Apresentação
O Salão de Extensão Feevale representa um importante momento para a divulgação de resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas realizadas pela Universidade Feevale e demais instituições de ensino superior, originados na relação transformadora entre a universidade e a sociedade, contribuindo para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática.
Poderão apresentar trabalhos durante o SE estudantes de graduação da Feevale e de outras instituições de ensino superior, sob a orientação de docentes, além dos alunos que concluíram o curso de graduação, desde que os trabalhos sejam oriundos de suas atividades enquanto graduandos.
Os trabalhos apresentados neste evento devem caracterizar-se como ações extensionistas, podendo originar-se de:
- programas e projetos de Extensão;
- práticas de ensino e de estágios;
- atividades de componentes curriculares da graduação realizadas na comunidade;
- projetos de ensino e de projetos comunitários;
- trabalhos de conclusão de curso (TCCs) com enfoque social;
- ações extensionistas oriundas de projetos de pesquisa.
Agende-se!
Público-alvo: estudantes de graduação que desenvolvem atividades de cunho social que se caracterizem como extensão.
Período: 22 a 27 de outubro de 2018.
Horário: consulte os horários na programação.
Local: Câmpus I e Câmpus II - O local será informado via e-mail antes do início da atividade.
Certificação: certificado on-line, consultar mais informações no regulamento.
Certificação: certificado on-line, consultar mais informações no regulamento.
Datas importantes
Etapa | Datas* |
Inscrições | de 25/06 a 13/08 (até as 19h) |
Divulgação dos trabalhos aceitos para Análise de Mérito | 21/09 |
Divulgação dos horários e locais das Sessões Temáticas | 16/10 |
Sessões Temáticas | 23/10 a 27/10 |
Divulgação dos Destaques | 28/11 |
*Cronograma sujeito a alterações, sem aviso prévio.
*Trabalhos internacionais terão cronograma específico.
Programação das Sessões Temáticas
Datas e Horários das Apresentações
VisualizarTrabalhos Aceitos
Trabalhos Aceitos para as Análises de Mérito
VisualizarInscrição
Os autores deverão inscrever-se no evento por meio do formulário eletrônico. No ato da inscrição, o trabalho deverá ser submetido sob a forma de resumo. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. As inscrições incompletas serão desclassificadas.
A ordenação dos nomes dos autores e dos orientadores no ato da inscrição corresponderá à ordem dos nomes que deverá constar na publicação dos resumos e nos certificados.
A inscrição somente se confirmará após o pagamento da taxa de inscrição, que poderá ser paga somente dentro do período de inscrições.
Regulamento
VisualizarApresentação de trabalhos
A apresentação dos trabalhos aprovados na análise classificatória será realizada oralmente, em espaços previamente determinados pela comissão organizadora do evento, prevendo-se a disponibilidade de equipamentos.
A exposição dos trabalhos ocorrerá, dentro do possível, nos espaços das disciplinas de graduação da Feevale, a partir da aderência dos trabalhos com os seus conteúdos e com o objetivo de oportunizar a interação e construção coletiva entre a comunidade acadêmica.
Webconferência
Para participantes que não possam estar presentes fisicamente no evento, preferencialmente, aqueles oriundos de instituições externas que não estejam situadas na Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Paranhama e Serra do Estado do Rio Grande do Sul, será possível apresentar o trabalho por meio de webconferência.
Para utilizar esta modalidade, o participante, após realizar a inscrição no sistema, deverá encaminhar um e-mail para o endereço se@feevale.br, informando essa necessidade, para avaliação.
Caso a solicitação seja deferida, os encaminhamentos devidos serão realizados.
Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados em duas etapas:
Análise classificatória
- resumo que caracteriza uma prática extensionista*
- texto coeso, coerente e linguisticamente adequado.
*Caso o trabalho inscrito tenha sido categorizado indevidamente como uma prática extensionista, a comissão científica reserva-se o direito de verificar a possibilidade de enquadrá-lo na Feira de Iniciação Científica.
Análise de mérito (sessões temáticas e pôsteres)
Critérios:
Avaliação do resumo
- tema relevante para a área;
- título adequado ao conteúdo do trabalho;
- objetivos claros e coerentes com o tema proposto;
- metodologia adequada aos objetivos;
- resultados parciais ou finais coerentes com os objetivos;
- capacidade de análise e síntese dos resultados;
- palavras-chave adequadas ao tema.
Avaliação da apresentação oral/Libras
- domínio do tema durante a apresentação;
- respeito ao tempo limite de apresentação.
Avaliação do pôster virtual
- apresentação dos principais elementos do trabalho: título, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados, considerações finais e referências bibliográficas;
- capacidade de síntese e organização visual.
