Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Infraestrutura

O Curso de Design Gráfico busca a interação dos alunos com o mercado de trabalho, oferecendo uma infraestrutura completa de ateliers, salas de desenho, estúdios de fotografia, laboratórios e equipamentos peculiares a cada atividade prevista. 

As aulas práticas requerem espaço e equipamentos peculiares às atividades que lhes são previstas. Para isso a Instituição dispõe de atelieres, equipamentos fotográficos, estúdios fotográficos, estúdio de TV, laboratórios de ampliação e revelação, laboratórios de informática e de computação gráfica com softwares específicos, entre outros espaços interdisciplinares disponíveis nos Câmpus I e II. Além destes, o curso dispõe de espaços de exposição, como o Espaço Cultural Feevale, junto ao Teatro Feevale, a Pinacoteca, o Espaço Arte Um no Câmpus I e ainda o Espaço Arte Dois, no Câmpus II. 

A seguir confira mais informações sobre estes e outros espaços:

Infraestrutura do curso

Atelier 03, 04 e 05: Desenho e pintura e Sala Multiuso

Local: Atelieres – Câmpus I

Os Ateliês e a Sala Multiuso contemplam as áreas da linguagem bi e tridimensional. As salas estão equipadas para atender as necessidades de produção nestas áreas, possuindo iluminação adequada, espaços para trabalhos em grandes dimensões, tanques e telários para armazenamento de obras, mesas apropriadas para as atividades práticas, espaços para projeções e montagem de instalações e intervenções no espaço arquitetônico.

Salas de Desenho

Local: Salas 205, 401 e 405 do prédio Arenito - Câmpus II

Laboratórios adequados às disciplinas de desenho que propõem o desenvolvimento da representação gráfico, da criatividade e da percepção.

Laboratório Técnico de Fotografia

Local: Sala 105 do prédio Amarelo - Câmpus II

O Curso dispõe de sala específica para área técnica, denominado Laboratório Técnico de Fotografia, com equipe e estrutura de apoio às necessidades operacionais e técnicas, que armazenam e gerenciam equipamentos e suprimentos fotográficos e de impressão, tais como câmeras, tripés para câmeras, baterias, fotômetros, leitores de cartão, impressoras etc. Esta equipe de apoio tem a disposição scanners de mesa e de negativos, impressoras, impressoras fotográficas, além de amplo acervo de câmeras fotográficas digitais profissionais e semiprofissionais, câmeras compactas e câmeras analógicas, de diversos modelos e características (totalizando mais de 150 câmeras fotográficas). 

Estúdio de Produção Fotográfica 01 e Estúdio de Produção Fotográfica 02

Local: Salas 201 e 301 do prédio Amarelo - Câmpus II

Os estúdios de produção fotográfica caracterizam-se como amplos espaços de trabalho com fundo infinito, em alto padrão, integrados com ampla gama de equipamentos de iluminação e produção fotográfica: tochas de flash e luz contínua, de potências e características variadas, tripés, girafas e acessórios de iluminação (sombrinhas, lightboxes, refletores, fresnéis, rádio-flashes, entre outros), além de suportes para fundos móveis, mesas de iluminação de objetos, salas de produção de figurino com espelho, birôs de maquilagem, armários de organização, projetor multimídia e computadores. 

Laboratório de Revelação e Ampliação Preto e Branco

Local: Sala 106A do prédio Amarelo - Câmpus II

O laboratório dispõe de espaço propicio para experimentação de técnicas e processos da fotografia preto e branco, possibilitando ao acadêmico autonomia na revelação de seus filmes e na ampliação fotográfica desenvolvimento de técnicas de processamento de filmes em laboratório, processos de cópia em papel, arquivamento e edição. As atividades desenvolvidas no espaço capacitam o discente ao exercício artístico de pesquisa e profissional das atividades de laboratório químico, revelando a aproximação da fotografia com outras linguagens artísticas.

Laboratório de Fotografia e Vídeo

Local: Sala 325 - Câmpus I

O Laboratório de Fotografia e Vídeo é um espaço onde teoria e prática convergem nas atividades de captação de imagens, edição e montagem em softwares de finalização de vídeo, bem como processos experimentais e artesanais que se desenvolvem com o auxílio de um fundo infinito e Laboratório de Revelação e Ampliação Preto & Branco. Através das atividades desenvolvidas neste laboratório o acadêmico desenvolve habilidades conceituais ligadas à imagem-movimento e suas possibilidades, e qualifica-se para utilizar a captação e montagem em vídeo como ferramenta em suas produções artísticas.

