Representantes de ministério elogiam iniciativas da Feira de Iniciação à Pesquisa | Universidade Feevale

Representantes de ministério elogiam iniciativas da Feira de Iniciação à Pesquisa

17/10/2018 - Atualizado 16h10min

Entre as ações deste ano da FIP, está campanha que visa adaptar brinquedos para crianças com deficiência


Nesta terça-feira, 16 de outubro, a Universidade Feevale recebeu os técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Gerson Martins e Eliezo Alves. Integrantes da Coordenação Geral de Popularização e Divulgação da Ciência, vinculada ao Departamento de Políticas e Programas para Inclusão Social e à Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, os representantes vieram conhecer um pouco mais das ações que serão realizadas na Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), evento vinculado ao programa Inovamundi

Martins e Alves foram recepcionados pelo coordenador da Iniciação Científica, Rodrigo Staggemeier, pela professora do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Regina Heidrich, e pela analista de Projetos e Grupos de Pesquisa, Raquel Helene Kleber (foto à esquerda). Eles visitaram o Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), localizado no prédio Vermelho, Câmpus II da Instituição. No local, conheceram um pouco mais sobre o projeto Mil Brinquedos Mil Sorrisos, que foi contemplado, juntamente com a FIP, pelo Edital CNPq/MCTIC - Seped nº 14/2018 – edital este que fomenta a participação de universidades, escolas e entidades na 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), que acontece de 26 e 27 de outubro, integra o Inovamundi, programa de discussão e difusão de conhecimentos científicos da Feevale, e tem o objetivo de consolidar uma cultura de prática da pesquisa como princípio educativo. Assim, busca estimular, nos alunos das escolas de educação básica e tecnológica de Novo Hamburgo e municípios vizinhos, a vivência e a troca de conhecimentos científicos na Educação Básica e Profissionalizante. Os temas dos trabalhos submetidos à Feira foram inscritos em um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Nessa edição, a FIP também promoverá, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, três oficinas sobre adaptação de brinquedos para crianças com deficiência, no contexto da realização da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos. Essas oficinas serão realizadas na Universidade Feevale, estando abertas à comunidade. A ação consiste na arrecadação de brinquedos com um sistema eletrônico simples, que, depois de adaptados, serão doados a crianças com deficiência.

Para Gerson Martins, esse projeto vai ao encontro da proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é fomentar, cada vez mais, o aprendizado da ciência, vinculado a ações sociais. “O tema deste ano da Semana é Ciência para a redução das desigualdades, de todos os aspectos, não só as sociais. Dessa forma, o principal objetivo do evento é verificar de que forma a ciência e as tecnologias podem colaborar para a redução das desigualdades. Acreditamos que o projeto da Feevale, que viemos acompanhar hoje, está em consonância com o que propusemos no edital deste ano. Acessibilidade é tudo na vida das pessoas, especialmente as que mais necessitam, por isso acreditamos que esse evento será um sucesso. Para nós, é muito gratificante ver que o edital está gerando bons frutos”, afirmou. Já Eliezo Alves lembrou que um dos objetivos do Ministério é aproximar, cada vez mais, os projetos realizados no Brasil de trabalhos de universidades lusófonas. “Com certeza, iniciativas como essa nos ajudam a transpor essas barreiras”, disse.

Veja mais fotos do encontro

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.