Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

O VI ENALLI trará contribuições relevantes para os participantes, uma vez que os temas que serão discutidos, o letramento, a variação linguística e o ensino de línguas, especialmente o ensino da língua estrangeira, são temáticas significativas e atuais, que são pouco debatidas com os professores que estão fora do espaço da universidade, embora estejam em voga no ambiente acadêmico. Isso fica evidente nos relatos de estagiários do Curso de Letras, dos professores da Educação Básica participantes de Projetos de Extensão Universitária e de Mestrandos, segundo os quais, o conceito de letramento(s) não é claro para os professores, a variação linguística ainda é pouco discutida em sala de aula na Educação Básica, onde o ensino de línguas continua pautado basicamente no “certo/errado”.

Além disso, o ensino de língua estrangeira também precisa ser urgentemente repensado, já que o foco continua sendo a gramática e a tradução. Nesse sentido, o VI ENALLI pretende compartilhar um pouco do conhecimento produzido na universidade com os pesquisadores, professores, mestrandos, graduando e professores da Educação Básica.

Banner central - Calendário

Agende-se!

Público-alvo: professores da rede pública e privada de ensino, cursos livres de idiomas, estudantes de Letras e áreas afins.

Período: 04 a 06 de maio de 2017.
Dias: 04, 05 e 06 de maio de 2017.
Horário: Quinta-feira: 16h30min às 22h
Sexta-feira: 14h às 22h
Sábado: 8h às 12h

Carga horária: 20 horas.
Local: Auditório do prédio azul - Câmpus II
Certificação: Certificado online, que será enviado por email para quem obtiver a frequência mínima de 75%.

Datas importantes

Inscrições com desconto: até 17 de abril de 2017
Inscrições sem desconto: de 18 de abril a 30 de abril de 2017 
Submissão de resumos: até 23 de abril de 2017  
Divulgação dos resumos aceitos:  27 de abril de 2017
Divulgação dos locais para apresentação de trabalho: até 03 de maio de 2017

Programação

Quinta-Feira, 04 de maio


16h30min às 22h:  Credenciamento
17h30min às 19h: Apresentação do Projeto Leitura & Aventura com Athos Beuren
19h30min às 22h - Palestra: Alfabetização, Letramento e Conhecimento Linguístico - com Luis Carlos Travaglia – Universidade Federal de Uberlândia
Mediadora: Profa. Rosemari Lorenz Martins 

Sexta-Feira , 05 de maio


13h às 22h – Credenciamento
14h às 18h – Sessões de Comunicação

Áreas de interesse: 

  • Aquisição de L1
  • Aquisição de L2
  • Variação Linguística
  • Ensino de literatura e linguagens
  • Letramento
  • Formação de professores
  • Novas tecnologias e ensino de literatura e linguagens
18h30min às 19h15min - Sessão de autógrafos com Gabriel de Ávila Othero
19h30min às 22h - Palestra: Quem sou eu quando ensino: o professor e sua identidade - com Vilson Leffa – Universidade Católica de Pelotas
Mediadora: Valeria Zanetti Ney 

Sábado, 06 de maio


8h -  Relato de experiências - Jornal Na Sala de Aula
10h - Palestra: Letramento, alfabetização e literacia: um olhar a partir da ciência da leitura com Rosangela Gabriel – Universidade de Santa Cruz do Sul
Mediadora: Lovani Volmer

* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Trabalhos

Modalidades de participação


Simpósios, mediante inscrição coletiva - A modalidade de simpósio deverá ter um pesquisador-doutor como responsável, ser constituída por três ou quatro pesquisadores que deverão organizar suas comunicações em torno de um mesmo eixo temático. Além da inscrição coletiva feita pelo coordenador (na opção pesquisador-doutor), cada integrante da sessão inscrever-se-á individualmente como pesquisador, mencionando o título do simpósio de que fará parte.

Sessões de comunicação, mediante inscrição individual de trabalho - As sessões de comunicações individuais serão coordenadas por um professor da Feevale, indicado pela organização do evento.
Banner central - Ministrantes

Luiz Carlos Travaglia

Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) com Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Publicou 35 artigos em periódicos especializados, 16 trabalhos completos em anais de eventos e 46 resumos em cadernos de eventos, 36 capítulos de livros, 07 livros técnicos e 08 livros didáticos. Organizou 04 obras e 01 número de periódico. Possui 179 itens de produção técnica. Participou de 95 eventos no Brasil. Orientou 19 dissertações de mestrado, 02 teses de doutorado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica na área de Linguística. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e em Linguística Aplicada ao Ensino Aprendizagem de Língua Materna. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Texto, Verbo, Ensino, Tipologia Textual, Gramática, Coesão, ensino de gramática, Coerência, Discurso e Gramaticalização.