Centro de Design

Local: Sala 300 do prédio Arenito - Câmpus II

O Centro de Design é espaço que atua como um laboratório dos cursos de Design, Design de Interiores, Design Gráfico e Moda da Universidade Feevale, que motiva a realização da inserção dos seus acadêmicos no mercado de trabalho. Por meio de projetos acadêmicos e profissionais, concursos, cursos de extensão e práticas de criação, são estabelecidos contatos entre mercado e academia. 
O espaço possibilita o contato do acadêmico com projetos de ensino e extensão, bem como estágios curriculares não obrigatórios. A partir de informações consistentes sobre tendências de moda e de design, análise de mercado e do diagnóstico empresarial, o Centro de Design desenvolve projetos inovadores. Serve como local de consulta a revistas e ainda para aulas.

Laboratório de Computação Gráfica

Local: Câmpus I e II

Tratam-se de laboratórios de informática com softwares específicos, espaços para o desenvolvimento de atividades de tratamento, edição e pós- produção de projetos editoriais com imagens fotográficas.

Laboratório de Produção Televisiva (TV Feevale)

Local: Subsolo do prédio Amarelo – Câmpus II

O Laboratório de Produção Televisiva é responsável pelos programas que vão ao ar no Canal 15 da NET de Novo Hamburgo, chamado TV Feevale. Possui uma infraestrutura de acordo com grandes canais de televisão e inclui 19 programas em sua grade de programação. Os alunos participam ativamente das produções, gravações, edições e de todo processo envolvido, além de utilizarem a estrutura para as atividades práticas necessárias em algumas das disciplinas do Curso.

Espaço Cultural Feevale

Local: Teatro Feevale – 4º andar – Câmpus II

O Espaço Cultural Feevale tem a coordenação do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes – ICHLA e recebe exposições, salões de arte, encontros com artistas e debates sobre arte contemporânea. 
Seu principal objetivo é promover o compartilhamento do fenômeno artístico com a comunidade, através da ocupação dos espaços internos do prédio do Teatro Feevale, por meio da sistematização e gerenciamento de estratégias de ação referentes à realização de projetos relacionados às artes. Estes projetos visam fomentar a reflexão e o debate sobre a arte contemporânea, contemplando uma maior interação entre a instituição Feevale, a comunidade acadêmica, a comunidade local e o público em geral.
No espaço, localizado no 4º andar do Teatro Feevale, no Câmpus II, também ocorrem eventos como intervenções artísticas e performances, projetos de arte–educação e organização de exposições de formandos, etc. 

Pinacoteca Feevale

Local: Câmpus I

A Pinacoteca organiza e promove exposições, salões de arte, encontros com artistas e debates sobre arte contemporânea. Seu principal objetivo é estabelecer pontes com a comunidade, a partir de atividades artísticas, tornando-se um local para a realização de projetos relacionados às áreas de conhecimento das artes, através da organização de exposições, catalogação de documentos para formação de acervo e preservação desse patrimônio cultural ligado à Instituição. No espaço, localizado no Câmpus I da Feevale, também ocorrem eventos como intervenções artísticas e performances, projetos de arte–educação e organização de bancas de graduação (bacharelado) e de pós-graduação. Este espaço pode ser utilizado para montagem de exposições com projetos cenográficos e museográficos realizados pelos acadêmicos do curso de Design de Interiores. Mais informações podem ser obtidas diretamente na página da Pinacoteca

Espaço Arte UM

Local: Hall do Salão de Atos – Câmpus I 

É um espaço destinado a exposições que visam dar visibilidade às atividades desenvolvidas no curso e ampliar a interação desta produção visual com acadêmicos e a comunidade. Os ambientes contam com salas de iluminação direcionada, painéis componíveis e cubos tridimensionais para objetos e projetores.

Espaço Arte DOIS

Local: Cidade dos Contêineres – Câmpus II 

O Espaço Arte Dois está situado na Cidade dos Containers, no Câmpus II da Universidade Feevale. Ele destina-se à divulgação das criações de artistas, designers gráficos e fotógrafos selecionados através de edital, além dos trabalhos de acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico e Fotografia, bem como demais Cursos e Projetos do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA.
Ficou interessado em conhecer mais a instituição? Então agende sua visita à Universidade Feevale pelo telefone (51) 3586 8822, conheça os laboratórios e clínicas e aproveite para bater um papo com o coordenador  do curso. 
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.