Pôster Virtual
Os autores selecionados no Salão de Extensão deverão produzir pôsteres virtuais para exposição/disponibilização durante todo o evento. O pôster é avaliado em formato virtual considerando a preservação do meio ambiente e com o objetivo de reduzir resíduos e custos.
Os pôsteres virtuais deverão conter os principais elementos do trabalho a ser apresentado. Na parte superior, em destaque, deverá apresentar o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autore(s), do(s) orientador (es), a instituição de origem do trabalho inscrito e órgão financiador, caso houver. A dimensão do pôster deverá ser de:
a) 1820px (altura) x 1000px (largura), com resolução de 96px/pol;
b) 26,46cm (largura) x 48,15cm (altura) com resolução de 96px/pol, em arquivos gerados pelo power point (resolução padrão do aplicativo);
c) o tamanho máximo do arquivo deve ser de 3MB.
Período para inserção do pôster virtual será divulgado após a etapa de análise classificatória para o autor responsável pela inscrição.
Orientações para elaboração do Pôster Virtual
VisualizarModelo do Pôster Virtual
VisualizarSubmissão de Trabalhos Internacionais
Os autores deverão inscrever-se no evento por meio do formulário eletrônico Google Forms, disponibilizado na página do SE (www.feevale.br/inovamundi). Para a inscrição, exige-se a submissão de um resumo, conforme item 8 (oito).
O período de inscrições de trabalhos será de 28 de maio a 17 de setembro de 2018 até as 19h (horário de Brasília). As inscrições serão validadas somente após o envio do resumo e do preenchimento completo das informações necessárias no formulário de inscrições.
Trabalhos internacionais estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição no evento.
O resumo do trabalho deverá ser encaminhado conforme as normas de submissão estabelecidas no item 8 (oito) deste regulamento.
Ao término do processo de inscrição, o autor responsável pela inscrição e o orientador receberão uma mensagem eletrônica em seu endereço de e-mail cadastrado, indicando o sucesso da submissão do trabalho.
As etapas de avaliação do trabalho serão regidas de acordo com os itens 8, 9 e 10 deste regulamento.
As apresentações dos trabalhos internacionais ocorrerão via webconferência, utilizando o sistema Blackboard Collaborate. Um link de acesso à plataforma será disponibilizado aos inscritos.
Informações técnicas sobre o sistema de webconferência estão disponíveis no item 13 deste regulamento.
Destaques
Destaques
VisualizarProgramação
Segunda-feira | 22 de outubro
Turno: noite
Abertura do Inovamundi
Terça-feira | 23 de outubro
Turnos: manhã, tarde e noite
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale
Quarta-feira | 24 de outubro
Turnos: manhã, tarde e noite
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale
Quinta-feira | 25 de outubro
Turnos: manhã, tarde e noite
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale
Sexta-feira | 26 de outubro
Turnos: manhã, tarde e noite
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale
Sábado | 27 de outubro
Turno: manhã
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale
* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.
Investimento
Estudante de outras instituições de ensino superior:
R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) por trabalho inscrito.
Estudante de graduação da Feevale:
R$ 40,00 (quarenta reais) por trabalho inscrito.
Estudante participante do Programa de Iniciação Científica da Feevale, a saber, BIC, ICNR, PIBIC/PIBITI CNPq e PROBIC/PROBITI FAPERGS; acadêmico de graduação com bolsa de fomento externo vinculada a projeto de pesquisa, acadêmico participante de projetos de Extensão, do PIBID e do PET da Universidade Feevale:
isento *
Formas de pagamento:
boleto bancário
Se o pagamento não for efetuado até o término do período de inscrições, a inscrição será cancelada.
* Estudantes com direito aà isençãodevem observar no ato da inscrição o acesso com código e senha, assim como, comunicar à organização do evento em caso de cobrança ao término da inscrição.
Observação
Os valores de inscrição não seguem a resolução PROPAD/PROACOM nº 05/2013.
Apoio
Realização
Coordenação: João Alcione Sganderla Figueiredo
Promoção e organização: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - Proppex
Comissão Científica: Agathe Juliane Erig Sebastiani, Alexandre Zeni, Cíntia Ourique Monticelli, Claudia Schemes, Deise Edinger, Fabiano de Lima Nunes, João Alcione Sganderla Figueiredo, Karim Aquele Filho, Luciane Iwanczuk Steigleder, Luísa Melo Averbeck, Lovani Volmer, Magda Susana Perassolo, Margarete Fagundes Nunes, Micheline Kruger Neumann, Paola Schmidtt Figueiro e Rosemari Lorenz Martins.