Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Infraestrutura

O Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais conta com a infraestrutura de laboratórios descrita a seguir e destacam-se abaixo os 10 equipamentos mais importantes utilizados para desenvolver os trabalhos de pesquisa e de pós-graduação. Estes equipamentos estão distribuídos nas dependências dos laboratórios pertencentes ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, no câmpus II da Universidade Feevale.

  • Microscópio eletrônico de varredura, o qual contempla Microssonda para espectroscopia de energia dispersiva de raios – X
  • Balança termogravimétrica 
  • Espectrômetros de massas acoplados à cromatografia gasosa
  • Espectroscópio de absorção atômica com forno de grafite
  • Tituladores Karl-Fischer volumétrico e coulométrico
  • Potenciostato/gavanostato Autolab PGSTAT302N
  • Injetora Himaco Modelo Apta 80
  • Extrusora SEIBT Modelo ES25 NS. A56/11
  • Calorímetro diferencial
  • Fulão de laboratório Master Equipamentos Industriais, modelo FLD-12
Os equipamentos são de uso coletivo do elenco de pesquisadores, dentro de suas competências e em sua maioria, foram obtidos com verbas de fomento externo à Universidade. Por outro lado, a Universidade sempre se mostrou aberta e disposta a discutir os investimentos, completá-los ou mesmo efetivá-los financeiramente, quando tal intervenção possa trazer algum benefício às atividades de geração de conhecimento e de tecnologia.  

Estão listados a seguir a infraestrutura dos laboratórios, da biblioteca e de outros locais indispensáveis para o desenvolvimento das atividades ligadas ao Curso.

Laboratórios:

A Universidade Feevale distribui-se em dois câmpus, situados no município de Novo Hamburgo, ocupando uma área construída de 63.097m². O câmpus II, onde está implementado o núcleo do Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, dispõe de uma área construída de 48.136m². Nele, localizam-se 04 institutos (Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET, Ciências Saúde - ICS, Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA e Ciências Sociais Aplicadas - ICSA), prédios destinados à administração, biblioteca central, áreas de entretenimento e de confraternização e laboratórios, cujas instalações e equipamentos de última geração proporcionam suporte à realização das atividades de ensino e pesquisa do curso.

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, sede do curso, também dispõe de Laboratório de Ensaios e Metalografia, Laboratório de Metrologia, Laboratório de CAD/CAM, Laboratório de Hidráulica e Pneumática, Laboratório de Estruturas, Laboratório de Design, Laboratório de Calçados, Laboratório de Usinagem e Robótica, Laboratório de Instrumentação, Laboratório de Fenômenos de Transportes e Operações Unitárias, Laboratório de Desenvolvimento de Matérias-Primas, Laboratório de Beneficiamento e Laboratório de Protótipos. Estes laboratórios estão vinculados aos diversos cursos do Instituto e atendem à pesquisa em suas diversas necessidades, com infraestrutura física e de pessoal de apoio. A estrutura disponível em 2010 foi ampliada em 2011 com a criação do Laboratório de Simulação de Materiais e do Laboratório de Calor. Para o Laboratório de Simulação de Materiais, que está em fase de consolidação, foram instalados 10 (dez) microcomputadores de excelente capacidade de processamento. Estas máquinas foram instaladas pelo pessoal da Universidade e estão em funcionamento. Estas máquinas estão equipadas com os programas Gaussian 09 e GaussView 5.0.  Este laboratório conta com toda a infraestrutura necessária para o funcionamento dos computadores, na Oficina Tecnológica.

O Laboratório de Calor está em fase de implantação. Este laboratório encontra-se compondo o espaço do Laboratório de Estudos Avançados em Materiais e já conta co um Titulador Karl-Fischer volumétrico/coulométrico, um tensiômetro e uma câmera fotográfica/filmadora que opera na região do infravermelho, além de outros equipamentos que ainda estão por chegar, como um reômetro de bancada.

