Professores da Feevale pesquisam tratamento de água e efluentes | Universidade Feevale

Professores da Feevale pesquisam tratamento de água e efluentes

Duas pesquisas desenvolvidas por professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale apresentam resultados que impactam positivamente o manejo de água e de efluentes urbanos e industriais. 

O projeto liderado pelo professor Marco Antônio Siqueira Rodrigues, Recuperação de Água de Efluentes Utilizando Processos de Membranas, contribui com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na investigação e na apropriação dos processos de separação por membranas no tratamento de água para abastecimento público, bem como no tratamento de esgotos e efluentes industriais. A importância dessa pesquisa se amplia porque cada vez mais se constata a presença de poluentes emergentes na água potável. Isso decorre, sobretudo, a partir da contaminação dos mananciais pelo lançamento de esgoto e de efluentes industriais.

O tratamento mais usual de água para abastecimento da população é do tipo tradicional, com etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação, mas ele é insuficiente. Diante desse cenário, é imprescindível o desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas ao tratamento complementar de águas para abastecimento público e de efluentes urbanos e industriais, em razão da necessidade de se remover compostos remanescentes do tratamento convencional.

Outro projeto da Feevale, Desenvolvimento de Membranas Poliméricas para Eletrodiálise, coordenado pelo professor Fabrício Celso, parte da escassez de água potável no Brasil, situação que vem aumentando consideravelmente, conforme a edição de 2017 do Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, da Agência Nacional de Águas (ANA). Para proporcionar o uso racional da água, diversas tecnologias avançadas estão em estudo e desenvolvimento, entre elas a eletrodiálise, empregada no tratamento de água e de efluentes industriais. Esse processo é eficiente principalmente para remoção dos metais pesados presentes no estado líquido.

O trabalho de Celso tem o objetivo de desenvolver materiais que possam ser usados para fabricação de membranas para uso em eletrodiálise. Já foram elaboradas no laboratório membranas que apresentam desempenho 40% superior em comparação a outros produtos comercialmente disponíveis.

 

Doutorado

As duas pesquisas são desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, que está com inscrições abertas até 11 de fevereiro para o processo seletivo da primeira turma do doutorado profissional. Este curso, nessa modalidade, é inédito no Rio Grande do Sul.

O objetivo do PPG é produzir pesquisas avançadas na área de materiais e processos, formando doutores que, mediante o conhecimento científico, busquem soluções para demandas associadas ao desenvolvimento industrial. Assim, busca a qualificação de processos, a melhoria dos materiais já existentes, bem como o desenvolvimento de novos materiais e processos que impulsionem o desenvolvimento regional. Com área de concentração em Desenvolvimento Tecnológico em Materiais, são duas as linhas de pesquisa:  Desenvolvimento e caracterização de materiais e Otimização de processos industriais.


Mais informações no site www.feevale.br/materiais.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.