Referência para o design de joias | Universidade Feevale

Referência para o design de joias

01/08/2012 - Atualizado 17h24min
Professora Liliane de Araújo Mancebo aplica normas de desenho técnico no curso de Moda e em atividade de extensão, dando embasamento aos alunos interessados na área
Foi um livro lançado em 2008 pela Editora Feevale que chamou a atenção de universidades e profissionais da área, por apresentar uma série de conteúdos importantes para o processo de criação de joias, bijuterias e outros. Unindo conceitos de desenho técnico de outras áreas a amplas referências estéticas e artísticas, a professora Liliane de Araújo Mancebo escreveu um verdadeiro manual para o design e produção de joias: Guia prático para o desenho de joias, bijuterias e afins. Em 2012, a Ajesp - Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo, criou um grupo de trabalho para a discussão da normatização do design de joias no Brasil. Engracia Costa, diretora de design da Ajesp, conhecia o livro de Liliane e a convidou pra integrar esse grupo, composto por mais cinco pessoas, representando a academia e a indústria.

“As indústrias precisam de uma normatização para facilitar a produção e o próprio trabalho de design”, afirma. No entanto, essa normatização evita estabelecer padrões de medida, pelas próprias diferenças regionais e pelos diferentes processos aplicados por cada empresa. “O que se busca é uma catalogação de referências, para que os estudantes e profissionais do design possam ter mais embasamento em suas criações”, explica a professora.

As referências são muito úteis em sala de aula. Liliane, que é professora da disciplina de Design de joias e bijuterias, do curso de Moda, e do curso de extensão Desenho técnico para enfeites e acessórios de moda, afirma que teve de buscar referências em outras áreas do desenho técnico para facilitar o aprendizado dos alunos. O resultado é que, cada vez mais, acadêmicos se empenham em criar peças exclusivas, no Atelier de Joias e Bijuterias. “São fabricadas peças a partir do latão. O aluno faz o molde, recorta com instrumentos específicos de joalheira e, após, a peça recebe um banho, finalizando o trabalho”, descreve Liliane.

Das mesas de projeto para o mercado

Diovan Rossi, aluno do sexto semestre do curso de Moda (que aparece na galeria de fotos abaixo, mostrando suas criações), sempre se interessou pelo design de joias, em especial por trabalhos manuais e que dão origem a peças exclusivas. Foi na Feevale que pode dar o primeiro passo para a compreensão do processo de desenvolvimento de joias. “Fiz a cadeira no ano passado. Pretendo usar os conhecimentos do curso de design de joias para, futuramente, desenvolver uma marca própria de acessórios”, afirma.  “Atualmente já desenvolvo algumas peças para o meu uso, como um laboratório de ideias e de coisas que eu mais gosto”, diz o aluno.

De acordo com Diovan, o fato de existirem poucos cursos na região e poucos atelieres que desenvolvam joias fez aumentar o seu interesse. Para ele, a disciplina fez com que tivesse o embasamento mais seguro na área, como o conhecimento de matérias primas, maquinário, processos e acabamentos. “O curso me possibilitou estruturar meus projetos forma adequada”, completa.

Procura por qualificação 

Quem estiver interessado, pode realizar o curso de extensão Desenho técnico para enfeites e acessórios de moda, coordenado pela professora Liliane. A capacitação acontece de 16 de agosto a 6 de dezembro, no Campus II, recebendo inscrições até o dia 16 de agosto pelo site www.feevale.br/extensao. O curso abordará a criação de peças diversas relacionadas aos enfeites de calçados, bolsas e demais acessórios de moda, tais como joias e bijuterias, com foco na representação gráfica do desenho técnico e especificações técnicas conforme normas ABNT.

Veja fotos

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.