Professor representa a Feevale em missão dos Brics na Índia | Universidade Feevale

Professor representa a Feevale em missão dos Brics na Índia

11/11/2019 - Atualizado 15h45min

Índia

Marco Antonio Siqueira Rodrigues, coordenador do PPG em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale, pesquisa soluções para potabilização da água a baixo custo

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale, Marco Antonio Siqueira Rodrigues, representou a Instituição, na última semana, em uma missão técnica na Índia. Rodrigues participa, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de uma rede internacional de pesquisa constituída por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul no âmbito dos Brics, o grupo político de cooperação formado por estes cinco países.

Nos dias 5 e 6 de novembro, o pesquisador participou do Workshop on Membranes for Water Management and Waste to Resources with Special Focus on NextGen Membrane Technology, no Central Glass & Ceramic Research Institute (CSIR), em Calcutá. O evento, que teve o apoio da Indian Membrane Society e do governo daquele país, teve o objetivo de discutir atividades desenvolvidas na Índia para ajudar o seu desenvolvimento.

De acordo com Rodrigues, foram avaliadas tecnologias de tratamento e abastecimento de água potável e as relações do povo indiano com os recursos hídricos.

Falamos muito das doenças com veiculação hídrica e processos de tratamento de potabilizacão de baixo custo. A proposta é desenvolver tecnologias que possam ser utilizadas por pessoas de baixa renda, em lugares onde não há energia elétrica, ou seja, tecnologias autônomas”, explica. Outro aspecto debatido foi o tratamento de resíduos sólidos e a viabilização de processos que proporcionem a valorização desses resíduos e a geração de renda.

A próxima reunião do grupo será no primeiro semestre de 2020, na Feevale. Conforme o professor Rodrigues, serão discutidas soluções em tratamento da água para o Brasil.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.