Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Infraestrutura

A maioria das disciplinas deste curso de graduação ocorrem no Câmpus II, que oferece ótimas instalações, contando com salas de aula climatizadas, laboratórios com equipamentos de alta tecnologia, acesso wireless, além de biblioteca, auditórios, restaurantes, lancherias, bancos, piscina de hidroterapia e academia. Também  possui farmácia, videolocadora, salão de beleza, espaço de lazer com puffs e bancos em meio a árvores frutíferas, livraria, tabacaria, Teatro Feevale e a Capela Universitária São João. 

Infraestrutura do curso

Laboratório de Análises Térmicas e Espectroscopia

Local: Sala 100C do prédio Verde – Central Analítica

O laboratório permite a identificação qualitativa de funções orgânicas; determinação do ponto de fusão de polímeros; caracterização do perfil térmico de degradação de materiais; avaliação da faixa de temperatura de transição de polímeros e outros materiais, com possibilidade de varredura desde a temperatura ambiente até 600 °C; análise termogravimétrica, desde temperatura ambiente até 1500 °C; fornecimento de espectro no infravermelho (FTIR) de amostras sólidas e líquidas.

Laboratório de Automação e Controle

Local: Sala 206 da Oficina Tecnológica

O laboratório possui software específico, utilizado na área de automação e controle de processo, na modelagem, simulação, supervisão e controle de processos, sendo estes processos de setores industriais distintos, tais como: metal-mecânico, alimentícia, química e energia. Também possui licenças de software de simulação e programação CNC (CAD/CAM), que possibilita ao aluno realizar a preparação da programação a controle numérico.

Laboratório de Computação Gráfica (CAD)

Local: Salas 408 e 507 prédio Multicolor

Os laboratórios de computação gráfica CAD colocam à disposição dos acadêmicos os seguintes softwares: Autocad; Solidworks; Rhinoceros 3.0; Mechanical Desktop.

Laboratório de Eletrotécnica e Conversão de Energia

Local: Sala 309 do prédio Verde

O espaço é utilizado para realizar montagens e testes de sistemas trifásicos, circuitos conversores, acionamentos de motores elétricos, controladores lógicos programáveis e sistemas com comando e intertravamentos. 

Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalografia

Local: Sala 101 da Oficina Tecnológica

Este laboratório destina-se à prática de ensaios mecânicos destrutivos e não destrutivos de materiais metálicos, assim como à realização de análise metalográfica. Dentre os ensaios destacam-se: ensaio de tração em materiais metálicos; ensaio de cisalhamento em materiais metálicos; ensaio de compressão em materiais metálicos; ensaio de dobramento em materiais metálicos; ensaio de impacto Charpy ou Izod; determinação de falhas por ultrassom, escaneamento de peças; determinação de dimensão por ultrassom; ensaio de dureza Rockwell e Rockwell superficial em materiais metálicos e não metálicos; análise micrográfica em materiais metálicos; análise macrográfica em materiais metálicos e preparação de corpos de prova para metalografia (lixamento, polimento, embutimento).

Laboratório de Estruturas

Local: Sala 203 da Oficina Tecnológica

Conta com equipamentos para a realização de experimentos para determinar o equilíbrio de vigas em função dos pontos de apoio, podendo-se definir a localização dos pontos e as forças neles empregadas, com consequente cálculo de reações. Também possui equipamentos para realização de ensaios em treliças, onde são determinadas as forças nas três direções e a influência dos ângulos e dimensões nas reações finais.

Laboratório de Estudos Avançados em Materiais

Local: Subsolo do prédio Azul/CII

O laboratório atua no desenvolvimento e caracterização de materiais voltados para a cadeia produtiva do carvão vegetal, para o setor coureiro, para o setor metal-mecânico, de polímeros, de nanoestruturas voltadas ao setor têxtil e da saúde.
Atua na área computacional, no cálculo quântico de parâmetros estruturais e na modelagem molecular de fármacos, que inclui processos de análise estrutural para relação estrutura-atividade, ADMET e processamento de docking

Laboratório de Física

Local: Sala 213 da Oficina Tecnológica

Nesse laboratório são realizados os experimentos de Física Experimental, relacionados à Mecânica, Termodinâmica, Ondulatória, Eletricidade e Eletromagnetismo, conteúdos previamente abordados nas disciplinas teóricas.

Laboratório de Fenômenos de Transporte

Local: Sala 210 da Oficina Tecnológica

Está equipado com materiais didáticos destinados a experiências de transmissão de calor e mecânica de fluidos. No laboratório há um circuito hidráulico para avaliação da perda de carga em dutos forçados, bancadas de levantamento de curvas de pequenos ventiladores, de trocadores duplo tubo e de leito fluidizado, de condução e convecção de calor transiente, entre outros. 