Estes laboratórios foram viabilizados com recursos obtidos por meio do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos - PGTec. Os professores envolvidos no projeto são a Prof. Angela B. D. Moura e o Prof. Fernando Dal Pont Morisso. A implantação destes ambientes nas dependências da Universidade Feevale, sofreu atrasos decorrentes de alterações no quadro de pessoal da Valetec, e no final de 2011 foram iniciadas as compras dos equipamentos que perfazem um total de R$ 671.380,00. Os equipamentos e softwares adquiridos atendem as demandas de pesquisa tecnológica da Universidade, do curso de Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e das empresas associadas à VALETEC, instaladas no Parque Tecnológico, Unidade Campo Bom.

O Instituto além de dispor de laboratórios de química e física destinados principalmente ao ensino de graduação e dos laboratórios mencionados acima, também dispõem de uma Central Analítica que realiza atividades de prestação de serviços e suporte à pesquisa. Neste sentido a Central Analítica possui cadastro junto à FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) para a realização de ensaios relativos à área e absorve as demandas dos diversos projetos de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Materiais e de outros grupos atuantes na Instituição. Neste ambiente estão localizados os Laboratórios de Análises Ambientais, Microbiologia, Absorção Atômica, Cromatografia, Espectrometria de Massas, Analises Térmicas e Espectroscopia. Os laboratórios da Central Analítica dispõem do seguinte elenco de equipamentos, maiores ou menores: agitador magnético, agitador para lixiviação, agitador vortex, autoclave, balanças analíticas, balança de precisão (16 kg), balança semi-analítica, banho de ultra-som, banhos de refrigeração, banho-maria, bloco digestor micro e macro Kjedhal , bombas de vácuo, capela de fluxo laminar, centrífuga de mesa, chapas aquecedoras, condutivímetro, bureta digital, turbidímetro, deionizador de água, destilador de água, ultra purificador de água, destilador de nitrogênio, destilador Kjeldhal semi-automático, digestor de fibra bruta, estufa à vácuo, estufa bacteriológica, estufa c/circulação e renovação de ar, estufa de esterilização e secagem, evaporador rotativo, fotômetro de emissão em chama, incubadora de DBO, Jar-Test, mantas elétricas, mesa agitadora,  microscópio óptico, moinho de martelo, moinho de facas, mufla, oxímetro, pHmetros, seladora (colilert®), termômetro de profundidade, draga eckman 3kg inox, cromatógrafo gasoso com detectores FID/TCD/ECD equipado com amostrador automático para head space, cromatógrafo gasoso com detector de massas (CG/EM) e via de inserção direta e cromatográfica além de modos de ionização por impacto eletrônico e por ionização química, extrator para fase sólida (SPE) e holder para microextração em fase sólida (SPME). No último período foi adquirido mais um cromatógrafo a gás com detector de massas (CG/EM), totalizando dois equipamentos completos atuando nesta técnica.  O ambiente também conta com calorímetro diferencial (DSC), espectrofotômetro de absorção atômica de chama, espectrofotômetro de absorção atômica com forno de grafite com correção de back ground por efeito Zeeman, lâmpadas de cátodo oco (Al, Cr, Cu, Cd, Pb, Ni, Zn, Fe, Mn, Mo, Sn, Ca, Mg, , Ag, Au e Si), espectrofotômetro de infravermelho com transformada de Fourier (IV-FTIR) com acessório de reflectância (ATR), espectrofotômetro de ultravioleta/visível (UV/VIS), balança termogravimétrica (TGA) e titulador Karl Fischer.

O Laboratório de Estudos Avançados em Materiais, antes localizado no ambiente da Central Analítica, agora encontra-se em espaço próprio com área de 160 m2, destinado exclusivamente ao Grupo de Pesquisa em Materiais e onde são desenvolvidas as atividades gerais dos projetos em execução sejam de pesquisa individual do pesquisador ou de pesquisa desenvolvida pelo aluno de mestrado. 

