Projeto Aruanda promove atividades sobre a Abolição da Escravatura | Universidade Feevale

Projeto Aruanda promove atividades sobre a Abolição da Escravatura

10/05/2017 - Atualizado 11/05/2017 15h05min
Projeto Aruanda - 13 de maio
Projeto Aruanda - 13 de maio

Apresentação musical e aula aberta são gratuitas e abertas à comunidade

 

Nos dias 11 e 12 de maio, acontece o evento 13 de maio não se comemora, se luta, que ocorre em alusão ao dia 13 de maio, marcado como a data oficial da Abolição da Escravatura no Brasil e como o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Composto por uma intervenção e uma aula aberta, o evento, que acontecerá no Câmpus II da Universidade, pretende desconstruir o imaginário acerca das datas e promover a conscientização sobre o combate ao racismo.

As atividades serão gratuitas, voltadas aos acadêmicos e abertas ao público, sem necessidade de inscrição. As intervenções são organizadas pelo Projeto Aruanda – A voz da juventude negra, integrante do programa de extensão NIARA – Nutrindo Identidades e Afirmações Raciais. Mais informações podem ser obtidas no e-mail rosanavaz@feevale.br.

Sobre o Projeto Aruanda

Criado em 2015, o projeto visa estimular a visibilidade social, a autoestima e o protagonismo político-cultural de jovens pertencentes a comunidades negras da cidade de Novo Hamburgo. Nesse sentido, parte importante do trabalho é estimular os jovens beneficiários e os acadêmicos da Universidade Feevale a disseminar o conhecimento obtido e as reflexões feitas ao longo de sua experiência junto ao projeto.

Programação:

11 de maio

  • 18h – Rua Coberta: a banda 50 Tons de Pretas abre a atividade com um Pocket show com canções inspiradas na temática. Durante a apresentação, haverá a distribuição de materiais que buscam causar reflexões e discussões acerca da data

12 de maio

  • 20h15min – prédio Lilás, sala 200B: a aula aberta Intelectuais e imprensa negra no Rio Grande do Sul, organizada por meio da disciplina Diversidade, Conflitos Sociais e Direitos Humanos, em parceria com o programa de extensão NIARA, será ministrada pelo professor e pesquisador José Antônio dos Santos, doutor em História das Sociedades Ibéricas e Americanas e pesquisador da história e da cultura negra no Brasil Republicano e da diáspora africana nas Américas

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.