Startup Teens entre as 20 melhores práticas nacionais de educação empreendedora | Universidade Feevale

Startup Teens entre as 20 melhores práticas nacionais de educação empreendedora

09/10/2019 - Atualizado 20h32min

Projeto tem o objetivo de despertar atitudes empreendedoras em estudantes da Educação Básica


Prêmio Educação Empreendedora


O projeto Startup Teens, realizado pela Universidade Feevale por meio da Diretoria de Inovação e da Escola de Aplicação da Instituição, ficou entre as 20 melhores práticas na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, categoria Ensino Fundamental. A iniciativa, uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), incentiva e dá visibilidade às melhores práticas no país, além de reconhecer os agentes envolvidos com educação nos mais diferentes níveis. A divulgação do resultado aconteceu nesta terça-feira, dia 8, durante a 3ª edição do Seminário ConheCER e do III Encontro Internacional de Inovação na Educação, em Florianópolis (SC), eventos que contaram com a presença da diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, e da coordenadora do curso de Processos Gerencias e mentora do Feevale Techpark, Carla Regina Bastos Adam.

Lançado em 2018 e já se encaminhando para a quarta edição, o Startup Teens tem o objetivo de despertar, em estudantes da Educação Básica, atitudes empreendedoras, tanto na vida pessoal quanto na futura vida profissional. No evento, os adolescentes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. Os alunos contam com mentorias, minicursos de Design Thinking, de MVP (Minimum Viable Product) e de pitchs, por exemplo, tudo gratuitamente. A primeira edição – e a que foi inscrita no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora – foi realizada com estudantes da Escola de Aplicação Feevale. Ainda neste mês, se inicia uma nova edição no Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer, em Santa Maria do Herval.

Daiana explica como foi a criação do Startup Teens. “A Instituição percebeu que muitos alunos de graduação ainda estavam dando os seus primeiros passos na questão do empreendedorismo e de inovação. Assim, nos demos conta da importância de trabalhar com alunos desde o Ensino Fundamental, pois prepará-los desde essa fase, encaixando os conceitos de empreendedorismo e inovação em sua formação, torna mais fácil que, quando chegarem à graduação, escolham o caminho a seguir”, explica. Assim, foi criado um modelo, o qual foi testado com a Escola de Aplicação. “As experiências foram tão entusiasmantes, que vimos que estávamos no caminho certo, pois as crianças têm muita criatividade, precisam ser desenvolvidas desde cedo e devem saber que são empreendedoras de sua própria vida”, afirma.

Sobre o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

A distinção foi composta por três etapas: estadual, regional e nacional – a Feevale venceu as etapas estadual e regional. As iniciativas foram escolhidas por servirem de exemplo e estímulo para outras instituições de ensino promoverem uma educação voltada ao empreendedorismo em seus alunos. Na etapa final, foram classificados 60 projetos de todo o país.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.