Saiba mais
Banner central - Ministrantes

Rosangela Gabriel

Professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração Leitura e Cognição, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Possui Graduação em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Letras, área de concentração em Linguística, pela PUCRS (1996), Doutorado em Letras / Linguística, pela PUCRS (2001), tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford / Inglaterra (1999-2000). Foi Coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu (2009-2012) e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2013) da Unisc. Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL nos biênios 2012-2014 e 2016-2018. Foi pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition & Neuroscience (CRCN), da Universidade Livre de Bruxelas (BEX CAPES), no período de fev/2015 a jan/2016. É editora da revista Signo - ISSN 1982 2014, do CEPELL UNISC. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq. É Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (PQ 2015). É coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc (2016-2018). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita, leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura).

Vilson J. Leffa

Professor Titular da Universidade Católica de Pelotas. Doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área acadêmica, tem mais de 50 artigos em periódicos, 45 capítulos de livro, 17 livros organizados e cerca de 150 trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. Mais recentemente concentrou-se no estudo das novas tecnologias no ensino de línguas, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e o ensino a distância. Tem efetiva inserção internacional, incluindo não só a publicação de trabalhos nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países, mas também o desenvolvimento de projetos com pesquisadores renomados da área, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos; de 2009 a 2010, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia em Irvine. Na área de formação de recursos humanos, orientou 15 teses de doutorado, mais de 40 dissertações de mestrado e vários trabalhos de iniciação científica; contribuiu para a formação de líderes de pesquisas que atualmente atuam em outras universidades com projetos cadastrados nos grupos de pesquisas do CNPq e com quem mantém constante interlocução; coordenou e ministrou inúmeros cursos a distância para professores de línguas sobre a produção de REAs; contribuiu para a divulgação do saber na área de atuação com a organização do CD-ROM Textos em Linguística Aplicada (TELA), em quatro edições impressas, disponível online desde 2015, com um acervo significativo de textos, anais de congressos, livros, dissertações e teses, constantemente atualizados. Na área de gestão científica e acadêmica, foi duas vezes presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), atuou como coordenador da área de Artes e Letras na FAPERGS, foi duas vezes avaliador do Plano Nacional do Livro Didático em língua estrangeira; coordenador do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL, líder de grupo de pesquisa do CNPq; criou o Periódico Linguagem e Ensino, e foi durante muitos anos seu editor científico; organizou vários congressos na área da Linguística Aplicada e tem atuado como parecerista de inúmeros periódicos e avaliador de projetos de pesquisa para órgãos de fomento, incluindo FAPs de diversos estados, CAPES e CNPq; participou de inúmeras bancas de trabalhos de conclusão e de comissões julgadores para concurso de professores e avaliações de cursos em vários estados do Brasil.

Investimento

Inscrições com valor promocional: até 17 de abril de 2017

 Inscrições sem Desconto  R$ 110,00
 Inscrições com Desconto de Aluno e Egresso    R$ 88,00
 Inscrições com Desconto de Sênior (55 anos ou mais)  R$ 77,00
 Inscrições com Desconto de Acadêmicos de outras Instituições  R$ 99,00 
 Inscrições com Desconto de Pessoa com 50 a 54 anos  R$ 88,00  

 Inscrições de 18 de abril a 30 de abril de 2017

 Inscrições sem Desconto  R$ 170,00
 Inscrições com Desconto de Aluno e Egresso    R$ 136,00
 Inscrições com Desconto de Sênior (55 anos ou mais)  R$ 119,00
 Inscrições com Desconto de Acadêmicos de outras Instituições  R$ 153,00 
 Inscrições com Desconto de Pessoa com 50 a 54 anos  R$ 136,00  

Realização

Coordenação: Professora Doutora Rosemari Lorenz Martins
Promoção: Universidade Feevale – Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA
Organização: Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento - Diretoria de Assuntos Comunitários e Culturais
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos

Em caso de emergência ligue: (51) 99972 9643

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: Sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: Sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Confira demais setores que possuem atendimento agendado.

Saiba mais