Universidade Feevale terá curso de Odontologia | Universidade Feevale

Universidade Feevale terá curso de Odontologia

29/08/2018 - Atualizado 15h08min
Imagem de projeto meramente ilustrativa
Imagem de projeto meramente ilustrativa

Inscrições abrem nesta quarta e aulas já se iniciam em setembro

Nesta quarta-feira, 29 de agosto, foi publicada, no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza o curso de Odontologia na Universidade Feevale. Assim, o Ministério da Educação (MEC) autoriza, em definitivo, a Instituição ofertar 100 vagas por ano, 50 ainda neste semestre. Os avaliadores atribuíram conceito máximo – 5 – ao projeto, após visita in loco à Instituição, que aconteceu em junho. 

Entre os diferenciais do curso, além de uma moderna e ampla clínica odontológica integrada, que será construída, está a proximidade com o Feevale Techpark, em função das empresas da área da Saúde, biotecnologia e nanotecnologia ali instaladas, o que promoverá a formação de profissionais qualificados e, também, poderá ser um grande atrativo de empresas de ponta na área da Odontologia. Outros diferenciais serão a formação interprofissional, uma forte integração com a rede de saúde regional, atuação em todos os níveis de saúde, o desenvolvimento crescente de habilidades e competências próprias da área, clínicas na comunidade em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e uso de tecnologia digital.

O curso atuará em apoio à rede formada pela Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) – Brasil Sorridente, desenvolvendo atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal da comunidade. Assim, atenderá à demanda local por procedimentos odontológicos especializados, contribuindo com o processo de encaminhamentos em nível secundário e terciário de atenção em saúde bucal do município e região. A cidade de Novo Hamburgo, por exemplo, possui uma cobertura de saúde bucal, na rede pública de saúde, de 33,34%. Se considerada somente a Estratégia de Saúde da Família, tem-se uma cobertura de 5,54 %.



Conforme a coordenadora do curso, professora Annie Pozeczek Koltermann Saccol, este será o primeiro curso de graduação em Odontologia do Vale do Sinos. “Ele será muito importante, não apenas para a saúde pública, como também aumentará a cobertura da saúde bucal de Novo Hamburgo e região, pois as práticas serão realizadas no Sistema Único de Saúde”, explica.

Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, a abertura do curso de Odontologia encerra um ciclo que se iniciou com a Medicina Veterinária, no sentido de a Universidade oferecer os cursos mais tradicionais e apoiar a área da Saúde da Instituição. “Isso para nós é importante, pois consolida a ação acadêmica, social e de pesquisa, e aproxima, cada vez mais, a Feevale da comunidade, pois teremos um espectro completo da área da Saúde presente na Universidade. Além disso, tanto a Medicina Veterinária quanto a Odontologia formarão profissionais diferenciados em função da proximidade com o Feevale Techpark, criando diferenciais no curso e nos profissionais que atuarão no Rio Grande do Sul”, afirma.

Conforme Prodanov, a Instituição conseguiu, em tempo recorde, apresentar o curso, tramitar o projeto no MEC, no Conselho Nacional de Saúde e implantá-lo ainda neste semestre. “Isso se dá pela qualidade do curso proposto, pelo engajamento da Instituição, pela sua articulação junto aos ministérios e, também, pela necessidade social desses cursos em nossa região”, comemora.

Atendimentos se iniciarão no Cies
Atendimentos se iniciarão no Cies
Processo seletivo
 
O ingresso no curso se dará por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2016 ou 2017. As inscrições abrem nesta quarta-feira, dia 29, e seguem até o dia 17 de setembro; as matrículas serão no dia 21 de setembro, até as 17h. Já as aulas se iniciam no dia 24 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site: www.feevale.br/odontologia


Linhas de formação

Desde o primeiro semestre do curso serão desenvolvidos conteúdos sobre as relações entre saúde e sociedade, políticas públicas, demanda social em saúde bucal, com exercícios de reconhecimento das necessidades, planejamento em saúde coletiva e aplicação prática no campo. A abordagem de ensino do presente projeto favorecerá a articulação dos conhecimentos, possibilitando o trabalho em equipes multiprofissionais e promovendo atividades práticas ao longo do curso, com foco na atuação em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Instituição pretende formar um profissional cirurgião-dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo, com sólido conhecimento na área de Odontologia, competente em suas atribuições e responsabilidades sociais, pautado em princípios éticos, técnico-científicos e apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. O curso está organizado nas seguintes linhas de formação:

 - Promoção da saúde: considera o contexto de vida de grupos sociais, suas especificidades e particularidades, vinculando estes a uma proposta de saúde pautada na equidade, integralidade e universalidade das ações, nos procedimentos de diagnóstico coletivo de saúde, e na educação e promoção da saúde geral e bucal.
- Integralização da atenção à saúde: aborda a assistência integral à saúde com utilização de tecnologias e cuidados que visem ao bem-estar físico e mental do sujeito, em seus aspectos individual e coletivo, entendendo a importância da individualização de protocolos de procedimentos que, além de abordagem humanizada, exigem excelência clínica em todos os ambientes e níveis de atuação.
- Saúde Coletiva: relaciona as práticas interdisciplinares e sociais específicas da Odontologia a partir da concepção de que a saúde coletiva é influenciada por diversos fatores e contextos sociais, buscando a transformação das características epidemiológicas de uma população. 

Estrutura

Além de utilizar toda a estrutura dos cursos da área da Saúde da Feevale, como os laboratórios do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) e o Laboratório de Simulação e Habilidades, ambos no Câmpus II, o curso de Odontologia terá infraestrutura própria. Serão montados a Clínica Odontológica Integrada (CIES) e Laboratórios Odontológicos (prédio Branco) e Unidade Odontológica Extramuros.

Além disso, a fim de promover ações voltadas para a inovação na área da Odontologia, o curso também utilizará a estrutura do Feevale Techpark, em Campo Bom. O parque tem foco na inovação e no empreendedorismo, contribuindo com o desenvolvimento local e regional, com uma estratégia de atuação voltada a empreendimentos industriais. Possui inserção de empresas ligadas aos setores de nanomateriais, desenvolvimento de biomateriais e biotecnologia, e está integrado ao cluster da saúde.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.