Universidade Feevale realiza Semana Acadêmica dos Cursos de Comunicação | Universidade Feevale

Universidade Feevale realiza Semana Acadêmica dos cursos de Comunicação

02/09/2015 - Atualizado 15h07min
Instituição recebe palestras com os temas negro, mídia e sexualidade

A Universidade Feevale, por meio do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa), promove,  nos dias 1º, 2 e 4 de setembro, a Semana Acadêmica dos cursos da área da Comunicação - Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas -, que terá o tema Negro, mídia e sexualidade. As palestras, gratuitas, ocorrerão no Câmpus II da Instituição, e serão abertas à comunidade.
 
No primeiro dia, a Instituição receberá três integrantes do grupo Gemis (Gênero, Mídia e Sexualidade) no auditório do prédio Azul, às 19h30min. Fernanda Nascimento, graduada em Jornalismo, mestre em Comunicação Social e escritora do livro “Bicha (nem tão) má - LGBTs em telenovelas” irá falar sobre “LGBTs nas telenovelas: invisibilidades e visibilidades reguladas”. Sua colega Mayara Bacelar, também jornalista, já atuou como repórter de economia no Jornal do Comércio e como assessora de imprensa. Atualmente, graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estuda a participação das mulheres na política, e traz como tema “Os sujeitos LGBTs nas narrativas jornalísticas”. A feminista e jornalista Pâmela Stocker, doutoranda em Comunicação e Informação pela mesma Instituição, discutirá sobre gênero e sexualidade no ensino de Comunicação Social.
 
Já no dia 2 de setembro ocorrerá, às 19h30min, no auditório do prédio Multicolor, a palestra “Comunicação e as questões étnico-raciais” com Manoel Soares, presidente Estadual da Central Única de Favelas (CUFA/RS). Manoel atua há mais de 12 anos nas áreas de Processos Comunicacionais e Gestão Social e escreveu o livro “O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra”. Participou ativamente da Campanha Crack Nem Pensar, que abordou o tema da prevenção ao uso de crack e alcançou mais de 12 milhões de pessoas, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao longo de sua carreira como jornalista, dedicou-se aos aspectos positivos e construtivos das favelas e periferias, acumulando diversos prêmios.
 
A palestra de Manoel Soares será mediada por Orson Soares, fundador do Coletivo Fanon, que promove os estudos Afro-Asiáticos, assim como o combate ao racismo na educação. Ele é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Atua junto aos movimentos sociais progressistas e entidades do movimento negro realizando formação e prestando assessoria. Trabalha na pesquisa do livro que visa homenagear seu pai, o ator Grande Otelo. Para finalizar, no dia 4 de setembro, às 19h30min, no Auditório do Prédio Branco, ocorrera a palestra sobre Jornalismo Esportivo com o assessor de imprensa do Grêmio, João Paulo Fontoura.
 
A importância da presença negra, também será trazida pelo evento, por meio da mostra fotográfica Cidade da Fé, criada pelo jornalista, fotógrafo e mestrando em Processos e Manifestações Culturais da Feevale, Leonardo Rosa. A exposição, que ficará na área de convivência dos prédios Amarelo e Verde, no Câmpus II, até o dia 3, busca retratar as manifestações artísticas e culturais das raízes afro-brasileiras do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. 

Além disso, o evento contará com 6 oficinas, que acontecem nos dias 1 e 2. Confira a programação:
 

Dia 1º de setembro – terça-feira
- 18h, na sala 211, no prédio Rosa, a oficina “Como montar seu portfólio” com Milena Morena, graduada em Relações Públicas pela Universidade Feevale.
- 18h, na sala 202 do Prédio Multicolor, a oficina “Entre o mercado e a academia: uma jornalista em busca de experiências”, com a jornalista do Correio do Povo, Juliana Lisboa.
 
Dia 2 de setembro - quarta-feira
- 9h30min e às 18h, na sala 204 do prédio Multicolor,  a oficina “Desinibição e oratória”, ministrada por Marcos Schott que, atualmente, atua como host da Inquietos, na Escola de Atividades Criativas.
- 18h, na sala 202 do prédio Multicolor, a oficina “Assessoria de Imprensa focada na moda”, com Queli Giuriatti, sócia da Feed Conteúdo e diretora do QG de estilo.  
- 18h, na sala 211 do prédio Rosa, acontece a oficina “Diagramação em InDesign”, ministrada por João Fernando Munhoz Jr., publicitário e professor do Curso Técnico em Publicidade da Escola Básica Feevale.
- 18h, na sala 201 do prédio Multicolor, a oficina “Como administrar a união de duas profissões em ramos diferentes”, com Carolina Eichenberg, Sócia-Fundadora da Brisa Design e Estratégia.

Mostra Cidade da Fé

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.