Universidade Feevale comemora importantes avanços | Universidade Feevale

Universidade Feevale comemora importantes avanços

19/12/2016 - Atualizado 20/12/2016 13h18min
Desafios da Instituição para 2017 são grandes

O ano de 2016 está chegando ao fim e, apesar do cenário econômico negativo, a Universidade Feevale comemora importantes conquistas, como o recredenciamento da Instituição como universidade, a autorização para oferta do curso de Medicina e a aprovação de um novo mestrado, em Virologia. O Feevale Techpark, que na semana passada foi reconhecido como um dos três melhores parques científicos e tecnológicos do Brasil, também fecha o ano com 50 empresas instaladas. Outro marco foi a doação, pela Prefeitura Municipal de Campo Bom, do prédio Alberto Santos Dumont, o que permitirá a implantação do Câmpus III naquela cidade.
 
A reitora Inajara Vargas Ramos (foto), que na semana passada empossou os novos coordenadores de cursos de graduação e também apresentou as mudanças nas estruturas acadêmica e administrativa para o próximo ano, cita ainda, como avanços importantes, em 2016, o incremento de 12% nas receitas de serviços especializados, o depósito de 12 patentes e a finalização de obras como a ampliação da biblioteca do Câmpus II, que deverá ser inaugurada em fevereiro, e a construção do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), que será destinado ao atendimento da comunidade e à formação de profissionais da área da saúde.
 
Para Inajara, os desafios para 2017 são grandes. “Precisamos estar atentos aos cenários para tomarmos as decisões com assertividade”, afirma. E entre esses desafios, a reitora destaca a implantação do curso de Medicina, o credenciamento do Câmpus III, a autorização de três novos cursos – Engenharia Biomédica e Medicina Veterinária, no Câmpus III, e Odontologia, no Câmpus II – e o aprofundamento de estudos para a definição de um novo modelo de estrutura acadêmica.
 
As iniciativas estratégicas da Universidade Feevale estão alicerçadas em três pilares, que são: inovação e empreendedorismo; internacionalização; e integralidade e qualidade na formação. “Queremos, como diz a nossa visão institucional, ser reconhecidos pela excelência acadêmica e produção do conhecimento inovador e empreendedor”, conclui a reitora.

Mudanças na estrutura
 
A partir do próximo mês, ocorrerão mudanças nas estruturas acadêmica e administrativa da Instituição. Confira o que mudará:
 
1) A Reitoria passará a ser composta por quatro pró-reitorias: Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), Inovação (Proin) e Administração (Proad). Também estão ligados a ela os institutos acadêmicos, a Escola de Aplicação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), o Gabinete, as diretorias de Relações Internacionais e de Assuntos Comunitários e Culturais e as seguintes assessorias: Jurídico, Avaliação Institucional e Regulação, Planejamento Estratégico, Assuntos Políticos e Institucionais, Marketing e Procurador Institucional.
 
2) A Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Propad) será denominada Pró-reitoria de Administração (Proad).
 
3) A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proacom) será extinta.
 
4) Será criada a Diretoria de Assuntos Comunitários e Culturais (DACC), à qual estarão ligados os seguintes núcleos:
- Projetos Comunitários;
- Atividades Físicas;
- Apoio ao Estudante;
- Qualificação e Desenvolvimento;
- Pesquisa e Estatística. Este substitui o Centro de Pesquisa e Planejamento (CPP).
 
5) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) será denominada Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex). Além de uma coordenação administrativa, a ela estarão ligados o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), o Conselho de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu (CONPPG) e o Conselho de Extensão e Assuntos Comunitários (Conex). Também integrarão a Proppex os seguintes núcleos:
- Projetos;
- Iniciação à Pesquisa e Extensão;
- Pós-graduação Stricto Sensu;
- Pós-graduação Lato Sensu.
 
6) A Pró-reitoria de Inovação (Proin) já teve algumas modificações nos últimos meses. É composta por uma gerência de Programas e Projetos, além de Assessoria de Projetos e Captação de Recursos; Assessoria de Inovação e Transferência de Tecnologia; Feevale Techpark; e Serviços Especializados.
 
7) O Centro de Idiomas ficará sob a gestão do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA).
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.