8h30min às 12h
Contato: (51) 3584-7102

Sobre o Museu Nacional do Calçado

O Museu Nacional do Calçado (MNC) conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país. Está localizado no Câmpus I da Universidade Feevale, reunindo um vasto acervo, com calçados desde o século XII, além de sandálias gregas antigas. O espaço também se propõe promover exposições, cursos, seminários, palestras, encontros, concursos, lançamentos de moda e visitações dirigidas. 

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.