Sonho olímpico | Universidade Feevale

Sonho olímpico

09/09/2013 - Atualizado 13h57min
Acadêmico de Fisioterapia foi um dos onze alunos selecionados, em todo o país, para participar do Projeto Brasil Olímpico Rio 2016

Adquirir experiência nos Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo mundial. Esse é o sonho de qualquer estudante da área da Saúde que possua o objetivo de trabalhar com o esporte. Pois Ramiro Inchauspe, aluno do curso de Fisioterapia da Feevale, foi um dos 11 selecionados, de um total de 1265 inscritos, para participar do Projeto Brasil Olímpico Rio 2016. O projeto é resultado de uma parceria entre o  Ministério do Esporte com o Conselho Federal de Fisioterapia - Coffito e a Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – Sonafe, com objetivo de ampliar o processo de capacitação dos futuros profissionais, para que haja uniformização das técnicas, da linguagem e dos protocolos utilizados, algo fundamental nos grandes eventos esportivos.

Inchauspe é o único gaúcho a integrar a equipe de estudantes de Fisioterapia que está participando de treinamentos e eventos a fim de se prepararem para os Jogos Olímpicos. A equipe, de caráter multidisciplinar, também conta estudantes de Medicina, Psicologia, Nutrição e Educação Física. Estes estudantes estão participando de treinamentos intensivos, em que estão sendo incorporados nas mais modernas técnicas e tecnologias na Fisioterapia Esportiva. As atividades de que Inchauspe participou já incluiu duas etapas de treinamento e dois eventos de teste. Os treinamentos incluíram aulas, por exemplo, com o fisioterapeuta do Sport Club Corinthians Paulista Bruno Mazziotti, o treinador da Seleção Brasileira de Basquete Masculino Rubén Magnano, e o vice-presidente Confederação Brasileira de Basketball Reginaldo Senna. Os eventos de teste incluíram atuação na Liga de Desenvolvimento de Basquete, em julho, e na Copa Brasil de Vôlei Feminino Sub-18, em final de agosto e início de setembro. 

O aluno, ao longo de sua trajetória acadêmica, vem demonstrando sua vocação para a atuação no esporte: ele já participou do projeto Equipes Universitárias da Feevale, em projetos de extensão relacionados ao esporte e, ainda, como bolsista de Iniciação Científica. Agora, com a seleção para participar do Projeto Brasil Olímpico Rio 2016, a sua vocação só ganha mais força. “Esta é a área que eu quero seguir, por isso, não poderia perder essa oportunidade, pois sei que a muitos gostariam de estar no meu luga”, comemora Inchauspe. “A experiência que vou tirar dessa atuação é enorme. O que estou aprendendo envolve, além da técnica, da teoria e da inovação, conhecer pessoas do meio esportivo”, afirma. O projeto também evidencia uma preocupação com a pesquisa, pois uma das exigências para a participação é a elaboração de artigos científicos. Além disso, o aluno recebe uma remuneração pela participação no projeto.

O projeto seguirá com mais treinamentos ao longo de 2014. Em 2015, os participantes serão divididos em equipes que serão direcionadas, cada uma, para uma federação esportiva nacional, em competições internacionais. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, cinco dos 11 fisioterapeutas serão encaminhados para participação nas Olimpíadas, e seis para as Paralimpíadas. “Estou muito feliz e projetando um grande futuro para minha carreira”, completa Inchauspe. 

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.