Profissionais de 33 instituições de saúde do RS participam de aulas nos laboratórios da Feevale | Universidade Feevale

Profissionais de 33 instituições de saúde do RS participam de aulas nos laboratórios da Feevale

18/12/2017 - Atualizado 15h07min

Parceria com Hospital Moinhos de Vento permitiu a formação de 204 técnicos

Uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento e a Universidade Feevale possibilitou a realização, em Novo Hamburgo, de aulas práticas do curso de Especialização Técnica em Enfermagem, com ênfases em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência. Um total de 204 técnicos, pertencentes a 33 instituições de saúde do Rio Grande do Sul, participaram de aulas nos laboratórios de saúde da Feevale, no Câmpus II.

O projeto “Formação e Qualificação de Técnicos para o Sistema Único de Saúde” disponibilizou vagas para qualificar profissionais técnicos em Enfermagem atuantes no SUS, em diferentes áreas, como urgência e emergência, UTI, UPA e SAMU. As aulas teóricas ocorreram entre os meses de abril e novembro, na estrutura do Hospital Moinhos de Vento (Hospital da Restinga e Extremo Sul e Colégio Bom Conselho), com gestão a cargo de seu Instituto de Pesquisa e Ensino. As aulas contaram com um currículo inovador, criado a partir das demandas encontradas nas instituições de origem, mediante a aplicação de metodologias ativas. Já a parte prática, realizada na Feevale, teve os seguintes cursos como base: ECG (eletrocardiograma), Simulação Realística, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e VM (Ventilação Mecânica).

De acordo com Raquel Bohn, pesquisadora e líder do projeto no Hospital Moinhos de Vento, a Universidade Feevale foi a instituição escolhida para ministrar os cursos por possuir uma excelente estrutura física e profissionais qualificados. “Entendemos que a necessidade de especialização é premente, por sua importância na assistência. No âmbito da Saúde, a qualidade dos serviços está intrinsecamente relacionada à sua força de trabalho, tanto nos aspectos quantitativos quanto qualitativos, cuja repercussão manifesta-se no atendimento prestado à população em todos os níveis de complexidade”, afirma.

Raquel ainda diz que, atrelado a isso, estão os profissionais de Enfermagem que compõem a maior força de trabalho da área da Saúde, nos mais diversos campos de atuação. “Estima-se que a Enfermagem, que é constituída por auxiliares, técnicos e enfermeiros, representa mais de 50% do total dos profissionais do Brasil. Sendo assim, as aulas práticas tiveram como principal objetivo qualificar a assistência prestada por técnicos em enfermagem, por meio da simulação de casos e experimentação das capacidades desenvolvidas ao longo dessa qualificação”, conclui.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.