Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Infraestrutura

A maioria das disciplinas deste curso de graduação ocorrem no Campus II, que oferece ótimas instalações, contando com salas de aula climatizadas, laboratórios com equipamentos de alta tecnologia, acesso wireless, além de biblioteca, auditórios, restaurantes, lancherias, bancos, piscina de hidroterapia e academia. Também  possui farmácia, videolocadora, salão de beleza, espaço de lazer com puffs e bancos em meio a árvores frutíferas, livraria, tabacaria, Teatro Feevale e a Capela Universitária São João. 

Infraestrutura do curso

O curso de Tecnologia em Manutenção Industrial oferece infraestrutura que favorece ao aluno ótimas condições para aplicação da teoria na prática, a fim de reconhecer os processos industriais e transferir os conhecimentos acumulados a novas situações.

Laboratório de Automação e Controle

Local: Sala 206 da Oficina Tecnológica.

O laboratório possui software específico, utilizado na área de automação e controle de processo, na modelagem, simulação, supervisão e controle de processos, sendo estes processos de setores industriais distintos, tais como: metal-mecânico, alimentícia, química e energia. Também possui licenças de software de simulação e programação CNC (CAD/CAM), que possibilita ao aluno realizar a preparação da programação a controle numérico.

Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalografia

Local: Sala 101 da Oficina Tecnológica

Este laboratório destina-se à prática de ensaios mecânicos destrutivos e não destrutivos de materiais metálicos, assim como à realização de análise metalográfica. Dentre os ensaios destacam-se: ensaio de tração em materiais metálicos; ensaio de cisalhamento em materiais metálicos; ensaio de compressão em materiais metálicos; ensaio de dobramento em materiais metálicos; ensaio de impacto Charpy ou Izod; determinação de falhas por ultrassom, escaneamento de peças; determinação de dimensão por ultrassom; ensaio de dureza Rockwell e Rockwell superficial em materiais metálicos e não metálicos; análise micrográfica em materiais metálicos; análise macrográfica em materiais metálicos e preparação de corpos de prova para metalografia (lixamento, polimento, embutimento).

Laboratório de Estruturas

Local: Sala 203 da Oficina Tecnológica.

Conta com equipamentos para a realização de experimentos para determinar o equilíbrio de vigas em função dos pontos de apoio, podendo-se definir a localização dos pontos e as forças neles empregadas, com consequente cálculo de reações. Também possui equipamentos para realização de ensaios em treliças, onde são determinadas as forças nas três direções e a influência dos ângulos e dimensões nas reações finais.

Laboratório de Fenômenos de Transporte

Local: Sala 210 da Oficina Tecnológica.

Está equipado com materiais didáticos destinados a experiências de transmissão de calor e mecânica de fluidos. No laboratório há um circuito hidráulico para avaliação da perda de carga em dutos forçados, bancadas de levantamento de curvas de pequenos ventiladores, de trocadores duplo tubo e de leito fluidizado, de condução e convecção de calor transiente, entre outros. 

Laboratório de Física

Local: Sala 213 da Oficina tecnológica.

Nesse laboratório são realizados os experimentos de Física Experimental, relacionados à Mecânica, Termodinâmica, Ondulatória, Eletricidade e Eletromagnetismo, conteúdos previamente abordados nas disciplinas teóricas.

Laboratório de Hidráulica e Pneumática

Local: Sala 204 da Oficina Tecnológica.

No laboratório existe uma bancada de sistemas hidráulicos e uma bancada de sistemas pneumáticos e eletro-pneumáticos, compostas de diversos acessórios. Inclui-se neste sistema, um computador para cada bancada com hardware e software para interfaceamento, possibilitando a comunicação da bancada com o microcomputador. Desta forma, é possível realizar simulações de circuitos virtuais ou físicos, bem como comandar o circuito físico das bancadas através do software, que aceita aplicação de qualquer lógica e/ou circuito pneumático e hidráulico. Os acessórios possibilitam lógicas e/ ou selo hidráulico, selo elétrico, circuitos de autoretenção, simples vai e vem, selo duplo e combinações para montagens físicas.

Laboratório de Instrumentação e Operações Unitárias

Local: Sala 209 da Oficina Tecnológica.

Neste laboratório é possível realizar práticas ligadas ao controle e ao gerenciamento de dados oriundos de uma planta de processo contínuo, a partir da utilização de sistemas de controle, sensores, medidores e software. No laboratório encontra-se uma miniplanta de fluxo contínuo para aulas práticas.

Laboratório Metrologia e Vibrações Mecânicas

Local: Sala 208 da Oficina Tecnológica.

Neste laboratório é possível realizar controle dimensional de peças e padrões, de acordo com as especificações: medição ótica através de projetor de perfis; medição tridimensional com braço de medição; medição de microtolerância com rugosímetro; medições lineares com instrumentos manuais (paquímetro, micrômetro e inmicros); medições angulares com instrumentos manuais (goniômetros, esquadros de precisão); medições comparativas com relógio comparador e apalpador; traçagem de peças com traçador de alturas; calibração de instrumentos manuais com blocos, anéis e tampões padrões; controle estatístico de processo, utilizando equipamentos digitais interfaceados ao microcomputador. Também podem ser realizados experimentos com sistemas de 01, 02 ou 03 graus de liberdade, ligados à mecânica vibratória.

Laboratórios de Usinagem Convencional

Local: Sala 103 da Oficina Tecnológica.

Este é o setor que agrega os processos de fabricação convencionais com a retirada de cavacos. O aluno de Engenharia tem a oportunidade de confeccionar peças mecânicas, participando desde o estudo dos métodos e processos, até a realização operacional para a conclusão da peça. Destacam-se neste setor as seguintes atividades: furação, torneamento, faceamento, rosqueamento, sangramento, corte de perfis e barras de materiais ferrosos, esmerilhamento de materiais metálicos, afiação de ferramentas e usinagem de rodas dentadas. 
Ficou interessado em conhecer mais a instituição? Então agende sua visita à Universidade Feevale pelo telefone (51) 3586 8822, conheça os laboratórios e clínicas e aproveite para bater um papo com o coordenador  do curso. 
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.