Projeto social da Feevale qualifica comunidade para produção de pães e doces | Universidade Feevale

Projeto social da Feevale qualifica comunidade para produção de pães e doces

06/09/2019 - Atualizado 10/09/2019 14h05min

Professores e estudantes da Universidade auxiliam hamburguenses no aprimoramento de habilidades na área gastronômica


Projeto social


Segundas e terças-feiras são dias de muito aprendizado para os beneficiados do projeto social Confeitaria e Panificação – qualificação para o mercado de trabalho. Realizadas pelos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Feevale, as oficinas pretendem apresentar a elaboração de receitas para qualificar a comunidade. As atividades são oferecidas para as entidades: Associação Evangélica de Ação Social - Aevas (R. Marquês de Souza, 258, Novo Hamburgo), Paróquia Nossa Senhora de Fátima (R. Bento Gonçalves, 4130); e Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis), que praticam as oficinas no Centro de Estudos de Nutrição e Gastronomia da Feevale, localizada no Câmpus II.

Keli


Indicada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Kephas, Keli Cristiane da Silva, de 30 anos, está à espera de Giovanna e vê um futuro promissor na confeitaria.

Faz dez anos que eu trabalho na área, estou fazendo a oficina para aperfeiçoar meu conhecimento e minha formação para, se eu não trabalhar como confeiteira, poder abrir meu próprio negócio”, relata.


O pensamento empreendedor também está presente em Rogério Nascimento, de 48 anos.

O projeto está atendendo às minhas expectativas, é bem o que eu queria. Já estou feliz da vida! Quero trabalhar com isso no comércio e com a família. Na semana passada, a gente aprendeu a fazer sonho e já estou praticando em casa”, conta. Nascimento ficou sabendo do projeto por meio do Facebook da Feevale.

Rogério

Jéssica Vidal


A bolsista Jéssica Vidal, estudante de Gastronomia, participa das atividades desde o início do projeto, que começou no segundo semestre de 2018. A acadêmica percebeu que, a partir das oficinas, os usuários melhoram, além da possibilidade de trabalho, o ambiente familiar.

Eles dizem que a oficina muda a vida deles completamente, que conquistam empregos na área e conseguem melhorar a relação com a família. Tanto os homens, quanto as mulheres”, afirma.


Já Márcia Lima, acadêmica de Nutrição e voluntária desde o início deste ano, acredita que as atividades aprimoram seus aprendizados em sala de aula.

Para nós, o projeto só agrega. Podemos observar a prática da cozinha, o complexo das receitas, porque na Nutrição não trabalhamos muito com isso. É interessante observar os alimentos, a maneira de utilizá-los, as proporções, a ficha técnica, que faz com que aprofundemos o nosso conhecimento”, fala.

Márcia

“O projeto oferece qualificação e, acima de tudo, faz com que os beneficiados consigam um espaço no mercado de trabalho. Com certeza, o ensinamento aplicado nas oficinas tem feito a diferença na vida de muitas pessoas e, por isso, nós, da Feevale, queremos continuar trabalhando nesta perspectiva”, explica Simone Weschenfelder, coordenadora do projeto e professora de Nutrição da Universidade.

Daniel Bonho, coordenador do curso de Gastronomia e integrante do projeto, explica que é importante apresentar outra maneira de renda: a economia. “Mostramos também que, muitas vezes, a geração de renda pode ser uma questão de economizar dinheiro. Por exemplo, se eles fazem o próprio pão em casa, vão consumir um produto melhor e gastar menos. Isso é importante porque, a partir desse ponto, tentamos indicar que eles podem fazer o pão e vender”, expõe.

O projeto é realizado por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale. As atividades são gratuitas para os beneficiados e contam com o apoio das empresas Motasa e Piá. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetopanificacao@feevale.br.

Confira as fotos:

Projeto social Confeitaria e Panificação

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.