UJR comemora os resultados dos seus projetos | Universidade Feevale

UJR comemora os resultados dos seus projetos

A União Jovem do Rincão (UJR) completou 40 anos de história em 2018. As festividades do seu quadragésimo ano, começaram em abril e terminaram em dezembro. Mais do que manter as origens e festejar o aniversário, o tricolor hamburguense comemora os resultados atingidos com seus projetos, que atenderam mais de 1300 alunos/atletas, por meio do futsal em toda a região.

O presidente do clube, Fábio Oliveira, ressalta a importância da equipe de trabalho nos projetos e das parcerias para o clube que chegasse a essa ampliação neste ano comemorativo. “Conseguimos chegar a esses números por causa de um trabalho excelente da nossa equipe de colaboradores, que desempenha um bonito papel perante os pais, alunos e atletas. As parcerias com a  Universidade Feevale e a Prefeitura de Novo Hamburgo, assim como com as empresas patrocinadoras pela Lei de Incentivo ao Esporte, são fundamentais para que, a cada ano, possamos desenvolver melhor o nosso papel na comunidade”, destacou.


Categorias de Base

As categorias de base da UJR/Feevale/Banrisul são referência na formação de atletas. As equipes de competição são compostas por atletas formados nos projetos de iniciação, como o Futsal Social e a Escola de Futsal, bem como de jovens de 20 cidades do Rio Grande do Sul. Dentro de quadra, o tricolor hamburguense foi vice-campeão estadual da Sub-17; e quarto colocado na Sub-20. Além disso, a equipe foi campeã da Limef, na categoria Sub-15; e da Copa Feevale/Diadora, com a Sub-11. Em 2018, o clube novamente encaminhou jovens talentos ao mercado do futsal. O ala Sheldon e o fixo Fernando foram para a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), com o último chegando, inclusive, à seleção brasileira Sub-20.


Projeto Futsal Social

O Futsal Social contou com incrementos importantes que qualificaram a ação, proporcionando atendimentos mais próximos das comunidades carentes do município de Novo Hamburgo. Dois núcleos tiveram mudanças de local: a garotada do bairro Canudos passou a ser atendida no ginásio anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves, enquanto que a Horta Comunitária Joanna De Angelis recebeu os alunos dos bairros Santo Afonso e Rondônia. Aliado a isso, o Projeto passou de cinco para seis núcleos, com a efetivação do núcleo Rincão, no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto.

Nos bairros Rincão e Rondônia, a iniciativa possibilitou aos envolvidos a perspectiva de participação em turno integral no projeto, com cursos de informática e atividades relacionadas ao meio ambiente. Assim, o Futsal Social expandiu, também, o número de beneficiados, de 500 para 600 alunos no contraturno escolar. As qualificações fizeram o projeto ampliar as perspectivas, fazendo a equipe técnica multidisciplinar, atentar-se ainda mais às questões individuais e coletivas de cada indivíduo, assim como, romper o hiato na relação entre a família, a escola e o projeto. Prova disso, foi que o setor de psicologia realizou 180 atendimentos com professores, alunos, pais e escolas, além de percorrer os núcleos e as turmas.

Como oportunidades esportivas, 30 meninos foram encaminhados às equipes de competição das categorias de base da UJR/Feevale/Banrisul. Pela primeira vez em 14 anos, o Futsal Social proporcionou as meninas também a vivência competitiva, com 45 delas formando as equipes de competição feminina do clube. Além do âmbito esportivo, o Projeto teve 16 jovens encaminhados ao mercado de trabalho e cursos profissionalizantes na Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), no Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e na Informatize.



Escola de Futsal

A Escola de Futsal da UJR também contou com melhorias. Com dez centros de formação esportiva especializados ao ensino do futsal, em quatro cidades da região. Assim, a iniciativa aumentou a grade de turmas nos horários do final da tarde, ultrapassando a barreira dos 500 alunos. Como complemento aos dois treinamentos semanais, a ação desenvolveu mais atividades nos finais de semana, fazendo com que todos alunos tivessem novas experiências por meio do Regional, Jamboree e Interno. Destes, 40 talentos chegaram às categorias de base.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.