Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Linhas de Pesquisa

Linguagens e Tecnologias

Esta linha tem como foco de investigação a linguagem e suas tecnologias, considerando a diversidade cultural da sociedade contemporânea e como nela se manifestam os processos de exclusão/inclusão, que se expressam nas interações sociais e nas relações entre produção, distribuição e consumo de produtos culturais. A linha contempla, assim, as práticas sociais que permeiam o cotidiano e as manifestações culturais, percebidas e interpretadas, simultaneamente, como meios de concepção do real e de sua representação. Portanto, é no âmbito das linguagens e de suas tecnologias que se abordam a diversidade cultural e suas formas de exclusão e inclusão a partir das seguintes temáticas: memória social e identidades, representações e cotidiano, comunicação e práticas sociais mediadas,  narrativas verbais e audiovisuais, tecnologias na educação, economia criativa.

Inclusão Social e Políticas Públicas

Esta linha tem por objeto de investigação os processos de inclusão social decorrentes de ações afirmativas, propostas por políticas públicas, demandadas e/ou executadas por instituições governamentais, por organizações não-governamentais e por movimentos sociais. Estuda as práticas sociais, enquanto espaços de exclusão/inclusão, tais como aquelas mediadas pela educação, trabalho e políticas de desenvolvimento, investigando a formulação, gestão e avaliação de projetos e políticas de inclusão social. A diversidade e
seus impactos sobre os processos de exclusão/inclusão contemplam, entre outras, o estudo das seguintes temáticas: práticas sociais voltadas à cidadania; desempenho institucional e políticas públicas; movimentos sociais; relações entre trabalho e educação.

Saúde e Inclusão Social

A linha investiga a diversidade a partir da sua relação com o espaço social, corporeidade e qualidade de vida, considerando as formas como se articulam as dimensões humanas, os fatores ambientais, o contexto social e o tecnológico nos processos de exclusão/inclusão social. Desenvolve estudos sobre as manifestações da diversidade referentes ao corpo inserido em um contexto sociocultural. Analisa as implicações do movimento e desenvolvimento humano relacionando-as à educação para a saúde e ao comportamento individual e social. Estuda em diferentes grupos e contextos o impacto do desenvolvimento sócio-econômico e cultural, da tecnologia e do ambiente sobre as relações intersubjetivas e a incidência sobre a saúde dos indivíduos.
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.