Este laboratório dispõe de mantas aquecedoras para 250 mL Fisatom, Estufa de secagem 300GC Quimis, agitadores magnéticos Fisatom 752A com aquecimento, balança analítica AR 2140 OHAUS, pHmetro de bancada Quimis Q400AS, pHmetro de bancada PHTEC PHS-3E, fonte tripla de corrente programável Hameg HM8142, fonte de potencial/corrente de 500V/500mA, resistômetro diferencial, multímetro digital de 6 dígitos Agilent 34401A, forno elétrico Sanchis, cilindro de alta pressão tipo G WHITE MARTINS, retificadora micro dremel Multipro 395JU, potenciostato/gavanostato Autolab PGSTAT302N, nobreak Lacerda MS2000 (2KVA), bomba de váculo Marca Pump (200 w), uma estufa para esterilização e secagem marca OdontoBras, além de vidrarias e outros consumíveis. 

O laboratório conta também com um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) JSM-6510 LV equipado com um espectrômetro dispersor de energia de raio X (EDS) Thermo Scientific – Ultra Dry 6742A – 1UES-SN. Para compor o conjunto de acessórios do MEV foram adquiridos uma metalizadora Denton Vacuum - DESK V – Standard, estabilizador Lacerda EB 5KVA e estabilizador SEC 5000VA MOD SEC 205. 

Além destes equipamentos instalados e em funcionamento o Laboratório adquiriu recentemente um titulador Karl Ficher Volumétrico - 870 KF Titrino Plus Metrohm e um Coulômetro - 899 Coulometer Metrohm, que também estão em funcionamento, e um tensiômetro de marca Dataphysics.
Outros equipamentos que atendem ao laboratório estão distribuídos em diversas dependências vinculadas ao Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais estão alocados no Laboratório de Robótica e Usinagem. Neste sentido dispomos de uma Injetora de Plásticos IMACO, de uma Maquina Universal de Ensaios EMIC, uma forno resistivo e uma balança semi-analítica, todos adquiridos com fomento externo no período anterior. Além destes acessórios, dispomos de um Forno Tubular Fate 1000/3A para testes termoelétricos alocado no Laboratório de Metalografia e Ensaios, e uma mesa para determinação de consistência de argamassas (flow-table) e um forno de micro-ondas Marca Eletrolux, no Laboratório de Técnicas Construtivas foram adquiridos Importante esclarecer que estes equipamentos e materiais foram adquiridos pelo Grupo de Pesquisa em Materiais com verbas de projetos aprovados junto a agências de fomento, em sua maioria, e alguns casos via fomento interno. 

Também é importante mencionar que atualmente frequentam este laboratório e fazem uso de seus equipamentos, vinculados à natureza da atividade, bem com de todo o resto da estrutura, um elenco de 11 professores permanentes e 3 colaboradores, 21 pós-graduandos e aproximadamente 15 alunos de iniciação científica, bem como semestralmente alguns alunos de graduação que realizam seus trabalhos de conclusão de curso vinculados aos temas de pesquisa, tornando-se potenciais candidatos à seleção do Mestrado.

Além destes ambientes, a Oficina Tecnológica do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas dispõe de estrutura que também é utilizada pelos integrantes do Programa e que está disposta da seguinte forma:

Laboratório de Práticas de Design, onde estão os setores:

