Projeto Mãos à Obra contra o frio | Universidade Feevale

Projeto Mãos à Obra contra o frio

07/08/2012 - Atualizado 14h19min
Alunos confeccionam painéis a partir de embalagens longa vida, que serão aplicados, nos dias 9 e 14 de agosto, em residências carentes do loteamento Kephas, em Novo Hamburgo
Desde junho, o projeto Mãos à Obra, desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, vem realizando atividades que visam minimizar o efeito do frio em residências carentes. Acadêmicos e bolsistas do projeto arrecadaram embalagens longa vida, a partir das quais foram confeccionados painéis, que foram aplicados, em junho, em residências extremamente carentes do loteamento Kephas, no bairro Diehl, e Novo Hamburgo. Nesta quinta-feira, dia 9, das 14h às 17h, está programada uma nova ida ao loteamento, para aplicar painéis que foram produzidos durante as férias de inverno. Outra visita está programada para o dia 14, nos mesmos local e horário.

De acordo com a professora Alessandra Brito, coordenadora do projeto Mãos à Obra, a ação surgiu a partir dos estudos sobre as embalagens longa vida. “Verificamos que esta tem sido utilizada como forro e vedação em casas populares, visando atenuar as temperaturas extremas, tanto no inverno, quanto no verão”, explica. “Esta oficina tem como objetivo amenizar o frio de famílias que vivem em situação muito precária no bairro Kephas”, afirma a professora.

Pesquisa

Em 2011, o projeto Mãos à Obra iniciou uma pesquisa sobre materiais recicláveis que pudessem ser utilizados em habitações precárias, visando à melhoria das condições de vida de populações carentes. Um dos materiais selecionados, pela grande quantidade produzida e pela baixa taxa de reciclagem, foi a embalagem longa vida. No ano passado, por exemplo, apenas a empresa Tetra Pak, a maior deste ramo, produziu 12 bilhões de embalagens longa vida no Brasil. A taxa de reciclagem deste material, diferentemente das latas de alumínio, ainda é pequena, alcançando em torno de 25%, em 2010.

Pesquisas realizadas pelo engenheiro Luis Otto Faber Schmutzler, da Unicamp, servirão como parâmetro, permitindo projetar alguns resultados. Schmutzler constatou que o alumínio tem a propriedade de refletir cerca de 95% do calor que chega através de radiações, e de emitir menos de 5%, dependendo do estado de polimento de sua superfície. Nesse mesmo estudo, verificou-se a eficiência da utilização dos painéis construídos com embalagens longa vida como forro, tendo eficiência semelhante às subcoberturas aluminizadas disponíveis comercialmente. “Assim, o projeto Mãos à Obra espera chegar a valores próximos a esses, que trariam um bom conforto térmico em habitações sociais, tanto no verão, quanto no inverno”, conclui a professora Alessandra.

Saiba mais

O projeto de Extensão Mãos à Obra tem como objetivo capacitar pessoas e/ou qualificar ambientes, construídos ou não construídos (praças, vias, etc), visando à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. O público-alvo abrange comunidades carentes inseridas em áreas de interesse social do município de Novo Hamburgo. O projeto também busca abordar questões como: pesquisa e construção de protótipos e dispositivos que visam melhorar as condições de comunidades carentes em termos de eficiência energética e sustentabilidade; proposição de soluções alternativas e de baixo custo; e transversalidade do conhecimento, envolvendo cursos de graduação, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Eletrônica e Tecnologia em Construção de Edifícios. Mais informações: abrito@feevale.br. 

Veja fotos da ação que aconteceu em junho

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.