Laboratório de Hidráulica e Pneumática

Local: Sala 204 da Oficina Tecnológica

No laboratório existe uma bancada de sistemas hidráulicos e uma bancada de sistemas pneumáticos e eletro-pneumáticos, compostas de diversos acessórios. Inclui-se neste sistema, um computador para cada bancada com hardware e software para interfaceamento, possibilitando a comunicação  da bancada com o microcomputador. Desta forma, é possível realizar simulações de circuitos virtuais ou físicos, bem como comandar o circuito físico das bancadas através do software, que aceita aplicação de qualquer lógica e/ou circuito pneumático e hidráulico. Os acessórios possibilitam lógicas e/ ou selo hidráulico, selo elétrico, circuitos de autoretenção, simples vai e vem, selo duplo e combinações para montagens físicas.

Laboratório de Instrumentação e Operações Unitárias

Local: Sala 209 da Oficina Tecnológica

Neste laboratório é possível realizar práticas ligadas ao controle e ao gerenciamento de dados oriundos de uma planta de processo contínuo, a partir da utilização de sistemas de controle, sensores, medidores e software. No laboratório encontra-se uma miniplanta de fluxo contínuo para aulas práticas.

Laboratório de Química

Local: Subsolo do prédio Vermelho/CII

Conta com um espaço amplo e climatizado, além de equipamentos modernos e materiais utilizados para o desenvolvimento de habilidades instrumentais nas áreas de química geral, físico-química, química analítica, química orgânica, bioquímica e bromatologia.

Laboratório de Simulação e Otimização de Processos

Local: Laboratório 313 do prédio Rosa

No local são desenvolvidas atividades práticas e teóricas visando modelar, simular e otimizar processos a partir do uso de ferramentas computacionais específicas.

Laboratórios de Solda

Local: Sala 108 da Oficina Tecnológica

Este é um setor dedicado especificamente ao processo de soldagem de materiais metálicos, tanto para a confecção de subconjuntos, quanto para a montagem de equipamentos completos. Nele são realizadas as seguintes operações: soldagem de chapas, arames, perfis e barras metálicas; solda ponto: potência máx. de 10 KvA; solda MIG/MAG: potência máx. de 6,1KvA; solda TIG/TAG: potência máx. de 38 KvA; solda com eletrodo revestido: potência máx. de 27,5KvA e solda oxi-acetilênica.

Laboratórios de Usinagem Convencional

Local: Sala 103 da Oficina Tecnológica

Este é o setor que agrega os processos de fabricação convencionais com a retirada de cavacos. O aluno de Engenharia tem a oportunidade de confeccionar peças mecânicas, participando desde o estudo dos métodos e processos, até a realização operacional para a conclusão da peça. Destacam-se neste setor as seguintes atividades: furação, torneamento, faceamento, rosqueamento, sangramento, corte de perfis e barras de materiais ferrosos, esmerilhamento de materiais metálicos, afiação de ferramentas e usinagem de rodas dentadas. 

Laboratórios de Usinagem Especial

Local: Sala 102 da Oficina Tecnológica

O laboratório possibilita conexões a braços articulados robóticos e softwares de automação e controle. Conta com um Centro de Usinagem interligado ao sistema de CAM pelo software Unigraphics, que garante interações a processos produtivos automatizados integrados, para posteriormente fazer parte de um ciclo produtivo, com estoque, esteiras, robôs e demais máquinas de usinagem CNC.

Laboratório Metrologia e Vibrações Mecânicas

Local: Sala 208 da Oficina Tecnológica

Neste laboratório é possível realizar controle dimensional de peças e padrões, de acordo com as especificações: medição ótica através de projetor de perfis; medição tridimensional com braço de medição; medição de microtolerância com rugosímetro; medições lineares com instrumentos manuais (paquímetro, micrômetro e inmicros); medições angulares com instrumentos manuais (goniômetros, esquadros de precisão); medições comparativas com relógio comparador e apalpador; traçagem de peças com traçador de alturas; calibração de instrumentos manuais com blocos, anéis e tampões padrões; controle estatístico de processo, utilizando equipamentos digitais interfaceados ao microcomputador. Também podem ser realizados experimentos com sistemas de 01, 02 ou 03 graus de liberdade, ligados à mecânica vibratória.
Ficou interessado em conhecer mais a instituição? Então agende sua visita à Universidade Feevale pelo telefone (51) 3586 8822, conheça os laboratórios e clínicas e aproveite para bater um papo com o coordenador  do curso. 
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.