  • Setor de ajustagem: neste setor da oficina são desenvolvidas atividades pertinentes à confecção de moldes ou modelos, principalmente. O ambiente dispõe de bancadas de trabalho providas de morsas com abertura máx. 110mm; furadeiras de bancada FG-13 e FG-13 SETRA além de tesouras mecânicas de bancada TC-5 marca Walviwng.
  • Setor de marcenaria: este setor destina-se a trabalhos que utilizam e/ou realizam processamento de artefatos em madeiras e materiais não metálicos. O ambiente dispõe de bancadas para trabalho e furadeira de coluna CBM19 marca Barbero, serra fita Volan 600mm SF-3 Balda Braffemam, serra fita Volam 600mm SF-3 Balda mod. SF600, serra circular marcenaria SCMA Maski, serra tico-tico 22' marca Kufo CH-S22, desempenadeira DES-2 Acerbi, torno de bancada TCF-90 900MM Fundi, lixadeira cinta/disco LX-2S Acerbi, morsa N.1 100HM fix. Nad.1-F Marca Adri e coletor de pó/madeira mod. UFO-80.
  • Setor de conformação: este setor desenvolve atividades de conformação de chapas e tubos e dispõe de serra circular mod. SSFP-2C com mesa marca Starken, facão manual para chapa FA-100 Aga., Prensa hidráulica enfardadeira 10T PEP-10 Braffemam, dobrador de tubo DCM-1 s/col. Molte, coluna para dobradeira de tubo Moltecni, calandra inicial manual C-1250 com bancada V.Gen., moto esmeril 1,0cv Med-8 marca Jowa, calandra perfil para tubos Newcorte, viradeira com dedos Alwema mod. MD20 e bigorna fé modular marca Navasul.

Laboratório de Processos de Soldagem

Este é um setor dedicado especificamente ao processo de soldagem de materiais metálicos, tanto para a confecção de subconjuntos, quanto para a montagem de equipamentos completos. O setor dispõe de máquina de solda Tig Heliarc 355 ESAB, conjunto solda ppu oxigênio Prostar, unidade de refrigeração Collerio K873-1 com motor, retificador para solda Superbanta M402 ESAB, unidade de refrigeração para tocha Tig WC8, tocha Sumig 320, solda ponto 10KVA / TWP marca Transweld, fonte solda 250E marca Smashweld ESAD, regulador para argônio C25 R-9ARG Record, solda ponto 10KVA S-10 marca Sigel, cilindro tipo T especial para 10MN, adaptador tocha TIG OXIMIG (solda) e exaustor com coifa para sala de solda.

Usinagem Convencional

Este é o setor que agrega os processos de fabricação convencionais com retirada de cavacos. Abrange atividades de confecção de peças mecânicas, desde o estudo dos métodos e processos, até a realização operacional das operações necessárias para a conclusão da peça. O setor dispõe de moto esmeril Schulz 300W, fresa esférica topo metal duro diam. 1MM/2MM/6MM, retificadora cilíndrica Mello, retificadora plana Magnun, furadeira de coluna Morgon mod.MDP-435V, torno mecânico universal mod. TM 280, fresadora mod. FF-750II Sanches Blanes, leitor digital 3 eixos Fagor para fresadora, cabeçote angular com mancal e eixo porta fresa, morsa com base giratória e kit de fixação Polaquini, torno universal mecânico Sinitron SI4110, fresadora ferramenteira vertical Veker 430, torno universal CT-918 com motor, desempeno de granito 1000X630X150 com suporte, placa universal 3 castanhas 5 polegadas, cone 40 DIN2080 porta pinças DIN6499 série 40, chave de gancho diam.58/62 pinças S40 (HN9/63), estojo de pinças série 40 diam. 4/26MM, cone ISO 30-2080 eixo porta fresa diam.22MMX400MM, divisor universal para fresadora mod. FF-750, cone 40 DIN2080 porta ferramenta comb. diam. 32MM, localizador de arestas 827 STARRET e transformador 15KVA trifásico.

Setor de pintura

Este setor destina-se ao processo de acabamento de peças em geral e comporta a pintura de peças de até 1,5m de comprimento com pistolas de pintura e cortina d´água. Estão disponíveis no setor motobomba para cabine de pintura, pistola de pintura ARPREX MAJAM mod. 02, compressor de ar comprimido MSL 10,0/175ML, pistola de pintura ARPREX mod 2 média pressão e cabine de pintura com cortina d’água.

