Pesquisador responsável por vacina anticâncer palestra na Feevale | Universidade Feevale

Pesquisador responsável por vacina anticâncer palestra na Feevale

18/09/2014 - Atualizado 10h28min
Fernando Thomé Kreutz abre o Inovamundi, dia 7 de outubro, no Teatro Feevale

O Inovamundi, que ocorrerá dos dias 7 a 10 de outubro na Universidade Feevale, terá na sua abertura a palestra de Fernando Thomé Kreutz, médico e pesquisador responsável pela vacina brasileira contra o câncer de próstata. Com a temática Empreendedorismo e inovação gerando riqueza social no mundo globalizado, o evento, aberto também à comunidade, acontecerá no dia 7 de outubro,  no Teatro Feevale, às 19h45min. O ingresso será um 1kg de alimento não perecível, recolhido na entrada do espaço.

A palestra abordará a importância de se focar em empreendimentos de alta tecnologia, os desafios e quais as oportunidades da área, bem como os ambientes de inovação, o apoio governamental, tipos de recursos financeiros e projeções para o futuro. À frente da FK Biotec e com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Kreutz criou uma nova tecnologia de combate ao câncer que já tem uma patente americana publicada e depósitos na União Europeia e em vários países, como China, Índia, Canadá, Brasil e Coreia do Sul. A vacina, que é classificada como uma Terapia Celular, já se encontra na fase clínica, com previsão de entrada no mercado em três anos. Trata-se de uma vacina autóloga - ou seja, feita com células tumorais do próprio paciente. Inicialmente, ela será usada para tratar câncer de próstata, mas já há estudos em curso prevendo sua aplicação em outros tipos de câncer, como câncer de mama e pâncreas.

Fernando Thomé Kreutz: empreendedor e investidor anjo, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Biotecnologia - Pharmacy and Pharmaceutical Science - University of Alberta (Canadá). É diretor-presidente - Fk Biotecnologia S.A., diretor da Proetogenética S.A. e Inovabiotec LTDA., conselheiro das empresas CellVet, Nanodynamics, FKx Inc. e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), além de professor adjunto da Faculdade de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e médico. 

O Inovamundi

O Inovamundi 2014 ocorre entre os dias 7 e 10 de outubro. O programa de estímulo à pesquisa da Universidade Feevale busca disseminar os saberes científicos, tecnológicos e inovadores, a partir de uma visão criativa e sistêmica. O evento acontece nos câmpus I e II da Instituição, e é composto pela Feira de Iniciação Científica (FIC), pelo Seminário de Pós-graduação (SPG) e pela Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP). As sessões de apresentação dos trabalhos serão abertas à comunidade, e a programação completa será divulgada no site www.feevale.br/inovamundi. Informações podem ser obtidas com a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9000.

Sobre a vacina

Os primeiros testes da vacina desenvolvida por Kreutz mostram resultados muito promissores. Em um grupo de 107 pacientes acompanhados por cinco anos, foi usado o nível de PSA como referência do que poderia ser chamado de cura bioquímica, ou seja, quando o PSA fica indetectável.  O PSA é uma proteína encontrada no sangue que, quando em nível elevado, indica a possibilidade de câncer de próstata. No grupo vacinado, após cinco anos, 85% dos pacientes tiveram PSA indetectável. No grupo de controle, apenas 48% apresentaram esse resultado.

A sobrevida também aumentou de forma significativa. A média de mortalidade esperada conforme a literatura médica é de 20%. O grupo não vacinado teve 19% de mortes por câncer. No grupo vacinado, a mortalidade foi de apenas 9%. O grupo estudado foi composto por pacientes com doença localmente avançada, ou seja, fizeram cirurgia e tiraram a próstata, mas já apresentavam invasão local – o câncer não foi 100% removido. Segundo a média histórica, cerca de 30% dos casos apresentam invasão local. Novos estudos estão sendo realizados com pacientes com doença já metastática, com resultados bastante encorajadores.
 
Os resultados foram apresentados em encontro da AACR – Associação Americana de Pesquisa sobre Câncer. Os testes mostram que o tratamento é seguro, sem efeitos adversos severos.  Agora, está sendo desenhado o estudo clínico da Fase 3, com 416 pacientes.  O processo será multicêntrico e envolverá hospitais no Rio Grande do Sul e São Paulo, além de parcerias com outros estados que estão em discussão. Um estudo com pacientes no Canadá também está sendo planejado para início no primeiro semestre de 2015. 

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.