Professores da Feevale apresentam trabalhos em congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada | Universidade Feevale

Professores da Feevale apresentam trabalhos em congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada

17/07/2019 - Atualizado 14h28min


Evento acontece até esta sexta-feira, em Brasília


Juracy Assmann Saraiva, coordenadora do mestrado em Letras da Universidade Feevale, Ernani Mügge, docente do curso e Marinês Andrea Kunz, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, participam, nesta semana, do XVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic). O evento acontece até o 19 de julho, em Brasília.  O trio apresentará um simpósio denominado Ficção de Machado de Assis, sistema poético e contexto.  


Juracy levou para Brasília o trabalho que trata sobre a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. “Vou apresentar um trabalho sobre a teatralidade que está em Memórias Póstumas de Brás Cubas. O ponto de vista com que ele observa e analisa as relações humanas que, segundo depreendo, segue uma tradição barroca que afirma que o mundo é um grande teatro em que as pessoas encenam”, explica. 



Já a professora Marinês apresentará seu trabalho relativo ao romance Quincas Borba, trazendo como enfoque as formas de manifestação de violência. 


Em continuidade, o professor Mügge apresentará o trabalho que trata do conto O espelho, em que também discute a encenação; neste caso, os valores das exterioridades estão representados pela farda da personagem do conto. “Com essa análise, o trabalho retoma a perspectiva crítica por meio da qual Machado visualiza o ser humano, desenvolvendo uma trama de natureza filosófica, cuja metáfora, a indumentária militar que compõe a alma exterior do protagonista, conduz a reflexões sobre a identidade dos indivíduos e sobre o problema fundamental da oposição entre essência e aparência”, finaliza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.