Laboratório de Metalografia , Ensaios e Injeção

Microscópio Neomet Binocular com câmera, Prensa Hidráulica Tempopress Panambra, Cortadeira Metalografica, Máquina Universal de Ensaios Versat 1000, Durometro de Bancada modelo raslb Pantec Pananbra, Maquina de Impacto - Modelo Mic, Detector de falhas para Ultra Som mod.ud9900, Transdutor de referencia ultra 0084, Transdutor angular miniatura cod.s4t 70 9x10 u0084, Forno Elétrico Tubular modelo Esp Sanchis NS1517, Termo Higrômetro digital de parede minipa mt-241, Lixadeira metalografica manual por via Umida mod. Pnlix-4, Lixadeira Politriz rotativa lpv, Durometro digital portatil th-130, Lixadeira Metalográfica maxi-s manual solotest, Placa de captura pixelview play tv box 4 NS782515072047, Balança Semi-analitica Schimadzu bl 3200, Forno elétrico Sanchis mod. especial, Banho maria Fisatom Mod 557, Politriz lixadeira metalografica, Injetora Himaco Modelo Apta 80, Extrusora marca SEIBT mod. ES25 NS. A56/11, Moinho marca SEIBT mod. MGHS NS. A2/11.

Oficina de calçados

Neste ambiente são desenvolvidas todas as atividades inerentes à prática de desenvolvimento físico de calçados e este ambiente dispõe de compressor de ar MSV horizontal, máquinas industriais de costura de coluna rotativa, máquina de tirar rugas mod. TR1 master, delineador de perfil D 36, máquinas de fazer molde plástico de formas Kehl, torno de montagem fixo VD maq. Metal, máquina de carimbar corte com sistema de segurança CED MAQ CM 05, facão de corte com mesa, máquina de cortar tiras, máquina prensa plana pneumática Concórdia, máquina de rebater costura MRC 1700, máquina para dividir com calibrador simples, máquina eletrônica para chanfrar, prensa chapa lisa mod. CM01, lixadeira vertical LXV 125, lixadeira boneca LXB 60, transportador horizontal de secagem e reativação, prensa pneumática Eberle, prensa pneumática convencional mod. M-6, máquina de conformar calcanhar mod. M-11, pirógrafo para gravar couro e madeira palante, sistema de aspiração e filtragem de resíduos com motor.

Recursos de Informática

A Universidade Feevale dispõe de recursos de informática que facilitam o processo de ensino/aprendizagem em todos os níveis acadêmicos, desde o ensino fundamental na Escola de Aplicação até o ensino de pós-graduação strictu sensu ao nível de doutorado. Neste contexto está inserido o Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais. Assim, a instituição dispõe de 109 laboratórios de informática divididos em 37 Laboratórios de informática do Centro de Informática Acadêmica (acesso livre ao aluno), 49 Laboratórios de informática para uso com professor (acesso restrito à presença e orientação de um professor) e 25 Laboratórios móveis com 10 notebooks cada (para uso em sala de aula em atividades didáticas).

Considerando o número de máquinas do tipo desktop, a instituição possui 3200 (três mil e duzentos) computadores, divididos nos laboratórios, ambientes administrativos e em salas de aula específicas, como as da pós-graduação que contém todas, máquina permanente e com acesso à rede wireless. As máquinas do tipo notebook atendem aos setores de áudio visual, administrativo e de projetos, perfazendo um total de 550 máquinas, todas, também, ligadas à rede wireless da instituição. O acesso wireless é realizado através de 350 pontos nos dois câmpus.  Além dos computadores desktop e notebook, a instituição ainda dispõe de 260 projetores multimídia disponíveis para demandas audiovisuais, 150 salas equipadas com projetores interativos fixos, 5 salas de aula com lousas interativas e 1 sala de aula conectada, equipada com projetor interativo e 32 netbooks. Os laboratórios de informática e os ambientes administrativos também dispõem de aproximadamente 130 impressoras administrativas disponíveis em laboratórios e ambientes acadêmicos, das quais 25 de grande porte.

Como recurso de informática também pode ser mencionado o Laboratório de Simulação de Materiais, que está implantado e descrito em seção anterior. 
Com respeito a servidores, a Instituição possui 60 equipamentos físicos e 40 virtuais, além de storages com capacidade de armazenamento de mais de 90Tb.

Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da Feevale é composto por duas unidades, uma no Câmpus I e outra no Câmpus II. Juntas elas contam com o acervo físico de 169.112 exemplares de 77.897 títulos de livros em formato físico em diferentes áreas de conhecimento. O acervo é constituído, também, por 1.858 periódicos nacionais e 342 internacionais, além de 5.398 exemplares de outros materiais impressos e multimídia, incluindo vídeos, CD-ROM e jogos eletrônicos, relacionados a diversas áreas do conhecimento. 

O acervo digital catalogado no Sistema de Gerenciamento das Bibliotecas é constituído de 773 títulos de livros, 280 periódicos e 788 títulos de diversos outros tipos de materiais. Foi realizada também a assinatura diária de nove (9) jornais de circulação nacional, estadual e regional.

A biblioteca do Câmpus II conta com os seguintes espaços: área administrativa: 119,36 m²; outros espaços (sanitários, hall, depósito, etc.): 156,76m²; laboratório de pesquisa e navegação: 93,07m²; sala de vídeo: 12,08m²; reprografia: 20,62m²; área destinada ao acervo: 1052,73m²; área destinada para estudos individuais: 142,98m²; área destinada para estudos em grupo: 177,47m²;  área total: 2.085,83 m².

A biblioteca do Câmpus I dispõe dos seguintes ambientes: área administrativa e processamento técnico: 57,50m²; área destinada ao acervo: 454,42m²; laboratório de pesquisa e navegação: 42,08m²; área destinada para estudos individuais: 10,36m²; área destinada para estudos em grupo: 55,50m²; área total: 619,86m².

A Feevale assina, desde 2002, a Base de Dados multidisciplinar Academic Research Library, da empresa Proquest Informational and Learning. Tal base contém mais de 2.500 títulos de periódicos, sendo que 1.700 com textos completos, abrangendo publicações, desde 1986 até hoje. 

No ano de 2007 foi adquirido da empresa EBSCO Publishing, o acesso à Base de Dados Environment Complete, que é especializada nas áreas de políticas públicas, impactos sociais, planejamento urbano entre outras. Essa base de dados possui atualmente 1.957.000 referências bibliográficas, 1700 títulos, sendo que destas, 680 revistas científicas e 120 monografias com texto completo.

Desde 2009 são realizados investimentos na ampliação do acervo digital com a assinatura de duas novas bases de dados internacionais: 1)  (E-books em tecnologia e negócios), possibilita acesso a 100 E-Books da área de tecnologia e negócios. Contempla grandes editoras como Adobe Press, IBM Press, Microsoft Press, Pearson Education, Prentice Hall, entre outras. Todo mês será possível trocar parte ou todos os 100 E-books por outros títulos do pacote total, que contém cerca de 5.500 livros. 2)  (Periódicos científicos da área da saúde e áreas correlatas, que inclui meio ambiente), é a fonte mais abrangente do mundo em revistas médicas especializadas, possui texto completo de quase 1.370 revistas especializadas indexadas no MEDLINE, dessas, mais de 1.340 têm indexação de capa a capa.

Em 2012 a Feevale passou a assinar a Biblioteca Virtual Universitária, uma plataforma que disponibiliza acesso a um acervo de livros digitais com aproximadamente 2.000 títulos em mais de 40 áreas de conhecimento. Possibilita o acesso em tablets (iPad e sistema Android), Seleção de livros favoritos, anotações eletrônicas nas páginas e compartilhamento de conteúdo em redes sociais.

Além disso, é importante salientar que a Feevale recebeu, no início de 2009, permissão para o acesso gratuito, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, à coleção de periódicos da Science Direct composta por mais de 2.000 títulos de periódicos, em texto completo, em todas as áreas do conhecimento, também da base de dados referencial SCOPUS, da Editora Elsevier, contendo cerca de 38 milhões de registros, sendo 19 milhões de abstracts e referências produzidos a partir de 1996 e outros 19 milhões de registros publicados de 1823 a 1995. Inclui buscas em 23 milhões de patentes e em 433 milhões de páginas de conteúdo científico confiável na internet, bem como ASTM Internacional que disponibiliza mais de 12 mil normas técnicas ativas sobre materiais, produtos, serviços e sistemas. As normas são utilizadas na padronização nas áreas de design, produção industrial e comércio e são utilizadas por pesquisadores e técnicos do meio acadêmico e dos setores produtivo e governamental em mais de 120 países. 

