Pesquisadora da Feevale lança cartilha sobre ergonomia | Universidade Feevale

Pesquisadora da Feevale lança cartilha sobre ergonomia

23/04/2018 - Atualizado 14h58min

A coordenadora do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Jacinta Sidegum Renner (foto), foi a organizadora da cartilha Ergonomia: uma abordagem conceitual. O documento foi lançado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do Grupo de Estudos do Ambiente do Trabalho (Geat), que é integrado pela pesquisadora. O lançamento da cartilha de Ergonomia ocorreu na última semana, em um workshop na sede da Fiergs.

A cartilha traz uma abordagem conceitual para nortear ações em ergonomia dentro das indústrias, em diversas áreas de atuação. A publicação tem o objetivo de orientar as empresas para além da Norma Regulamentadora nº 17 (NR17), compilando assuntos pertinentes como postura, manuseio e transporte de cargas, ritmos de trabalho, entre outros. 

Segundo a professora Jacinta, a ergonomia é um assunto que está intimamente relacionado com a saúde dos trabalhadores. A cartilha pretende auxiliar indústrias de diversos ramos nas práticas preventivas dentro do ambiente de trabalho. “Espera-se que a cartilha impacte tanto no grande quanto no médio e pequeno empresário. Para isso, foi pensado em um meio de divulgação acessível e de fácil compreensão”, afirma. 

A publicação está disponível, de forma gratuita, para download no site da Fiergs


O que é ergonomia?


Palavra de origem grega ergon (trabalho) e nomos (leis), a ergonomia é a ciência que estuda a interação do homem e com outros elementos ou sistemas visando à promoção da segurança, da saúde, do conforto e do bem-estar ao trabalhador. Nesse sentido, a Norma Regulamentadora nº 17 (NR17), que trata da ergonomia, tem por objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.