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Circulação do Material

Devolução

As devoluções de materiais devem ser feitas no local de empréstimo, não sendo aceitas devoluções de material da Biblioteca do Campus I na Biblioteca no Campus II e vice-versa.
O controle da data de devolução é de responsabilidade do usuário e deve ser realizado pelo  Meu Pergamum.
Reclamações quanto à devolução de materiais somente serão aceitas mediante apresentação do recibo que é gerado no momento da operação. Acesse aqui os valores de taxas e multas da biblioteca.
O e-mail é somente mais uma forma de lembrá-lo da data de devolução do material. O controle da data de devolução é de responsabilidade do usuário.   O não recebimento de e-mail, independente do motivo, não o isenta do pagamento da multa.
 
Na indisponibilidade de acesso a Internet para a renovação, o usuário deve dirigir-se até o balcão de atendimento da biblioteca. 

Reserva

Para as obras emprestadas, podem ser feitas reservas diretamente nos terminais de consulta ou pela Internet. O material ficará à disposição do usuário por, no mínimo, 30 horas após sua devolução na biblioteca. Caso não procurado nesse período, o material será automaticamente disponibilizado para o usuário que fez a reserva seguinte ou devolvido às estantes da biblioteca. É fundamental que o usuário consulte diariamente, através do Meu Pergamum, a situação de sua reserva. 
 
Obs.: A biblioteca não faz reserva de obra disponível. O Atendimento presencial é prioridade.
 
Para reservar obras via Internet, após fazer a Consulta ao Acervo:
 
1. Clique sobre o Título do Material desejado.
2. Clique em "Informações" para ver se o material está disponível.
3. Caso todos os exemplares estejam emprestados ou não disponíveis, então clique na palavra "Reserva", no canto superior à direita da tela.
4. Digite o seu número de matrícula (7 dígitos) no campo “Código”. Não é mais necessário digitar a via do cartão.
3. No campo “Senha”, digite a Senha Feevale. É a mesma senha que você utiliza para os Laboratórios de Informática e Rede Wireless.
5. Se a obra apresentar volumes, selecione o volume que você deseja reservar. 
6. Olhe no campo "Biblioteca", se a reserva está sendo feita para a biblioteca do Campus onde você quer retirar a reserva.
7. Clique no botão "Confirmar".

Consulta Situação de Reserva

Após feita a reserva, a situação desta deve ser consultada diariamente.
1. Clique em  Meu Pergamum.
2.  Digite o seu número de matrícula (7 dígitos) no campo “Código”. Não é mais necessário digitar a via do cartão.
3. No campo “Senha”, digite a Senha Feevale. É a mesma senha que você utiliza para os Laboratórios de Informática e Rede Wireless.
3. Clique em "Acessar".
4. Clique em "Reserva". Será exibida a lista de títulos reservados onde deve-se observar o status da reserva (aguardando ou disponível) e a posição (1, 2, 3, ....) e, caso tenha sido liberada, a data de liberação.
Quando o status estiver como "disponível", significa que o material já está na biblioteca aguardando a retirada, pelo prazo mínimo de 30 horas após sua devolução. Observe a data de liberação, pois o prazo começa a contar a partir dessa data e horário. 

Renovação

Todo material retirado poderá ter seu prazo de empréstimo renovado pelo mesmo período do empréstimo inicial. Os impedimentos são:

  • o material possuir reserva;
  • o usuário possuir materiais com mais de três dias de atraso;
  • o usuário estar com situação irregular na instituição;
  • o usuário ter ultrapassado o limite de 15 renovações.

Caso a renovação seja realizada em data anterior à data de término do primeiro período de empréstimo, o novo período passará a contar da data em que foi realizada a renovação, não a partir da data final do período anterior. Acesse aqui os valores de taxas e multas da biblioteca. 
 

Limite de renovação

 
Desde fevereiro de 2009  o limite é de 15 renovações.

O limite de renovação visa ampliar o controle sobre o acervo, disponibilizando novamente para empréstimo as obras que não estão sendo utilizadas, bem como auxiliar os usuários no gerenciamento de seus empréstimos.
 
Para o "tipo de obra" livro, possibilita que a pessoa fique aproximadamente um semestre com a obra. O tempo para permanecer com o material dependerá da combinação prazo de empréstimo e a  freqüência ao qual é realizada a renovação. Por essa razão, no caso dos livros, orientamos que não sejam realizadas renovações superiores a duas vezes por semana. Lembramos que outras obras como DVD´s e periódicos têm prazos menores que os Livros.
 
Após atingir o número de 15 renovações de um determinado material, o usuário deverá se dirigir até a biblioteca onde o empréstimo foi realizado, de posse do material e do cartão de identificação. Caso não existam impedimentos, o usuário poderá efetuar um novo empréstimo deste material.
 