Outra fonte de pesquisa disponível é a ICAP - Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos da Rede Pergamum. Com atualização constante, conta com 123 periódicos científicos de 34 Instituições de Ensino e Pesquisa Brasileiros que são usuárias do software Pergamum; acesso a 13.161 artigos sendo 4.761 on-line.
Deve-se destacar que a política institucional prevê  a permanente ampliação e atualização do acervo das bibliotecas. Neste sentido, foi instituída a Política de Aquisição e Atualização do Acervo para a Pós-Graduação Stricto Sensu da Feevale, que define os procedimentos para a aquisição e determina que a constituição do acervo da biblioteca, voltado para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, deve se orientar pela adequação, atualidade, variedade e abrangência dos títulos tanto de livros quanto de periódicos, de modo que os alunos disponham de um acervo significativo para sua formação. 

Outro aspecto importante a salientar é que as bibliotecas da Feevale disponibilizam produções bibliográficas de docentes e discentes de forma eletrônica. Dessa forma, a comunidade acadêmica tem acesso, via catálogo on-line, aos trabalhos de conclusão de curso, às monografias de pós-graduação e às dissertações e teses de docentes da Feevale, defendidas em outras instituições nacionais ou estrangeiras. As dissertações dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental são disponibilizadas para consulta, através desse sistema.

O número de computadores disponíveis das bibliotecas é adequado à demanda dos  usuários, perfazendo um total de 62 equipamentos que facilitam a pesquisa eletrônica, além do envio e recebimento de mensagens por e-mail. Ambas as bibliotecas estão cobertas por rede wireless. 

Destaca-se, ainda, o serviço de Comutação Bibliográfica que oferece a possibilidade de os alunos solicitarem documentos, inexistentes nos acervos das bibliotecas da Feevale, a outras instituições em âmbito nacional ou internacional, a partir do COMUT ou do Empréstimo entre Bibliotecas.

Outras Informações:

A infraestrutura física da Universidade Feevale, concebida para dar suporte à Pós-Graduação Stricto Sensu, conta com diferentes espaços que atendem às funções administrativas e de ensino e pesquisa e que merecem ser destacados. A Feevale dispõe de um espaço destinado exclusivamente à Pós-graduação Stricto Sensu, provido de recepção/secretaria, onde são efetivadas as ações administrativas e acadêmicas do Curso, sala da assessoria para a Pós-graduação, salas individuais para os coordenadores dos diferentes cursos, sala de estudos e pesquisa exclusiva para os discentes dos cursos, dotada com 14 pontos de redes de acesso a internet e 10 microcomputadores, além de um auditório com 40 lugares, onde ocorrerem as defesas de dissertação, seminários e palestras, e 02 salas para reuniões. Para o atendimento das funções burocráticas do setor, que inclui as relativas ao Curso de Mestrado, existem, atualmente, três funcionários. Há, também, uma assessora exclusiva para assuntos relacionados à Pós-graduação Stricto Sensu, além de um funcionário que atua diretamente no atendimento das funções burocráticas do Curso. Para as aulas do Mestrado são previstas 03 salas de aula específicas, que são dotadas de recursos audiovisuais como projetor datashow, retroprojetor, TV, DVD e acesso wireless à internet. As salas são equipadas com condicionadores de ar e variam de tamanho, podendo acomodar de 20 a 30 alunos. Em situações em que se faz necessário maior espaço físico, além do Auditório da Pós-Graduação Stricto Sensu, o Curso pode dispor dos 04 auditórios da Instituição e de espaços próprios para exposições.
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.