Universidade Feevale autorizada a ofertar o curso de Medicina em Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Universidade Feevale autorizada a ofertar o curso de Medicina em Novo Hamburgo

01/08/2017 - Atualizado 17h24min

Nesta terça-feira, 1º de agosto, aconteceu, em Brasília, o 1º Ato de Credenciamento e Autorização dos Cursos de Medicina do Edital 6/2014. Na ocasião, o Ministério da Educação (MEC) autorizou, em definitivo, a Universidade Feevale a ofertar o curso de Medicina em Novo Hamburgo. A cerimônia contou com a participação da reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos, do diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Cesar Augusto Teixeira e do vice-prefeito e secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Antônio Fagan. A partir dessa data, a Instituição aguarda a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU), para que possa iniciar o processo seletivo dos futuros estudantes.

Com a assinatura, a Instituição poderá ofertar, em Novo Hamburgo, 60 vagas anuais, 30 ainda em 2017. A previsão é que as aulas da primeira turma se iniciem dia 12 de setembro. O ingresso ocorrerá por meio de resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2015 e 2016. Estudantes que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio nas cidades dos vales do Sinos e do Paranhana e da Encosta da Serra poderão contar com o acréscimo de 2% sobre a nota do Enem. Mais informações sobre as inscrições serão divulgadas por meio de edital, assim que for aberto o processo seletivo.

Os estudantes participarão de atividades práticas desde o primeiro semestre de formação, com atendimento à comunidade na rede de atenção básica dos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga, nos hospitais conveniados (como, por exemplo, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, o Hospital Regina e o Hospital de Sapiranga) e no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), localizado junto ao Câmpus II da Feevale. O investimento da Universidade Feevale para a implantação do curso de Medicina é de cerca de R$ 15 milhões, considerando a construção, ampliação e melhorias em laboratórios e espaços específicos, como o Centro Integrado de Especialidades em Saúde, destinado ao atendimento de pacientes do SUS e à formação dos profissionais de saúde. Segundo a reitora Inajara Vargas Ramos, “a autorização para a oferta do curso de Medicina ratifica o compromisso da Universidade Feevale em produzir, desenvolver e difundir conhecimento”.

 

Áreas de formação médica

O currículo do curso de Medicina proposto pela Universidade Feevale está organizado a partir das três grandes áreas que constituem a formação médica: Atenção à Saúde; Gestão em Saúde; e Educação em Saúde. A Atenção à Saúde, tanto em âmbito individual quanto coletivo, envolve a identificação das necessidades de saúde, o desenvolvimento e a avaliação de planos terapêuticos e projetos de intervenção coletiva. Constitui área central na formação do médico, perpassando toda a formação, ao longo dos seis eixos que compõem o currículo do curso:

Eixo I – Bases Moleculares e Celulares: contempla o estudo dos conhecimentos das bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados aos problemas da prática médica.

Eixo II – Saúde e Sociedade: aborda a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo do processo saúde-doença.

Eixo III – Investigação Diagnóstica: aborda o processo saúde-doença do indivíduo e da população, em seus múltiplos aspectos de determinação, ocorrência e intervenção.

Eixo IV – Processo Saúde-Doença: desenvolve a propedêutica médica, contemplando a capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado.

Eixo V – Estágio Curricular Obrigatório – Internato: promove a articulação de todos os conhecimentos abordados ao longo do percurso formativo, a partir da formação em serviço, em regime de internato, sob supervisão, desenvolvido nas diferentes áreas de atuação médica. 

Eixo VI – Flexibilização Curricular: busca enriquecer o currículo ao permitir ao estudante que escolha, no seu percurso formativo, parte dos componentes curriculares que confiram certa originalidade à sua formação. 

 

Estrutura

A Universidade Feevale possui os seguintes laboratórios de ensino: Anatomia; Histologia; Química, Bioquímica e Farmacologia; Fisiologia e Biofísica; Patologia; Imunologia; Parasitologia e Microbiologia. Também será implantado o Laboratório de Técnica Operatória, onde serão utilizados métodos alternativos ao uso de animais, tais como: braços e pedaços de pele artificiais para praticar suturas e incisões; torso para punção venosa e coleta de sangue artificial; e modelos artificiais para suturas dos intestinos grosso e delgado. Além disso, estão previstos instrumentais para procedimentos cirúrgicos em geral, traqueostomia, drenagem torácica, dissecção de veia e videocirurgia, entre outros. 


Laboratório de Simulação e Habilidades

O Laboratório de Simulação e Habilidades engloba espaços de simulação realística avançada, equipados com simuladores de pacientes (modelo SimMan 3G, entre outros) e manequins estáticos (modelo SAM para ausculta cardíaca, respiratória e digestiva). A metodologia da simulação realística, apoiada por tecnologias de alta complexidade e por meio de diferentes cenários clínicos, permite a vivência de experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade entre os estudantes e professores. 

O laboratório conta com infraestrutura de áudio e vídeo debriefing, possibilitando a análise e discussão dos procedimentos realizados. As estações de treinamento e os laboratórios de simulação permitem a simulação realística de procedimentos, tais como: cateterismo urinário, intubação da via aérea superior, drenagem torácica punção venosa e arterial, examinação física, atendimento a parada cardiorrespiratória e demais situações de emergência e trauma.

 

Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES)

A Universidade Feevale está finalizando a construção do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), que contará com uma área física total de 3.246m², destinada ao atendimento dos pacientes do SUS e à formação dos profissionais de saúde. 

O espaço está estruturado em três áreas de funcionamento: assistencial, de ensino e de exames laboratoriais. A área assistencial contará com 25 consultórios e demais áreas para atendimento das diferentes especialidades médicas e serviços de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Quiropraxia. Além disso, contará com uma unidade da farmácia popular, laboratório de análises clínicas e toxicológicas, laboratório de métodos diagnósticos (ECG, ergoespirometria etc.) e exames de imagens (ecografia). 

Como espaço de suporte ao ensino e à pesquisa, a Universidade também dispõe do Laboratório de Microbiologia Molecular, Laboratório de Citotoxicidade e Laboratório de Genética e Biologia Molecular. 

 

Alguns diferenciais do curso de Medicina da Feevale

- Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) que possibilita o ensino multiprofissional a partir das relações com as diferentes áreas na assistência à saúde;

- Expertise no ensino com a utilização de cenários simulados de diferentes complexidades, desenvolvidos a partir da relação com a Universidade Hamk, da Finlândia;

- Moderno e amplo laboratório de anatomia, que proporciona o ensino em peças reais;

- Inserção na rede de atenção à saúde, por meio de parcerias com diferentes municípios, o que possibilita a aprendizagem significativa a partir das condições de saúde da comunidade;

- Universidade conta com o Feevale Techpark, que mantém sinergia com suas empresas residentes no planejamento da formação do cluster da saúde avançada do Rio Grande do Sul, em parceira com o cluster alemão Medical Valley. 

 

Saiba mais

www.feevale.br/medicina

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.