Universidade Feevale é parceira da Secretaria de Educação na realização da Femictec | Universidade Feevale

Universidade Feevale é parceira da Secretaria de Educação na realização da Femictec

28/08/2018 - Atualizado 14h25min

Acadêmicos de mestrado e doutorado da Instituição foram responsáveis pela avaliação dos trabalhos da feira e por oficinas com os professores

Nesta quarta-feira, 29 de agosto, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, João Sganderla Figueiredo (foto), participa da abertura da Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec), em Novo Hamburgo. O evento acontece a partir das 13h30min, na Fenac Centro de Eventos e Negócios (Av. Nações Unidas, 3825, Bairro Ideal), e segue até o dia 1º de setembro. A Femictec é um evento aberto à rede municipal de ensino de Novo Hamburgo e escolas convidadas, voltado para a difusão e a promoção da pesquisa e da investigação científica na educação básica.

pós-graduação stricto sensu da Feevale, que envolve os mestrados e doutorados, está envolvida na organização da feira. Cerca de 170 acadêmicos atuarão na Femictec como avaliadores dos trabalhos produzidos pelos alunos da rede pública e, também, como ministrantes de oficinas para os professores orientadores das escolas. O evento mobilizará cerca de mil alunos das 84 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com apresentação de 170 trabalhos. 

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Sganderla Figueiredo, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (SMED) consolida o que Instituição almeja, principalmente em relação aos programas de pós-graduação, que é apoiar a educação básica. “Acreditamos muito que a evolução da educação básica se dê pela pesquisa, ou seja, educar pela pesquisa. Por isso, os programas têm de estar, cada vez mais, nas escolas, promovendo a pesquisa científica”, afirmou. Confira as oficinas ministradas pelos acadêmicos, com temas definidos previamente pela equipe da SMED e pelos mestrandos e doutorandos, conforme as áreas de concentração de cada curso:

- Como iniciar um projeto de pesquisa (tema e problema)? – programa de pós-graduação (PPG) em Qualidade Ambiental

- Estrutura/elaboração do resumo/artigo científico - mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas e mestrado em Letras

- Interdisciplinaridade e criatividade em um projeto de pesquisa - mestrado em Indústria Criativa

- Diversidade e Direitos Humanos - PPG em Processos e Manifestações Culturais e PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social

- Educação e Saúde - mestrado em Virologia

- Robótica na Educação como ferramenta de pesquisa - mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais

Mil Brinquedos Mil Sorrisos

Além disso, a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo apoiará a Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação para a execução do projeto Mil Brinquedos Mil Sorrisos, que fará parte do cronograma da Feira de Iniciação à Pesquisa 2018, integrante do Inovamundi. O projeto, coordenado pela professora Regina Heidrich, busca adaptar brinquedos para serem utilizados por crianças com deficiência. A pesquisa é realizada, ainda, com parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.