Banner de topo -  Curso de Medicina

Medicina

Os estudantes do curso de Medicina realizarão atividades práticas desde o primeiro semestre de formação. Tais atividades possibilitam a compreensão das diferentes situações de saúde e atendimento dos agravos de maior prevalência na comunidade atendida. Permitem, também, o desenvolvimento das competências gerais e específicas afins às áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde. 

Modalidade    Presencial
Duração do Curso    6 anos
Turno das Aulas    Diurno integral (manhã e tarde)
Local    Câmpus II
*O ingresso ocorrerá somente por meio de resultados obtidos no ENEM dos anos de 2014, 2015 e 2016. 

Assim que forem definidas as datas informaremos no site.
Os valores serão divulgados juntamente com as demais informações do processo seletivo.

Coordenador do curso

Prof. Dr. Cleber Ribeiro Alvares da Silva

Hospital universitário

A Universidade Feevale estabeleceu parcerias com a rede municipal de atenção básica dos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga, bem como com o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, Hospital Regina e Hospital de Sapiranga.

Laboratórios

A partir da disponibilização de diferentes tecnologias de informação e respectivas ferramentas, durante todo o processo formativo os estudantes serão estimulados a desenvolver autonomia e capacidade para o uso dos recursos para as atividades de educação e de apoio técnico remoto na resolução de problemas relacionados à prática médica. 

Laboratórios de Ensino

A Universidade Feevale possui os seguintes laboratórios de ensino: Anatomia; Histologia; Química, Bioquímica e Farmacologia; Fisiologia e Biofísica; Patologia; Imunologia; Parasitologia e Microbiologia. 

Também será implantado o Laboratório de Técnica Operatória, onde serão utilizados métodos alternativos ao uso de animais, tais como: braços e pedaços de pele artificiais para praticar suturas e incisões; torso para punção venosa e coleta de sangue artificial; e modelos artificiais para suturas dos intestinos grosso e delgado. Além disso, estão previstos instrumentais para procedimentos cirúrgicos em geral, traqueostomia, drenagem torácica, dissecção de veia e videocirurgia, entre outros. 

Laboratório de Simulação e Habilidades

O Laboratório de Simulação e Habilidades engloba espaços de simulação realística avançada, equipados com simuladores de pacientes (modelo SimMan 3G, entre outros) e manequins estáticos (modelo SAM para ausculta cardíaca, respiratória e digestiva).

A metodologia da simulação realística, apoiada por tecnologias de alta complexidade e por meio de diferentes cenários clínicos, permite a vivência de experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade entre os alunos e professores. 


O laboratório conta com infraestrutura de áudio e vídeo de “debriefing”, possibilitando a análise e discussão dos procedimentos realizados. As estações de treinamento e os laboratórios de simulação permitem a simulação realística de procedimentos, tais como: cateterismo urinário, intubação da via aérea superior, drenagem torácica punção venosa e arterial, examinação física, atendimento a PCR e demais situações de emergência e trauma. 

Centro Integrado de Especialidades em Saúde - CIES

A Universidade Feevale está finalizando a construção do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), que  contará com uma área física total de 3.246m², destinada ao atendimento dos pacientes do SUS e à formação dos profissionais de saúde. 

O espaço está estruturado em três áreas de funcionamento: assistencial, de ensino e de exames laboratoriais. A área assistencial contará com 25 consultórios e demais áreas para atendimento das diferentes especialidades médicas e serviços de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Quiropraxia. Além disto, contará com uma unidade da farmácia popular, laboratório de análises clínicas e toxicológicas, laboratório de métodos diagnósticos (ECG, ergoespirometria, etc.) e exames de imagens (ecografia). 

Como espaço de suporte ao ensino e à pesquisa, a Universidade dispõe do Laboratório de Microbiologia Molecular, Laboratório de Citotoxicidade e Laboratório de Genética e Biologia Molecular. 

Estrutura Curricular

O currículo do curso de Medicina proposto pela Universidade Feevale está organizado a partir das três grandes áreas que constituem a formação médica: 

  1. Atenção à Saúde 
  2. Gestão em Saúde
  3. Educação em Saúde

A Atenção à Saúde, tanto em âmbito individual quanto coletivo, envolve a identificação das necessidades de saúde, o desenvolvimento e a avaliação de planos terapêuticos e projetos de intervenção coletiva. Constitui área central na formação do médico, perpassando toda a formação, ao longo dos seis eixos que compõem o currículo do curso:

Eixo I – Bases Moleculares e Celulares: contempla o estudo dos conhecimentos das bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados aos problemas da prática médica.
Eixo II – Saúde e Sociedade: aborda a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo do processo saúde-doença.
Eixo III – Investigação Diagnóstica: aborda o processo saúde-doença do indivíduo e da população, em seus múltiplos aspectos de determinação, ocorrência e intervenção.
Eixo IV – Processo Saúde - Doença: desenvolve a propedêutica médica, contemplando a capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado.
Eixo V - Estágio Curricular Obrigatório – Internato: promove a articulação de todos os conhecimentos abordados ao longo do percurso formativo, a partir da formação em serviço, em regime de internato, sob supervisão, desenvolvido nas diferentes áreas de atuação médica. 
Eixo VI – Flexibilização Curricular: busca enriquecer o currículo ao permitir que o estudante escolha, no seu percurso formativo, parte dos componentes curriculares que confiram certa originalidade à sua formação. 

Atividades práticas

Os estudantes terão a possibilidade de desenvolver atividades práticas desde o primeiro semestre do curso, a partir do atendimento da comunidade na rede de atenção básica (UBS, ESF, CAPS, UPAs, etc.), hospitais conveniados e no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES). 

Quais são os diferenciais do curso de Medicina da Feevale?

  • Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) que possibilita o ensino multiprofissional a partir das relações com as diferentes áreas na assistência à saúde.
  • Expertise no ensino com a utilização de cenários simulados de diferentes complexidades, desenvolvidos a partir da relação com a Universidade Hamk, da Finlândia.
  • Forte inserção na rede de atenção à saúde, por meio de parcerias com diferentes municípios, o que possibilita a aprendizagem significativa a partir das reais condições de saúde da comunidade.
  • Universidade conta com o Feevale Techpark, que mantém sinergia com suas empresas residentes no planejamento da formação do cluster da saúde avançada do Rio Grande do Sul, em parceira com o cluster alemão Medical Valley. 
  • Moderno e amplo laboratório de anatomia, que proporciona o ensino em peças reais.
  • Coordenação do curso com experiência na área e na docência.

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.