Universidades do Brasil, Dinamarca e Finlândia desenvolverão produtos globais na área da Educação | Universidade Feevale

Universidades do Brasil, Dinamarca e Finlândia desenvolverão produtos globais na área da Educação

24/10/2019 - Atualizado 25/10/2019 13h25min

Feevale sediou seminário internacional e recebeu representantes da Häme University of Applied Sciences e da VIA University College


BAK


Na manhã desta quinta-feira, dia 24, foi encerrado o Seminário Estratégico Internacional – Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que ocorreu na Universidade Feevale. O evento anual reuniu representantes da Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e da VIA University College, da Dinamarca, parceiros estratégicos em cooperação internacional da Feevale que integram o BAK.

O último encontro contou com a presença do reitor da Feevale, Cleber Prodanov, com o reitor da VIA, Harald Mikkelsen, e com o vice-reitor da Hamk, Janne Salminen. Na ocasião, ficou definido que as instituições vão elaborar produtos globais na área da Educação.

Prodanov

A partir do seminário, conseguiremos focar na criação de três produtos globais: o primeiro é um grande desafio envolvendo temas como educação e meio ambiente, que pretende envolver as três instituições, as empresas e os pesquisadores; o segundo, a produção de uma revista anual que terá o resultado da cooperação do ponto de vista científico; e o terceiro, focando nos resultados globais das pesquisas realizadas, com metas e ajustes dentro dos 17 grandes desafios que a Organização das Nações Unidas (ONU) está colocando para esse milênio”, diz Prodanov.


De acordo com Mikkelsen, é importante dar continuidade aos projetos iniciados.

Nós tivemos boas discussões sobre os desafios com os quais estamos trabalhando, mas acredito que ainda temos várias coisas que precisam ser feitas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Nós nos inspiramos uns nos outros, então penso que a aliança está funcionando em linhas muito interessantes”, explica.

Harald

Janne


Para Salminen, é essencial realizar uma integração entre as universidades.

Nós decidimos dar continuidade aos projetos em conjunto para aprimorar os resultados com mais precisão e queremos investigar as ideias da sociedade para produzir artigos sobre essa cooperação. Além disso, queremos que os nossos estudantes solucionem os problemas globais em conjunto”, expõe. Um dos assuntos abordados no evento foi a criação de uma unidade de pesquisa internacional, cujo desenvolvimento, segundo o vice-reitor da universidade finlandesa, poderá se tornar uma base sólida da aliança.


Além deles, estiveram na Universidade, da Hamk, a diretora de Pesquisa da Unidade de Pesquisa em Bioeconomia Annukka Pakarinen, o diretor de Infraestrutura, Tuomas Salonen, e a diretora de Relações Internacionais, Kati Heikkinen. Da VIA, participaram das atividades o diretor de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Construção, Energia, Água e Clima, Theis Raaschou Andersen, e a gerente de Projeto, Anna Kronborg Bell.

Os internacionais estavam na Feevale desde segunda-feira, dia 21, e visitaram espaços como Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I, a Oficina Tecnológica e o Teatro Feevale, entre outros locais do Câmpus II, o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), o Centro de Tecnologias Limpas e as unidades de Novo Hamburgo e de Campo Bom do Feevale Techpark. Os representantes também participaram do Inovamundi.

BAK - Jantar

BAK - Inovamundi

BAK - Apresentação sobre a Unidade de Pesquisa Internacional

Durante o seminário, que ocorreu nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24, foram discutidos os temas: Cooperação com Empresas em Ensino e Pesquisa (temática central do evento), o projeto IPSmart, a implementação de e-modules (módulos de Educação a Distância - EAD) para alunos internacionais, a criação de uma unidade de pesquisa internacional e a discussão da agenda de atividades de cooperação relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Na noite de ontem, 23, os visitantes participaram de um jantar elaborado pelo curso de Gastronomia da Feevale, no Espaço Cosmos, prédio Vermelho. O evento contou com uma apresentação do Coro de Câmara do Movimento Coral e da Oficina Geral do Movimento Teatral Feevale.

Durante o jantar, foi assinado um convênio que viabiliza a participação de docentes de Esteio no programa de intercâmbio Finland Education Experience. Acompanhados por dois professores da Feevale, 10 professores da rede pública municipal de Esteio viajarão à Finlândia em janeiro do próximo ano para conhecer a Häme University of Applied Sciences (Hamk) e aprender sobre o funcionamento do sistema educacional finlandês, considerado um dos melhores do mundo.

Sobre o BAK

O acordo trilateral acontece desde 2016 e tem o objetivo de ampliar ações para educação internacional, integrando grupos de pesquisa e internacionalizando empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.