Outras dúvidas poderão ser tiradas diretamente com nossos atendentes, ou  através de nossa Central de Atendimento, pelo telefone (51) 3586-8927, de Segunda a Sexta-feira, das 9h15 às 22h15min e, aos Sábados, das 9h15 às 17h.
 

Renovação no balcão de atendimento

Para renovação no balcão de atendimento das bibliotecas, o usuário deve apresentar o cartão de identificação e o material a ser renovado.
 
Renovação via Web (Internet e terminais de consulta da biblioteca)
 
A renovação pode ser feita, também, diretamente nos terminais de consulta nas Bibliotecas ou via Web acessando a página da biblioteca.
 
1. Clique em  Meu Pergamum.
2. Digite o seu número de matrícula (7 dígitos) no campo “Código”. Não é mais necessário digitar a via do cartão. No campo “Senha”, digite a Senha Feevale. É a mesma senha que você utiliza para os Laboratórios de Informática e Rede Wireless.
3. Clique em Acessar.
4. Clique em Renovação.
5. Clique no Título a ser renovado.
6. Clique no botão Renovar.
7. Observe a data que você deverá efetuar a devolução.
8. Envie por e-mail o seu recibo de renovação para consultar a data de devolução do material.
 
Lembre-se que, a cada novo cartão, o número da via é alterado (002, 003...). Neste caso, também é necessário o cadastramento de uma nova senha, que deverá ser feita no setor de empréstimo, com apresentação do novo cartão de identificação e do documento de identidade ou similar com foto (carteira profissional, carteira nacional de habilitação), pois a cada nova via do cartão a senha é invalidada.
 
Se o material a ser renovado possuir reserva ou o usuário estiver com situação irregular na biblioteca, o sistema automaticamente não permitirá a renovação, devendo o material ser devolvido.
 
Quando, por algum motivo, não for possível a renovação via Internet, o usuário deverá entrar em contato com a Central de Atendimento – telefone (51) 3586-8927, que funciona de Segunda a Sexta-feira, das 9h15 às 22h15min e no Sábado, das 8h30 às 14h, ou comparecer na biblioteca de origem do material, devendo levar consigo o mesmo. Reclamações sobre renovações via Internet somente serão aceitas mediante apresentação do recibo que é gerado no momento da operação.
 
Nota: A justificativa de atraso na entrega de material emprestado, devido à impossibilidade de acesso à renovação online, não será aceita. Não conseguindo acesso, o usuário deverá fazer a renovação diretamente em uma das bibliotecas do sistema ou pela Central de Atendimento da Biblioteca. A multa pelo atraso é irrevogável.

Empréstimos

Empréstimo domiciliar
 
Os usuários cadastrados podem usufruir do empréstimo domiciliar do acervo por períodos determinados, conforme a categoria do usuário e do tipo de material.
 
Empréstimo especial
 
O material das bibliotecas poderá ser emprestado para os professores da Feevale, para uso em sala de aula, ou em outras dependências da Instituição, para atender uma necessidade específica não contemplada nos critérios de empréstimo.
 
A multa por atraso desse tipo de empréstimo é diferenciada do empréstimo domiciliar, conforme tabela de taxas e multas.
 
Empréstimo de recursos para deficientes visuais
 
Para possibilitar acesso do deficiente visual à informação e à cultura, as bibliotecas da Feevale possuem no acervo obras em braile e audiolivros ou livros falados. Para que os audiolivros possam ser escutados, a biblioteca disponibiliza microcomputadores e fones de ouvido.  Os usuários que possuem equipamentos que lêem o formato MP3 em casa, também podem solicitar o empréstimo domiciliar dos títulos.
 
Para facilitar a leitura de livros impressos à tinta para os que têm baixa visão, a biblioteca empresta lupas que podem ser solicitadas no balcão de atendimento. As bibliotecas também possuem o software de síntese de voz DOSVOX, que viabiliza o uso de computadores por deficientes visuais, garantindo a independência do aluno.
 
Limite de dias para movimentação de itens que não estão em atraso
 
Possibilita a movimentação de obras (empréstimo domiciliar e renovação) mesmo que o usuário possua itens em atraso. Este limite é de 7 dias, ou seja, se o usuário possui pelo menos uma obra atrasada a menos de 7 dias, os materiais que não estão atrasados poderão ser renovados (desde que não haja reserva) e/ou também será possível, a retirada de outros materiais da cota. Este benefício não significa que a multa não será gerada, ela continuará sendo acumulada até o momento da devolução do material em atraso. Transcorridos os 7 dias, se o item em atraso não for devolvido, não será possível fazer movimentações na biblioteca.
 

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